banner ebook auditoria em saúde

Você tem ideia de todas as oportunidades que os dados oferecem para as suas auditorias em saúde? 

Ao acompanhar os indicadores certos, você poderá tomar decisões mais inteligentes e detectar problemas antes da hora. Essas são apenas algumas das propostas do BI.

O Business Intelligence, ou BI, já deixou de ser uma tendência para se tornar uma realidade em vários segmentos. 

Dessa forma, trata-se de um caminho comprovado por vários setores de como alcançar seus objetivos, identificar oportunidades vantajosas e diminuir sua taxa de erros.

O dia a dia de uma operadora de plano de saúde envolve o acompanhamento de indicadores. Assim, é preciso saber como os recursos estão sendo utilizados, monitorar pacientes e enxergar tendências relacionadas a tudo isso. 

No entanto, fazer esse trabalho manualmente é impensável.

Para isso, você precisa contar com uma solução de BI em seu dia a dia.

Então, para entender melhor sobre tudo isso, você pode conferir o artigo que preparamos a seguir. Aproveite!

O que é Business Intelligence (BI)?

O nome Business Intelligence, ou a sigla BI, são utilizados para se referir a um processo que envolve mineração, análise, visualização e extração de diagnósticos vindos de dados.

Assim, é possível entender com precisão todos os aspectos de determinada operação.

Apesar de estar em evidência hoje em dia, o termo BI não é tão novo.

Ele surgiu na década de 1960, popularizando-se a partir dos 1980 conforme as empresas contavam com modelos computacionais para ajudar na tomada de decisões.

No entanto, essas práticas ainda eram muito limitadas.

Atualmente, o progresso tecnológico permitiu extrair dados de inúmeras fontes em grande volume, ou seja, é possível aprender mais sobre seus objetos de análise e aumentar a precisão dos seus diagnósticos.

Quais são os benefícios de utilizar uma plataforma de BI em saúde?

Agora que você já entendeu o valor do BI para a área de saúde, resta conhecer os benefícios de contar com uma plataforma voltada a esse trabalho.

Afinal, não dá para cogitar fazer esse trabalho todo de forma manual, ou seja, é muito mais eficiente ter uma solução em software para gerar valor à sua operação.

Conheça a seguir quais são os maiores benefícios de contar com uma plataforma de BI.

1. Eficiência maior nas suas operações

Uma plataforma de BI é o melhor recurso para aproveitar o melhor que essa tendência tem a oferecer.

Afinal, é uma estrutura especialmente pensada para trazer mais eficiência para esse tipo de trabalho, estando sempre alinhada com os seus objetivos.

2. Auxílio em comparações e previsões

As funcionalidades básicas de uma plataforma de BI envolvem ajudar você a extrair diagnósticos precisos sobre as suas operações.

Assim, muito disso parte da capacidade dela de fazer comparações e previsões com base em seus dados. Quanto mais ricos eles forem, mais precisas serão suas análises.

3. Identificação com o segmento

É ainda melhor quando você pode contar com uma plataforma de BI que seja especializada no segmento de planos de saúde.

Afinal, é possível utilizar funcionalidades específicas para as suas demandas do dia a dia e maximizar o seu desempenho.

4. Diminuição de desperdícios e gargalos

Ficar de olho no bom uso dos recursos é um dos papéis mais importantes de uma auditoria de saúde.

Então, vale a pena contar com uma plataforma de BI que possa ajudar nesse monitoramento e apontar discrepâncias. 

5. Maior transparência nos processos internos 

A utilização do Business Intelligence na área da saúde oferece benefícios em termos de transparência e auditoria nos processos internos. 

Mesmo em organizações com procedimentos estabelecidos, essa ferramenta tem a capacidade de identificar possíveis obstáculos na execução desses processos. Em outras palavras, ela desempenha uma espécie de revisão interna, identificando questões como erros no faturamento e imprecisões nos números.

O BI esclarece essas pequenas ocorrências que muitas vezes passam despercebidas na rotina, mas que têm impacto financeiro, como a falta de produtos em estoque.

Contribuindo para evitar perdas financeiras e aumentar a segurança do paciente, garantindo um controle mais preciso da validade e administração de medicamentos, por exemplo.

