O avanço de tecnologias está transformando profundamente o setor da saúde. Entre as inovações mais relevantes, destacam-se os diferentes tipos de agentes de inteligência artificial. Eles estão aprimorando o modo como operadoras de saúde e hospitais lidam com suas rotinas administrativas e processos de auditoria.
Mas afinal, o que são esses agentes e como eles contribuem para ganhos reais de eficiência? Neste artigo, vamos explorar os principais tipos de agentes de inteligência artificial, suas aplicações práticas no setor da saúde suplementar e os resultados concretos obtidos com sua adoção.
O que são agentes de inteligência artificial?
De maneira simples, agentes de inteligência artificial são sistemas computacionais capazes de analisar informações, aprender com dados e tomar decisões de maneira autônoma, simulando o raciocínio humano em determinadas tarefas. Dessa forma, esses agentes atuam em diferentes níveis de complexidade, desde operações básicas até análises preditivas e diagnósticos avançados.
Assim, no contexto da saúde, os agentes inteligentes ajudam a reduzir o retrabalho, aumentar a agilidade na tomada de decisão e garantir maior precisão em processos críticos como autorização de procedimentos, controle de internações e análises de contas médicas.
Tipos de agentes de inteligência artificial: classificações principais
Os tipos de agentes de inteligência artificial podem ser categorizados de várias formas, mas para fins práticos, podemos dividi-los em cinco principais grupos:
- Agentes Reativos Simples: são modelo mais simplista de agentes que respondem a estímulos imediatos sem aprendizado histórico por meio de regras pré-estabelecidas;
- Agentes Baseados em Modelos: criam representações do ambiente para simular possíveis cenários antes de agir, elevando a complexidade e fomentando decisões mais embasadas;
- Agentes Baseados em Objetivos: mais avançados do que um agente reativo simples, agem com base em metas específicas a serem alcançadas. Eles escolhem entre diferentes ações a que melhor contribui para atingir seus objetivos, muitas vezes com base em planejamento ou busca.
- Agentes Baseados em Utilidade: além de buscarem atingir objetivos traçados, esse modelo incorpora o planejamento do uso de recursos, por meio de sua utilidade para maximizar os benefícios ao usuário;
- Agentes de Aprendizado: estes agentes buscam alcançar objetivos enquanto se adaptam e aprendem com o ambiente, aprimorando novas decisões e se adaptando a novos cenários, às vezes distintos do simples conjunto de regras utilizado na programação de agentes mais simples;
Essa classificação, amplamente reconhecida na literatura técnica, é explicada em detalhes por instituições como a IBM e se aplica diretamente aos casos de uso da Carefy.
Como a Carefy aplica diferentes agentes para gerar eficiência
A Carefy, empresa pioneira na aplicação de inteligência artificial na auditoria em saúde, inaugurou um novo capítulo na história do setor de saúde suplementar e de auditoria em saúde com o lançamento de seus agentes inteligentes. Assim, seu conjunto de soluções contempla três principais agentes de inteligência artificial, cada um atuando em um momento decisivo da jornada assistencial:
1. Agente Inteligente de Regulações
O Agente de Regulações do Carefy.ai atua na fase de autorização de guias médicas. Logo, é responsável por analisar pedidos de exames, cirurgias e demais procedimentos, identificando automaticamente inconsistências, duplicidades e possíveis fraudes antes mesmo da autorização ser concedida.
Sendo assim, seus principais ganhos de eficiência são:
- Redução no tempo médio de análise de guias;
- Menor taxa de erro na concessão de autorizações;
- Maior agilidade e transparência para beneficiários e prestadores.
Portanto, com o apoio deste agente, os auditores recebem um copiloto especialista que otimiza sua capacidade produtiva, além de promover maior conformidade às melhores práticas do setor e regulamentações e normativas estabelecidas pela ANS. Dessa forma, possibilita decisões mais rápidas, assertivas e transparentes, dado que o agente acompanha toda sugestão de decisão com justificativa clara e embasada.
A eficiência obtida impacta diretamente a redução de desperdícios, tema que detalhamos neste guia sobre como otimizar a gestão em saúde.
2. Agente Inteligente de Internações
Já o Agente de Internações tem foco no acompanhamento em tempo real das internações, etapa crítica da jornada do paciente, que demanda atenção especial das operadoras de saúde. Logo, o agente é capaz de compreender o prontuário do paciente em sua totalidade verificando se os prazos foram respeitados e se os procedimentos corretos foram realizados. Assim, ele concentra todas as informações em um resumo administrativo que facilita a tomada de decisões.
Sendo assim, seus principais ganhos de eficiência são:
- Maior previsibilidade para alta segura;
- Diminuição de gastos desnecessários;
- Melhor controle de prazos;
- Intervenção precoce em casos críticos e altamente onerosos;
Esse agente combina modelos preditivos com monitoramento contínuo, estratégia também validada por relatórios recentes como o Future Health Index da Philips, que mostra como a IA ajuda a reduzir a sobrecarga hospitalar.
3. Agente Inteligente de Contas Médicas
Já o Agente de Contas Médicas da Carefy.ai se especializa na análise automatizada das contas pré-faturamento. Assim, compreende o histórico do paciente para conferir se existem irregularidades quanto aos procedimentos realizados durante a jornada e possibilidades de glosa.
Sendo assim, seus principais ganhos de eficiência são:
- Redução no tempo de fechamento das contas médicas;
- Aumento do percentual de glosas recuperadas;
- Acuracidade na detecção de cobranças indevidas;
Este agente é fundamental para o controle financeiro das operadoras, sendo aliado primoroso para garantir a sustentabilidade financeira.
Leia também este artigo sobre como a adoção de tecnologias se tornou a aposta na corrida pela sustentabilidade financeira.
Por que investir em diferentes tipos de agentes de inteligência artificial?
A utilização de diferentes tipos de agentes de inteligência artificial permite atacar ineficiências ao longo de toda a cadeia assistencial. Dessa forma, programamos cada agente para atuar em pontos críticos, nos quais se encontra maior potencial de economia, agilidade e qualidade.
O grande diferencial dos agentes inteligentes da Carefy é sua capacidade de integração facilitada à tradicional plataforma de auditoria da Carefy, e também integração ao sistema de auditoria ou ERP já utilizado pela operadora, diminuindo a necessidade de diferentes sistemas operando ao mesmo tempo.
A transformação digital de operações deixou de ser um diferencial competitivo para se tornar uma necessidade para a sustentabilidade financeira no setor. Além da diminuição de retrabalho, conferência manual e fraudes, a auditoria assistida por IA aumenta a previsibilidade operacional e financeira, promovendo uma experiência mais positiva para beneficiários prestadores.
Conclusão: eficiência comprovada na prática
Os tipos de agentes de inteligência artificial evoluíram muito nos últimos anos e tem impacto direto na eficiência operacional de empresas do setor de saúde. Na Carefy, o uso coordenado de agentes inteligentes em regulações, internações e contas médicas já gerou resultados concretos em redução de custos, maior agilidade nos processos e melhor controle da jornada assistencial.
Então se você busca iniciar ou ampliar o uso da inteligência artificial para otimizar a gestão da sua operadora, solicite uma demonstração personalizada e confira qual é a melhor solução para sua realidade.