Quando o assunto são condutas profissionais visando excelência, a padronização de ações e processos não é apenas eficiente, mas também essencial. Um exemplo disso é a criação e implementação dos protocolos assistenciais para as equipes de saúde.
Os chamados “protocolos assistenciais” são conjuntos de normas e diretrizes que norteiam a conduta profissional na prestação de cuidados de saúde. Normalmente, esses protocolos são organizados em documentos que detalham os procedimentos e cuidados a serem tomados em determinadas situações de saúde.
Em muitas instituições de saúde esses protocolos servem também para nortear a criação dos Processos Operacionais Padrões (POPs) que orientam as equipes sobre as condutas essenciais para atuação correta em determinadas situações.
Qual a importância de ter protocolos assistenciais bem estruturados?
Em tese, a criação de protocolos assistenciais visa garantir a qualidade dos atendimentos, bem como a segurança do paciente. No dia a dia profissional das equipes de saúde, os protocolos assistenciais funcionam muito bem como guias para o trabalho dos profissionais de saúde, assegurando que todos os pacientes recebam o mesmo tratamento adequado.
Ao serem seguidos corretamente, os protocolos assistenciais garantem o atendimento adequado e padronizado a todos os pacientes com a mesma condição de saúde. Além disso, os protocolos também facilitam o trabalho dos profissionais da saúde, uma vez que fornecem orientações claras sobre como proceder em cada situação e reduzem o risco de falhas, improbidade e imperícia por parte de toda a equipe.
Concluindo, protocolos assistenciais podem ajudar sua empresa a ter melhores resultados ao permitirem à sua equipe:
- Padronizar condutas
- Otimizar tempo
- Organizar o serviço
- Evitar e minimizar o risco de erros
- Garantir a qualidade assistencial
- Atualizar os processos continuamente
Como criar, arquivar e atualizar protocolos assistenciais
Se você deseja criar protocolos assistenciais para a sua instituição de saúde, a primeira orientação é categorizar todo o trabalho realizado pelas suas equipes. Você pode começar por três categorias de base, como:
- Protocolos de atendimento.
- Protocolos de manejo e condutas em geral:
- Protocolos de pós-atendimento e prevenção.
Separadas essas categorias, você consegue entender a jornada do paciente dentro da sua instituição de saúde e poderá nortear a criação de cada processo assistencial essencial para a conduta padronizada dos profissionais da equipe.
Vale lembrar que em muitas empresas de saúde a criação dos protocolos assistenciais fica a cargo do corpo clínico, mas isso não é uma regra. Em algumas instituições a criação de cada processo é de responsabilidade do setor onde aquele processo é executado.
Independentemente do modelo de construção, cabe ao gestor acompanhar a criação dos protocolos assistenciais, arquivamento, acesso e, por fim, mas não menos importante, da atualização deles.
Como ajudar minha equipe a seguir os protocolos assistenciais
Os protocolos assistenciais, quando seguidos, tornam a atuação das equipes muito mais assertiva e padronizada. No entanto, se a equipe não adotar o hábito de consultar, atualizar, e, mais importante, seguir esses processos, eles podem não surtir os efeitos positivos na otimização de tempo e de recursos.
Então, o que fazer para que sua equipe siga corretamente os protocolos assistenciais?
Bem, a primeira orientação é conscientizar a todos de que esses processos são importantes e visam ajudar a todos a economizar tempo e fornecer um atendimento de qualidade aos pacientes.
A outra orientação é permitir à equipe condições para criar e atualizar esses processos conforme a realidade da atuação no dia a dia, permitindo que possam, da maneira mais simples possível, acessar os dados dos pacientes e dos registros de atendimento anteriores. Empresas como a hCentrix possuem soluções que integram toda a base de dados e tornam esse trabalho ainda mais fácil. Clique aqui se deseja conhecer.