Você sabia que a Fachesf aplicou a tecnologia Carefy em suas operações e otimizou seus processos de regulação e auditoria em saúde?
Para entender como isso foi possível e os detalhes dessa parceria, continue a leitura.
Conheça a Fachesf
A Fundação Chesf de Assistência e Seguridade Social (Fachesf) foi fundada em abril de 1972 e até hoje, após mais de cinco décadas de atuação, mantém firme sua missão de oferecer soluções de previdência complementar e assistência à saúde, contribuindo para a qualidade de vida de milhares de pessoas.
No segmento de previdência, a Fachesf é líder em patrimônio nas regiões Norte e Nordeste do Brasil e está entre as vinte maiores fundações do país, em um universo formado por mais de 350 entidades.
Já como operadora de saúde suplementar, a Fundação administra o Fachesf-Saúde, plano sem fins lucrativos na modalidade de autogestão.
Atualmente a Fundação atende cerca de 40 mil pessoas em seus negócios de previdência e saúde, cuidando de famílias em todas as regiões do Brasil.
Os processos da Fachesf antes do Carefy
Até meados de 2020, boa parte dos processos relacionados à auditoria do Fachesf-Saúde eram realizados de forma manual.
Durante os internamentos, os médicos-auditores da Fundação se dirigiam até os hospitais, onde recebiam as solicitações diversas — prorrogações, autorizações de exames, procedimentos cirúrgicos, OPMEs/DMI’s — e, manualmente, carimbavam e autorizavam cada uma delas.
Após essas visitas presenciais, o hospital credenciado enviada as autorizações de OPME/DMI’s via e-mail para um setor da Fachesf encarregado de analisar esses materiais e emitir as autorizações.
O processo de auditoria concorrente também era iniciado por meio de uma visita, a partir da qual os auditores enviavam as informações sobre os pacientes internados via e-mail ou Whatsapp.
Por ser um processo com bastante atuação humana, em algumas situações, parte das informações se perdia e, quando necessário, não eram localizadas.
O início da jornada da Fachesf com o Carefy
A história da Fachesf com a Carefy se iniciou em 2020.
Em 2020, a Superintendência de Saúde da Fachesf identificou a necessidade de implantar uma ferramenta tecnológica capaz de monitorar os pacientes internados e acompanhar o fluxo de processos envolvidos durante o tempo de hospitalização, permitindo um melhor acompanhamento dos beneficiários.
Para buscar essa solução, os gestores designaram a Gerência de Regulação como área responsável.
Após uma pesquisa de mercado, a Fachesf deu início a um diálogo com a Carefy e realizou uma série de reuniões com as equipes diretamente envolvidas no processo de regulação: médicos, enfermeiros, faturistas, técnicos de regulação, TI, atendimento, entre outras.
O grupo realizou ainda um processo benchmark com outros clientes usuários do sistema Carefy para conhecer a percepção do usuário.
Desses encontros, resultou uma parceria entre as duas empresas, e a consequente integração entre os sistemas.
O passo seguinte foi a inserção dos prestadores da Fachesf no Carefy e, a partir disso, iniciou-se o monitoramento das internações.
Os processos da Fachesf após a implantação do Carefy
Com a entrada em operação do sistema Carefy, a entidade passou a ter, em tempo real, a movimentação na íntegra dos pacientes internados disponibilizadas em um único sistema, com detalhes sobre visitas, solicitações e autorizações.
Essa centralização dos dados permitiu a todos os profissionais envolvidos nas atividades ter acesso rápido às informações em um ambiente seguro e protegido pela LGPD, seja em computadores do tipo desktop ou em aplicativo no celular.
Essa facilidade na consulta aos dados e históricos dos pacientes e das operações foi um dos principais benefícios adquiridos pela equipe de saúde da Fachesf, que também ganhou mais qualidade na comunicação entre os integrantes da equipe, com impacto positivo na tomada de decisões.
Na prática, isso significa, por exemplo, que se uma solicitação está com autorização atrasada, a Fundação consegue agilizar a busca por soluções, seja em termos de prorrogação de diárias, exames, procedimentos cirúrgicos ou outras situações.
Isso contribui diretamente para a desospitalização segura do beneficiário e para uma experiência positiva com a Fachesf.
Por meio do Carefy, também é possível responder rapidamente ao beneficiário quando ele possui reclamações de demora, pois a Fachesf identifica o que está causando o atraso, evitando a insatisfação e, consequentemente, o acionamento da ouvidoria ou ANS.
No fim do atendimento, ao fechar a conta de um beneficiário, o sistema reúne todos os dados e exibe indicadores personalizados, como custo diário, custo médio, custo de permanência ou a média de permanência.
Além dessas informações, os dashboards consolidam informações de extrema importância para a tomada de decisões, a exemplo de pacientes em UTI sem ventilação mecânica e/ou drogas vasoativas, paciente com mais de sete dias de internamento, pacientes com risco de infecção cirúrgica e pacientes com mais de 70 anos de idade, entre outros.
Tudo isso permite que a Fachesf tome decisões mais rápidas e possua embasamento para as negociações com seus prestadores.
Com o Carefy, a Fachesf alcançou:
- Centralização de dados dos pacientes internados e padronização dos processos em um único sistema;
- Controle real sobre suas operações de Regulação, Gestão e Auditoria em saúde;
- Análise de mais de 60 indicadores estratégicos;
- Segurança no tratamento de dados da instituição e em todas as etapas da operação;
- Tomadas de decisões mais rápidas e assertivas;
- Redução no tempo de realização de atividades, garantindo mais eficiência e agilidade nos processos.
Conclusão
Neste importante relato da experiência da Fachesf com a tecnologia Carefy, é possível constatar que a tecnologia contribui diretamente para a melhoria dos processos das organizações de saúde.
Um dos valores da Fachesf é o foco em resultados e, sendo assim, a entidade é comprometida com as práticas de excelência do mercado e busca sempre os melhores resultados.
Nesse sentido, o Carefy, tem auxiliado a operadora a cumprir seu papel de satisfazer todos os seus participantes e beneficiários por meio de serviços de excelência.
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