banner ebook auditoria em saúde

Com as mudanças no setor da saúde suplementar, um campo cada vez mais buscado é o da auditoria em enfermagem. Confira o que é, sua importância e como se tornar um enfermeiro auditor.

O que é auditoria em enfermagem

Sabemos que a auditoria em saúde é um tema amplo e um processo muito comum na saúde suplementar.

Em específico, a auditoria em enfermagem é a avaliação dos registros, anotações e prontuários com a finalidade de verificar, avaliar e melhorar a qualidade do serviço de enfermagem.

Os tipos de auditoria

Na área da saúde possui diversos tipos de auditoria, podendo ser dividido em relação a sua classificação, função, modalidade e forma de intervenção. 

Quanto a forma de intervenção, a auditoria de enfermagem pode ser dividida em interna ou externa.

A interna é quando profissionais fazem a auditoria em sua própria instituição e a externa é quando profissionais de fora fazem auditoria na instituição. 

Já em relação à função, podemos dividir em: auditoria preventiva, operacional e analítica. 

Vejamos a seguir mais sobre cada uma delas!

Auditoria preventiva

A auditoria preventiva visa analisar procedimentos que ainda vão ser realizados e corrigir eventos antes que aconteçam.

É uma auditoria usada comumente na área de regulação. 

Auditoria operacional

Já a auditoria operacional é aquela que verifica a qualidade da assistência durante ou após o atendimento ao paciente.

São tipos de auditoria operacional a auditoria concorrente e auditoria de contas hospitalares

Auditoria analítica

Ainda, a auditoria analítica combina as informações das auditorias anteriores e analisa esses dados do ponto de vista de gestão com a função de enxergar possíveis gargalos no atendimento ou processo. 

A importância da auditoria em enfermagem

A auditoria em enfermagem é essencial principalmente durante o atendimento ao paciente porque permite identificar potenciais inconformidades e busca a melhoria da qualidade da assistência. 

Já no ponto de vista administrativo, ela também auxilia para que os acordos feitos entre prestadores e operadoras de saúde sejam cumpridos, verificando preços e utilização de materiais, medicamentos, OPMEs e realização de procedimentos. 

Ainda, além de garantir a qualidade do serviço prestado, também gera indicadores essenciais para a estratégia das instituições de saúde. 

Como se tornar um enfermeiro auditor

auditoria em enfermagem

O enfermeiro auditor é o profissional que irá verificar as informações, anotações, condutas e uso de insumos durante um atendimento em uma clínica, hospital ou em casa. 

Porém, sabemos que fazer esta avaliação não é tarefa simples. 

Por isso, há diversos cursos de especialização e pós-graduação que permitem o profissional da enfermagem se tornar um auditor.

Na lista de instituições que oferecem estes cursos podemos incluir instituições renomadas de ensino como o Instituto de Ensino e Pesquisa do Albert Einstein e a FGV.

O profissional pode optar pela contratação convencional de CLT, com salário médio de R$4.266,00 ou trabalhar de forma autônoma conforme a demanda das instituições de saúde. 

Além do conhecimento teórico, profissionais da área precisam desenvolver outras habilidades, uma vez que a profissão tem como função identificar e corrigir falhas, podendo gerar desconforto com a equipe de saúde. 

Assim, dentre as habilidades de um enfermeiro auditor incluem: 

  • Resiliência;
  • Conhecimento em todas as áreas do processo;
  • Boa capacidade de oratória, persuasão e negociação;
  • Ter postura ética e imparcial;
  • Busca frequente por atualização profissional;
  • Faz cursos e especializações em outras áreas além da enfermagem.

Os desafios da carreira

auditoria em enfermagem

Segundo um estudo publicado na Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research, quando se trata dos profissionais, os obstáculos enfrentados vão desde a ausência de anotações de enfermagem até a dinâmica com a equipe. 

Por isso, confira alguns dos principais:

1. Falhas nas anotações nos registros de prontuário

A falha nas anotações necessárias os prontuários é relato de mais de 90% dos enfermeiros auditores de acordo com um estudo realizado em 2011.

Dentro deste desafio podemos incluir:

  • Ausência de informações essenciais para a realização da auditoria;
  • Abreviações incorretas de termos técnicos que geram confusão para o auditor;
  • Caligrafia ilegível quando não há uso de prontuário eletrônico ou quando é feito algum registro em papel;
  • Registros inconsistentes das informações de medicamentos, procedimentos e materiais que podem gerar glosas e prejuízos para a instituição de saúde.

Como atuar com falhas de anotações de prontuário na auditoria?

Dentro deste ponto, o auditor pode identificar as normas de anotação de enfermagem presentes na Resolução Cofen nº 191/1996.

Com as normas em mãos, é importante conscientizar a equipe de saúde sobre a importância da qualidade dos registros de prontuário. 

Dessa forma, explique que a falta de informações ou anotações incompletas pode acarretar a potenciais glosas financeiras nas cobranças dos hospitais.

2. Dificuldade de comunicação com a equipe de saúde

A comunicação do profissional auditor com a equipe de saúde da instituição auditada nem sempre é das mais fáceis.

