Banner E-book Cooperativas Médicas

Não deve ser surpresa para ninguém que trabalhar de forma mais eficaz permite obter resultados superiores na maioria das iniciativas. Por meio da auditoria em cooperativa médica, é possível levar esse benefício para a realidade do seu dia a dia.

A auditoria em cooperativa médica possibilita mensurar a eficiência da equipe e enxergar possíveis caminhos para aumentar a eficiência dela. Entre os vários pontos positivos de uma atuação mais produtiva está o aumento da margem de lucro.

Quer saber de quais formas uma boa auditoria em cooperativa médica é capaz de apontar caminhos para alcançar mais eficiência nas atividades das equipes? Então, basta conferir as informações deste artigo.

A relação entre a auditoria e a margem de lucro

O dia a dia de uma cooperativa médica envolve uma série de gastos que podem ser minimizados a partir de uma operação mais eficiente. 

Portanto, adotar iniciativas focadas em uma maior produtividade é o caminho para diminuir a incidência de erros e encontrar formas mais otimizadas de realizar tarefas.

Ao trabalhar sem um acompanhamento da auditoria médica, é possível que a equipe acabe trabalhando por caminhos menos eficazes, que geram mais desperdícios e gastos operacionais

Como consequência, a margem de lucro da cooperativa médica tende a aumentar graças a essas mudanças.

Por fim, nem sempre esses caminhos para a produtividade em uma cooperativa médica são óbvios. 

Afinal, é preciso ter acesso a dados que apontem problemas a serem resolvidos e tarefas que necessitem de otimização para atingir esse objetivo.

Como otimizar a auditoria na cooperativa médica?

Tendo em vista os benefícios que se tornam acessíveis ao aumentar a eficiência da equipe de auditoria, resta planejar quais ações você irá colocar em prática para chegar a esse resultado. 

Felizmente, existem maneiras de fazer isso com a ajuda da tecnologia e de iniciativas voltadas à produtividade no dia a dia.

A seguir, veja quais são os passos fundamentais para aumentar a eficiência da equipe da cooperativa médica.

1.Saiba direcionar demandas prioritárias

A sua equipe precisa sempre saber quais são as prioridades da sua lista de tarefas. Essa informação nem sempre é fácil de distinguir, então é fundamental que a sua cooperativa médica conte com a ajuda de um software que otimize esses processos.

O Carefy permite criar listas de pendências e atribuir membros da equipe para essas demandas. Assim, cada profissional saberá quais são as suas responsabilidades e poderá se concentrar totalmente nelas.

2. Roteirize as visitas da equipe

Existe um padrão a respeito das ações desempenhadas pela sua equipe ao visitar os pacientes e espaços médicos? Estabelecer um roteiro para esses momentos será essencial para a produtividade do seu time, já que elimina qualquer chance de erros e perda de tempo.

O uso de um roteiro de visitas somente é eficaz se seguido à risca pelos seus profissionais. Então, vale a pena utilizar uma ferramenta que coloque essas listas de tarefas nas mãos da sua equipe por meio de um aplicativo móvel.

3. Centralize a comunicação

Atualmente, existem inúmeros canais de comunicação conectando as pessoas. Isso tem um impacto negativo no ambiente de trabalho. 

Afinal, as equipes podem perder tempo e foco com diferentes canais que concentram informações distintas sobre suas atividades.

Para que isso não seja um problema para a produtividade da sua equipe e nem prejudique sua eficiência, prefira centralizar a sua comunicação. 

Isso significa utilizar apenas um único sistema de interação, preferencialmente que seja pensado especificamente para uma cooperativa médica.

4. Baseie-se em métricas confiáveis

Utilizar dados para corroborar decisões administrativas é um ótimo caminho para otimizar os processos de uma cooperativa médica. No entanto, é preciso se basear em informações confiáveis para ter esse resultado.

A confiabilidade dos seus dados depende da qualidade das ferramentas que você utilizar para captá-los. 

Por exemplo, uma auditoria realizada com o apoio da tecnologia como é o caso do Carefy permite minimizar a margem de erros e entregar informações muito mais precisas para você e sua equipe.

Conheça a seguir quais são os principais indicadores de saúde e gestão que você deve acompanhar para aumentar a eficiência da equipe.

Métricas de auditoria para acompanhar a eficiência 

1. Custo total no mês

Se o seu objetivo é otimizar as suas contas, é fundamental que você tenha o hábito de monitorar os seus custos. Essa é uma métrica que deve fazer parte do seu acompanhamento periódico. Busque sempre ver aqueles que são os aspectos da sua operação que mais exigem recursos.

2. Internações por acomodação mensal

Ao aprender mais sobre como os serviços da sua cooperativa médica são utilizados, é possível enxergar novas oportunidades para otimizar suas iniciativas. Por exemplo, você pode monitorar quantas internações ocorrem por mês e as acomodações associadas a elas para identificar oportunidades de melhorias nos seus processos.

3. Taxa de reinternação

A reinternação é uma ocorrência que depõe contra a qualidade do atendimento prestado ao paciente. Afinal, não só coloca a saúde dele em risco como também utiliza os recursos médicos além do esperado. Então, trata-se de um indicador que precisa estar no seu radar.

4. Tempo médio de internação 

Essa métrica permite comparar o quanto costuma ser exigido das instalações médicas em cada internação. Monitorar o tempo médio de permanência do paciente na instituição permite traçar padrões e aproveitar oportunidades para otimizar a experiência dele com a cooperativa médica.

Tendo em vista os benefícios de otimizar as operações da equipe da cooperativa médica e os caminhos para fazer isso por meio do Carefy, resta apenas testar essa ferramenta. 

Afinal, essa é a melhor forma de ver quais áreas da sua atuação exigem atenção e implementar um plano efetivo para aumentar sua margem de lucro com mais produtividade.

Como o Carefy ajuda no aumento de até 137% da eficiência da equipe de auditoria?

Como você viu até aqui, o uso de uma ferramenta como o Carefy é fundamental para que você possa otimizar os processos da sua equipe para alcançar o objetivo de ser mais eficiente. 

Dessa forma, você tende a aproveitar resultados melhores em decorrência de tais melhorias.

No entanto, um esforço sério voltado ao aprimoramento da eficiência de uma cooperativa médica requer um compromisso com o acompanhamento das métricas corretas de maneira fácil. 

Felizmente, o Carefy também ajuda nisso, sendo capaz de aumentar a eficiência da sua equipe em até 137%, segundo o resultado dos nossos clientes.

Esse número vem do uso dos indicadores de eficiência de equipe do Carefy. 

Eles possibilitam quantificar a performance do seu time, permitindo que você visualize com precisão as melhores oportunidades de melhorias.Agende uma demonstração gratuita com o nosso time de especialistas para descobrir em detalhes como aumentar a margem de lucro da sua operação.

Banner Material Módulos da Carefy – 2