banner ebook auditoria em saúde

A auditoria em saúde é, cada vez mais, uma ferramenta essencial na gestão eficiente no setor. Desta forma, a procura por auditor hospitalar cresce em todo o Brasil.

Este profissional deve reunir saberes técnicos e administrativos para fiscalizar atividades médicas. Seu objetivo é buscar melhorar a qualidade do serviço e manter o equilíbrio financeiro da instituição.

A seguir, entenda tudo sobre as atividades do auditor hospitalar e como obter sucesso nesta profissão. Boa leitura!

O que faz um auditor hospitalar?

Gerir todos os recursos e garantir eficiência de uma instituição de saúde não é tarefa fácil. Para isso, o gestor precisa de suporte para auxiliar a mapear dados e oportunidades. Só desse modo é possível criar estratégias de otimização.

Sendo assim, o auditor hospitalar atua como suporte técnico e científico para a gestão de saúde. Ele é responsável por fiscalizar a qualidade dos serviços prestados aos pacientes. Assim como, verificar os recursos usados durante o atendimento, e ainda, checar autorizações de procedimentos, monitorar internações, entre outros.

Além disso, o auditor hospitalar também avalia despesas e custos para garantir o equilíbrio financeiro e evitar fraudes e abusos. Sendo assim, se analisam gastos com cada paciente, preços de materiais e medicamentos, custo-benefício de investimentos, entre outros. 

Outros profissionais de saúde também podem atuar como auditores tais como enfermeiros. Assim como, nas operadoras de saúde, o médico atua para prevenir glosas hospitalares

Desse modo, o papel do auditor é ficar atento aos dados coletados e saber interpretá-los. A partir disso, ele avalia a eficiência de processos, equipes e propõe melhorias.

Saber utilizar ferramentas digitais para gestão de dados em saúde é um grande diferencial para tornar o processo mais assertivo. 

Como se tornar um auditor hospitalar?

Profissionais da saúde de diversas áreas podem atuar como auditor hospitalar, como médicos, enfermeiros, dentistas, nutricionistas, entre outros. 

A atividade de auditor hospitalar foi regulada pelo Conselho Federal de Medicina a partir da resolução nº 1.614 de 2001. 

A resolução define, também, diretrizes éticas para a profissão de auditor hospital, as quais destacam-se:

  • a importância da postura imparcial e sigilosa;
  • prezar pela transparência;
  • respeitar a autonomia médica;

Contudo, conhecimento técnico não basta para se tornar um bom auditor.  O profissional deve também dominar sobre gestão e normativas do setor.

Hoje, já existem pós-graduações em gestão hospitalar no mercado. Além disso, cursos livres sobre o tema também são ótimas opções para se manter atualizado. 

Por fim, o salário médio inicial de um médico auditor hospitalar é de R$8.343,72 mas varia de acordo com a graduação. O valor pode variar de acordo com nível técnico, bem como tempo de atuação. Sendo assim, é uma ótima opção de carreira a se considerar.

Como se destacar nesta profissão?

A atuação do auditor hospitalar é, por sua natureza, multidisciplinar. Portanto, o auditor deve adotar uma postura proativa para buscar novos estudos.

Como já dito, entender de gestão em saúde e ter perfil analítico são importantes para atuar de forma estratégica em instituições de saúde. 

O uso de um software de auditoria em saúde, como a Carefy, auxilia todo o processo. Com ela, é possível monitorar dados, extrair relatórios e otimizar o fluxo de auditoria em saúde.

Outro diferencial é ter boa habilidade de negociação. Uma vez que avaliar despesas e pertinências de tratamentos exige uma boa oratória.

Outras dicas essenciais para se tornar um auditor de sucesso:

  • Estude normas e regras do setor de saúde com frequência;
  • Busque entender sobre gestão em saúde ou hospitalar;
  • Faça cursos livres sobre o tema e acompanhe referências da área;

Por fim, mas não menos importante, preze por manter sua imagem atrelada à ética e à justiça. Elas são requisitos para qualquer auditor em saúde.

Enfim, vimos como o auditor hospitalar é uma peça essencial para gestão estratégica. Focada em otimizar a experiência dos pacientes, essa profissão tem grande perspectiva para crescimento.

Gostou de conhecer mais sobre auditoria em saúde? Então assine a newsletter da Carefy para receber todas as novidades do setor.

e-book auditoria concorrente