Case SAMP

Se você acompanha nossos conteúdos deve ter reparado que um tema frequente é a auditoria em saúde. Mas talvez você ainda não conheça o Carefy, como ele surgiu e como ajudamos as operadoras de saúde a serem mais eficientes. Confira a seguir. 

O que é o Carefy?

O Carefy é um software para gestão e monitoramento de internações focado no processo de auditoria em saúde, disponível na versão para desktop e em aplicativo móvel.

Nossa história começa em 2017 quando percebemos a necessidade de tornar os processos de auditoria concorrente, monitoramento de leitos e auditoria de contas hospitalares mais simples, a fim de agregar valor à saúde no Brasil. 

Assim, somos uma empresa que oferece soluções em tecnologia para os processos de gestão de internações e auditoria.

Nossa missão é tornar as organizações mais eficientes e assertivas, permitir a redução da média de permanência, custos de internação e melhora na assistência.

Desafios das operadoras de saúde  

Sabemos que fazer a gestão de saúde é uma tarefa desafiadora. Dentre as principais dificuldades em gestão em saúde estão:

  • Dificuldade no monitoramento de pacientes internados;
  • Alto custo em internação;
  • Alta média de permanência geral de pacientes internados;
  • Descentralização da gestão;
  • Falta de mensuração e índices de eficiência de equipes.

Como o Carefy auxilia as operadoras de saúde?

Apostamos em um alto nível tecnológico e na otimização do fluxo de auditoria em saúde para oferecer soluções para os problemas das operadoras de saúde.

Desenvolvemos uma metodologia de gestão de pacientes internados, por isso, entregamos mais que a plataforma, entregamos um processo de monitoramento de acordo com a linha do tempo do paciente.

Dessa forma, o Carefy auxilia operadoras de saúde centralizando todo o processo de monitoramento de internações em uma única plataforma e apontando potenciais inconformidades durante a internação. 

Nele é possível fazer desde a abertura da internação até a auditoria de contas médicas, fechando o ciclo da internação. Tornando este processo mais eficiente é possível enxergar potenciais gargalos da operação e tomar decisões mais ágeis que vão impactar diretamente no custo e na assistência

Resultados e benefícios

Como resultados principais, entregamos uma redução de até 40% na média de permanência geral, redução de cerca de 34% do tempo de internações de longa permanência e aumento de 130% na eficiência da equipe de auditoria. 

Outros benefícios do Carefy incluem:

  • Monitoramento de toda jornada do paciente internado;
  • Integração com o DRG;
  • Padronização e segurança;
  • Gráficos e relatórios em tempo real;
  • Gestão de auditores e eficiência da equipe;
  • Monitoramento de pacientes;
  • Gestão de hospitais e análise de credenciados;
  • Sinalização e alertas personalizados;
  • Acompanhamento home care de pacientes;
  • Gestão de prorrogações; 

Em 2017 a Carefy foi 1o lugar no Healthcare Innovation Show com o Case do Grupo São Francisco Saúde, operadora com mais de 1 milhão de vidas, na categoria gestão administrativo financeira. 

Como funciona o fluxo na prática?

carefy

Coleta de dados

Primeiramente, as informações dos pacientes internados devem ser coletadas no Carefy a partir de 4 maneiras: 

  • Integração com sistemas dos hospitais; 
  • Inserção da informação pelo hospital; 
  • Integração com a planilha do censo; 
  • Inserção das informações no Aplicativo Carefy pelo auditor. 

Envio das informações

Uma vez coletada as informações via integração ou pelo auditor externo, as informações são enviadas em tempo real para a central da operadora de saúde. 

Análise dos dados

Uma vez enviada para a central, o auditor interno fará a auditoria analítica no sistema web, evidenciando potenciais inconformidades relativas à internação e tomando decisões mais ágeis e assertivas de acordo com os alertas.  

Geração de indicadores

Também em tempo real, gestores têm acesso ao dashboard com os gráficos e indicadores gerados através das informações da equipe da ponta.

Assim, com relatórios de assistência, rede e equipe é possível tomar decisões estratégicas para a operadora de saúde. 

carefy

Módulos e funcionalidades

Como a jornada do paciente durante a internação é ampla, o Carefy conta com um módulo para cada etapa do processo: 

Auditoria concorrente 

É um módulo focado na avaliação da assistência do paciente internado, perfeito tanto para a equipe externa como interna de auditoria médica e de enfermagem. Nele é possível abrir internações, evoluir pacientes, cadastrar guias, procedimentos, criar pendências, entre outras funcionalidades. Você pode saber mais aqui.

carefy

Auditoria de contas médicas 

Se aplica para o que foi realizado durante a internação. É possível ter acesso às informações da auditoria médica e inserir todas as informações da conta médica no capeante virtual. Você pode saber mais aqui.

carefy

Home care 

Tem como objetivo monitorar o paciente durante o cuidado em casa. Para a equipe externa de home care disponibilizamos uma versão por aplicativo Android e iOS. Você pode saber mais aqui.

carefy

Prorrogações

Auxilia na comunicação com o prestador de saúde quanto aos pedidos de prorrogação de internação. Desta forma, é disponibilizado um acesso especial aos prestadores de saúde onde é possível realizar os pedidos de prorrogação diretamente no Carefy. Você pode saber mais aqui.

Assim, nosso software auxilia na centralização de todo o processo de gestão e controle, reduzindo custos de internação e de assistência ao paciente.

carefy

Além disso, são mais de 10 funcionalidades que te permitem, por exemplo,  acessar a lista de pacientes, realizar evoluções clínicas, trocar mensagens pelo chat, autorizar prorrogações e finalizar capeantes.

Tudo isso para que você possa tomar decisões mais assertivas com indicadores de saúde, gráficos operacionais e de saúde em tempo real através do painel administrativo.

Você também pode consultar a eficiência da equipe de auditores, gerar relatórios personalizados, se comunicar diretamente com prestadores e gerenciar pedidos de prorrogação de internação.

Clientes e parceiros do Carefy

O Carefy conta com clientes que adotaram nossas soluções e seguem alcançando seus objetivos. Somente no ano de 2020 foram mais de 75.000 internações monitoradas e mais de 550 hospitais assistidos em todo o Brasil. São eles:

E para que tudo isso fosse possível, temos parceiros estratégicos como o DRG e ecossistemas de inovação e incubadoras como Cubo e Supera Parque

Por que considerar plataformas de gestão?

Se você chegou até aqui, provavelmente você está se perguntando: ”Mas por que eu preciso de uma plataforma digital de gestão de internados?”

Vemos diariamente os receios que muitas instituições de saúde têm em relação à inovação e uso de tecnologias. Isso é totalmente compreensível, visto que, é um setor sensível, então, toda cautela é pouco.

Mas, apesar da resistência, há uma urgência do uso da tecnologia e inovação. O principal exemplo é o cenário atual de COVID-19. Muitas empresas tiveram que adotar às pressas soluções de inovação como a telemedicina e prescrição online.

Se faz necessário que o decisor à frente dos processos tenha consciência desses problemas que possam afetar a organização e buscar alternativas. Lembrando que, em geral, essas soluções são seguras, possuem alta performance e minimizam erros operacionais.  

Vale ressaltar que o Carefy proporciona por meio da otimização de processos, um Retorno sobre o Investimento (ROI) de 100.

Te convido a ler os “5 benefícios de uma plataforma em nuvem” e “Sistema de apoio à decisão é essencial para sua operadora”

Gostou do conteúdo? Não esqueça de se inscrever na nossa newsletter para receber semanalmente conteúdos estratégicos em saúde.

Banner Agendar Demonstração – 1