banner ebook auditoria em saúde

Com a pandemia da COVID-19, a Teleconsulta, vertente da Telemedicina, está sendo cada vez mais utilizada pelos profissionais de saúde. Porém, muitos ainda têm dúvidas sobre como funciona a Teleconsulta nos convênios médicos.

A Teleconsulta traz diversas vantagens para os médicos e as operadoras de saúde, como redução de custos, atendimento ágil, continuidade do atendimento médico, segurança, entre outros.

O próprio CFM buscava regulamentar a Telemedicina desde 2018, para que a área da saúde pudesse usufruir dos seus benefícios de forma legal e com segurança.

A crise ocasionada pela COVID-19 fez com que todo o setor médico se adaptasse aos atendimentos à distância, para que os estabelecimentos pudessem cuidar apenas dos pacientes que precisavam de exames físicos ou tratamentos.

Por isso, a maior parte das pessoas ainda tem questionamentos sobre a Teleconsulta e as operadoras de saúde. Para ajudar, elaboramos este artigo para solucionar as principais dúvidas.

Boa leitura!

Os convênios médicos estão cobrindo a Teleconsulta?

Segundo a nota técnica n° 6/2020 da Agência Nacional de Saúde Suplementar, os atendimentos feitos da forma autorizada, que compõem a rede assistencial do plano aos seus beneficiários, são de cobertura obrigatória.

“Por todo o exposto, considerando que os atendimentos realizados por meio de comunicação à distância não se caracterizam como novos procedimentos, mas apenas como uma modalidade de atendimento não presencial, esta área técnica entende que não se faz necessário e nem adequado atualizar o Rol de Procedimentos e Eventos de Saúde […].”

Ou seja, se os atendimentos são feitos da forma prevista no contrato, seguindo todas as exigências do CFM e Ministério da Saúde, as operadoras de saúde cobrem a Teleconsulta.

Porém, não são todos os profissionais de saúde que são aliados a rede assistencial das operadoras que cobrem a Teleconsulta, por isso, é sempre recomendável checar com seu convênio como o atendimento à distância está sendo tratado.

A tendência do mercado médico mostra que, mesmo após a pandemia, muitas operadoras de saúde irão buscar cobrir a Teleconsulta. Afinal, seu uso só está crescendo no Brasil.

Além disso, as operadoras também receberam recomendações para que sejam providenciadas todas as adequações necessárias para que os atendimentos à distância sejam feitos. 

Outra recomendação foi a abertura de canais para solução de dúvidas sobre o coronavírus, para que apenas as pessoas que de fato, precisam de atendimento, busquem serviços médicos.

Como é a fiscalização da Teleconsulta nos convênios médicos?

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) recomenda que as operadoras de saúde e os profissionais entrem em um acordo sobre quais procedimentos podem ser prestados na Teleconsulta. 

Esse acordo deve ser comunicado em locais como o site da operadora, e e-mails enviados para os beneficiários e profissionais de saúde.

A remuneração também é um tópico a ser discutido, assim, o faturamento e pagamento dos atendimentos podem ser feitos de forma prática, evitando maiores confusões.

A fiscalização da Teleconsulta está sendo priorizada pela ANS, para garantir que os casos de urgência, justificados por atestado médico, não sejam adiados.

De acordo com a Agência, os pacientes que não podem ter seus tratamentos interrompidos, continuarão seus atendimentos normalmente, desde que possuam a declaração de um médico.

Ainda tem alguma dúvida em relação ao funcionamento da Teleconsulta nos convênios médicos? Deixe um comentário aqui embaixo!

Gostou do conteúdo? Não esqueça de se inscrever na nossa newsletter para receber semanalmente conteúdos estratégicos.

e-book auditoria concorrente