banner ebook auditoria em saúde

A terceirização de serviços de Auditoria médica tem sido uma estratégia para várias Operadoras de Plano de Saúde, que buscam focar nos serviços que trazem resultado para sua operação.

A terceirização da Auditoria Médica traz vantagens inequívocas, como a redução de custos, acarretando uma vantagem competitiva e dinamismo na execução dos serviços contratados.

Todavia, para que a Operadora possa optar pela contratação desse tipo de serviços, deverá ponderar as vantagens e desvantagens dessa estratégia, que tem se tornado uma tendência, a partir da aprovação da Reforma Trabalhista. 

A Terceirização e sua importância – Por que terceirizar?

A partir do crescimento de uma Operadora de Planos de Saúde, é fundamental que a mesma busque priorizar os serviços que estão relacionados à essência de sua operação é uma alternativa para garantir a excelência em áreas que não fazem parte do core business, é a terceirização de serviços, como a auditoria médica terceirizada.

Entretanto, superada a questão de terceirizar ou não, surge outra definição de igual importância: a escolha da empresa responsável pelo serviço terceirizado, que será determinante nos resultados da Operadora.

Compreendendo o processo de Terceirização

Para que possamos avaliar os prós e contras desse processo, é fundamental entendermos algumas premissas.

O processo de terceirização consiste nada mais do que transferir, delegar ou contratar uma empresa ou profissional autônomo para realizar uma tarefa, para que a equipe própria consiga atender as demandas vigentes.

Sendo assim, a empresa (Operadora) consegue otimizar tempo e investimentos na expansão de serviços, para que a operação seja priorizada.

Dessa forma, atividades paralelas e complementares serão desempenhadas pela empresa terceira e a Operadora poderá se dedicar ao seu principal serviço: oferecer serviços de saúde.

Prós e Contras da auditoria médica terceirizada

Vantagens: 

1. Incremento na produção

A remuneração por demanda estimula a produtividade e o consequente ganho no volume de entregas. Habitualmente, também está vinculada a uma melhora qualitativa dessas entregas.

2. Redução de custos

A otimização das contratações e consequentes reduções de investimentos em infraestrutura, são vantagens inequívocas do processo de terceirização da auditoria médica

3. “Priorização do que é prioritário”

Quando a empresa opta em terceirizar serviços (atividade-meio), como é o caso da Auditoria Médica terceirizada, e focar naquilo que traz resultados, ou seja, lucro (venda de serviços de saúde), todos os esforços são destinados para essa finalidade e o crescimento da empresa é consequência direta.

4. Racionalização dos recursos

Como resultado indireto da terceirização, não há sobrecarga ou “gargalo” na operação, sendo as atividades essenciais desempenhadas conforme as necessidades. 

5. Controle de Qualidade 

A possibilidade de monitoramento de qualidade dos serviços prestados e consequente responsabilização com riscos compartilhados é uma vantagem significativa dessa modalidade de contratação. 

Desvantagens: 

1. Escolha da empresa terceirizada

O processo de seleção da empresa não é simples e o resultado é extremamente dependente dessa escolha. Garantir o comprometimento da equipe terceirizada sempre será um desafio e deve haver uma metodologia eficiente de mensuração do desempenho.

2- Necessidade de controle

Uma vez que a remuneração da terceirizada está atrelada à produtividade, o principal desafio é garantir a qualidade das entregas. Para tanto, a contratação deverá ser pautada a partir de SLA`s (Service Level Agreement) bem definidos, quantitativos e qualitativos.

3 – Vínculo 

Um dos principais riscos é o estabelecimento de uma relação de dependência, que pode sair do controle da gestão da empresa. Para tanto, o planejamento estratégico deverá estar sempre alinhado com esse vínculo e uma relação de transparência e parceria é fundamental.

Essas são apenas algumas das vantagens e desvantagens desse processo, que em nossa visão é extremamente promissor, quando bem empregado e sobretudo bem selecionada a empresa terceirizada. 

Sobre a Sapien Consultoria

A Sapien Consultoria em Saúde foi fundada em 2012 e participou ativamente do processo de terceirização da gestão do Plano SC Saúde e posteriormente do PLANSERV – BA e foi responsável pela Auditoria de Alta Complexidade, Órteses, Próteses e Materiais Especiais da Unimed Grande Florianópolis. 

A partir de 2018 passou a ter atuação mais abrangente, ao firmar parcerias sólidas com algumas das maiores operadoras do Sistema Unimed.

Nesses 9 anos de atuação no mercado de gestão em saúde suplementar, passou a prestar todos os serviços técnicos relacionados ao processo de Regulação para Operadoras de Saúde, a destacar, auditoria médica prévia, pareceres especializados (segunda opinião), perícias presenciais, auditoria concorrente (médica e enfermagem), auditoria retrospectiva, junta médica e auditoria analítica.  

Os profissionais que atuam na empresa têm vasta experiência no sistema Unimed, Autogestões e planos regulamentados. Atualmente possuímos em nossa carteira de clientes importantes Operadoras de Planos de Saúde, a destacar: Unimed Grande Florianópolis, Central Nacional Unimed (CNU), Unimed Blumenau, além de outros grandes parceiros.

Contamos com mais de 120 médicos de mais de 40 especialidades diferentes, além de outros profissionais de saúde que emitem análises técnicas qualificadas, com foco na alta complexidade, em todas as áreas médicas. 

Temos obtido excelentes indicadores de custo assistencial evitado nas OPS em que atuamos, mediante os mais de 100.000 pareceres técnicos emitidos mensalmente. Esses resultados consideráveis nos credenciam e destacam nesse mercado desafiador, uma vez que, através da nossa carteira de clientes, contamos com mais de 2.200.000 de vidas abrangidas pelas nossas soluções.

A parceria com a Carefy chegou para abrilhantar e iluminar a atuação da empresa, cuja atuação suportada por uma ferramenta tecnológica inovadora e inteligente, certamente trará resultados ainda mais promissores para essa nossos clientes.

Saiba mais sobre nossa operação em http://www.sapienconsultoria.com.br/ e nos acompanhe no facebook, instagram e linkedin.

e-book auditoria concorrente