Com a implementação do BI na área da saúde, a instituição pode identificar falhas em seus processos de auditoria, tomar medidas para resolver problemas e minimizar seus efeitos. 

A auditoria é fundamental para garantir que as operações da empresa estejam em conformidade com a legislação, e o Business Intelligence desempenha um papel importante na detecção dessas falhas.

A coleta, armazenamento e manutenção de informações são realizados de forma segura para preservar a integridade e a proteção dos dados do hospital e dos pacientes.

Além disso, apenas as informações necessárias para as atividades do hospital são coletadas, garantindo a conformidade com regulamentações, como a  Lei Geral de Proteção de Dados.

Como o BI em saúde gera benefícios?

Agora que você já entendeu o que é BI, deve estar se perguntando o que isso tem a ver com a área de saúde.

Em síntese, ela tende a se beneficiar a partir da análise de dados para a geração de diagnósticos precisos. 

Além disso, é algo particularmente valioso para as operadoras de planos de saúde.

Quer saber como? Veja de quais formas o BI pode ser altamente benéfico para a área de saúde.

Inteligência em auditoria

Um trabalho como o de auditoria em saúde requer um acompanhamento detalhado de números.

Diante disso, é necessário acompanhar gastos, pedidos de internação, o desenvolvimento de pacientes e vários outros indicadores importantes.

Aplicar a inteligência de dados envolve ir além dos números e extrair diagnósticos que ajudam você a alcançar os seus objetivos. Assim, você poderá saber em quais iniciativas focar os seus esforços no futuro.

Identificação de tendências

BI também ajuda você a detectar tendências de mercado e da sua própria atuação.

Dessa forma, ao acompanhar os seus números e identificar padrões, também é possível extrapolar o que eles apontam para prever o futuro.

A área de saúde está em constante transformação graças às pesquisas e ao progresso tecnológico.

Então, é bastante valioso poder enxergar essas mudanças graças ao BI.

Detecção de erros e falhas

Até mesmo problemas pequenos podem se tornar grandes para os pacientes.

Então, a área de saúde precisa de ferramentas eficazes para prevenir erros.

Ao empregar o BI em seus processos, torna-se possível detectar essas ocorrências antes que se tornem graves.

Isso acontece a partir do monitoramento cuidadoso de dados relacionados à sua operação. Assim, você conseguirá detectar quaisquer desvios em seus números e corrigi-los.

Geração de relatórios estratégicos

Quem atua na área de saúde precisa prestar contas rotineiramente a respeito de suas operações.

Então, é necessário contar com a ajuda de ferramentas inteligentes que apresentem dados precisos e permitam a extração de diagnósticos.

Uma atuação orientada ao BI possibilita que você consiga gerar relatórios periódicos sobre os indicadores mais importantes para a sua operação.

Dessa forma, é possível acompanhar a sua evolução de forma nítida e atestar seu progresso junto a outras frentes. 

Como a plataforma de BI da Carefy pode ajudar?

Agora que você já entende o valor de uma plataforma de BI e também conhece uma solução voltada para o segmento de planos de saúde, está na hora de conhecer a solução da Carefy.

Com os recursos dela, você poderá realizar uma auditoria médica mais eficiente a partir de qualquer dispositivo. Isso acrescenta muito mais produtividade ao seu time, que pode cadastrar e consultar dados de onde precisar.

No entanto, é no reforço à sua estratégia de BI que a plataforma da Carefy se destaca. Com ela, é possível acessar gráficos operacionais em tempo real. Assim, você pode acompanhar os números das suas equipes, criar relatórios e realizar auditorias muito mais precisas.

É possível conhecer todas as funcionalidades da plataforma de BI da Carefy ao agendar uma reunião com um representante.

Dessa forma, você poderá conferir todas as formas que ela é capaz de ajudar no seu dia a dia.

Trabalhar com foco em BI significa consumir os dados certos para identificar oportunidades de crescimento para as suas operações.

Logo,  esse é o melhor caminho para monitorar e gerenciar auditorias em saúde para garantir o melhor uso dos seus recursos.

O que acha de saber mais sobre a plataforma da Carefy? Basta acessar o site e agendar uma reunião com um dos representantes de vendas.

e-book auditoria concorrente