Muitos profissionais das instituições auditadas, como os hospitais, podem encarar o enfermeiro auditor como “fiscalizadores” ou “concorrentes” da sua conduta. 

Durante o processo de auditoria de contas hospitalares também é comum haver divergências quando há falta de informações sobre o paciente e glosas para a instituição.

Dessa forma, é muito comum que conflitos sejam gerados por divergências do cuidado. 

Como melhorar a comunicação com a equipe de saúde na auditoria em enfermagem?

Habilidades chamadas “soft skills” podem entrar em cena.

O termo em inglês pode ser traduzido como habilidades “leves” ou “suaves” que incluem empatia, resiliência, inteligência emocional e o velho “jogo de cintura”.

As “soft skills” são fundamentais para manter o bom relacionamento com a equipe de saúde e cumprir o papel da auditoria em enfermagem.

A oratória também pode se apresentar como uma habilidade muito importante.

Diversos cursos de oratória podem auxiliar em técnicas que ajudam nas relações interpessoais. As opções vão desde aulas online até dinâmicas de grupo. 

É importante lembrar que a auditoria visa garantir a qualidade dos serviços prestados baseando-se em argumentos técnicos.

Logo, uma vez que fica claro o papel do auditor em sistemas de saúde para a equipe, a relação se facilita.

Somando forças todo mundo sai ganhando, principalmente o paciente. 

3. Pressão do tempo

O tempo pode ser um aliado, mas também pode se tornar um grande desafio, principalmente em profissões como auditoria em enfermagem. Isso ocorre porque os prazos para concluir as auditorias são geralmente definidos com prazos apertados. 

Tal pressão de tempo pode ser ainda mais agravada pela abundância de registros e dados que precisam ser analisados pelo profissional. Isso pode levar o auditor a trabalhar por longos períodos, a fim de cumprir a tempo as atividades, causando desgastes físicos e mentais. 

Além disso, a pressão de tempo pode afetar a qualidade do trabalho do auditor, pois pode não ter tempo necessário para revisar adequadamente todos os registros e também identificar os problemas relevantes. A falta de tempo se desenrola e, problemas de omissões de informações, o que prejudica a credibilidade e a eficácia do processo de auditoria. 

Como lidar com a pressão do tempo na auditoria em enfermagem? 

Apesar do grande desafio, é possível lidar com a pressão do tempo, sendo assim, é importante que o auditor estabeleça certas prioridades, concentrado seus esforços nas partes mais críticas da auditoria. 

Também, é crucial que o profissional consiga trabalhar eficientemente, mesmo em tempo curso, aproveitando ao máximo o tempo disponível e minimizando as distrações. Ademais, a organização e o planejamento também são cuidados importantes, que garantem a conclusão do trabalho no prazo

Por fim, é necessário lembrar que a pressão do tempo não deve comprometer a qualidade do trabalho do profissional auditor em enfermagem. Mesmo com tempo não muito longo, o auditor precisa manter um bom padrão de qualidade e precisão. 

4. Processo manual e retrabalho

A auditoria em enfermagem pode ser um processo muito desgastante e manual que envolve planilhas, papéis, fichas, anotações e e-mail na ausência de um software para auditoria. 

Com isso, abre margem para diversos retrabalhos e pontos de falha.

Por exemplo, muitas vezes o auditor acaba esquecendo de obter uma informação sobre o paciente e precisa retornar ao hospital.

Ainda, após coletar as informações em fichas de auditoria, o enfermeiro auditor precisa transcrever essas informações para planilhas e enviá-las por e-mail para os gestores. 

Todo esse processo pode gerar retrabalho e muito desgaste para o profissional que deveria estar focado em avaliar o serviço prestado. 

Como evitar o processo manual e retrabalhos na auditoria em enfermagem?

Neste caso, ferramentas tecnológicas podem auxiliar e muito.

Um processo padronizado de coleta de informações e o envio de alertas de possíveis não conformidades pode guiar o profissional auditor durante sua visita, evitando retrabalhos ou que faltem informações da auditoria. 

Um roteiro da visita pode ajudar a guiar os principais passos para uma auditoria clínica ou de contas médicas, por exemplo.

Por fim, se o auditor usar um aplicativo, como o Carefy, além de uma evolução clínica completa e capeantes digitais, as informações também são enviadas em tempo real para a central, otimizando todo o fluxo de auditoria. 

Ainda, o aplicativo disponível para Android e iOS funciona independente de conexão com a internet.

Se você ainda não utiliza o Carefy na sua operação, pode conhecer a nossa solução clicando aqui.

No dia a dia da auditoria em enfermagem são muitos os desafios enfrentados pelos profissionais que exercem esse papel e ainda há muito a se fazer. 

No entanto, vale a pena lembrar que a auditoria em enfermagem vem avançando cada vez mais e exercendo seu papel de garantir um serviço de qualidade ao beneficiário. 

Gostou do conteúdo? Não esqueça de se inscrever na nossa newsletter para receber semanalmente conteúdos estratégicos em saúde.

e-book auditoria concorrente