O gerente de auditoria em saúde possui papel fundamental para as operadoras de plano de saúde. Afinal, são eles os responsáveis pelo acompanhamento da solicitação e verificação de ações realizadas conforme as diretrizes da ANS. 

Isso pode ser fundamental, principalmente, para verificar se aquele parceiro está atuando de forma idônea. Por isso, é importante que os profissionais estejam cientes sobre suas responsabilidades e ações no dia a dia. 

Você tem ciência de quais pontos todo gerente de auditoria deve se atentar? Continue a leitura e tire suas dúvidas.

O que faz um gerente de auditoria em saúde?

O gerente de auditoria é responsável por acompanhar os processos de auditoria em saúde e, assim, cumprir alguns requisitos, entre eles:

  • analisar se as prestadoras estão atuando eficientemente;
  • verificar se não há abuso na solicitação de reembolso;
  • aumentar qualidade de serviços;
  • proporcionar satisfação e fidelização dos clientes.

Como se tornar um gerente de auditoria?

De maneira descomplicada, para se tornar um gerente de auditoria interna em saúde não é uma tarefa fácil, porém é possível, assim como outros cargos de gerência, a persistência e desenvolver sua carreira. 

Assim alguns passos importantes para quem quer ser um gerente de auditoria em saúde. 

Obtenha formação acadêmica: geralmente são cursos relacionados à saúde, ou cursos administrativos

  • Adquira experiência: não é atoa que um gerente/gestor é uma pessoa que já atua há alguns anos no mercado, isso, pois o cargo necessita de profissionais que já tenham passado por diversas etapas de sua carreira, adquirindo experiências diversas que irão auxiliar na gestão. 
  • Tenha certificações: as certificações podem ser adquiridas por cursos, podendo ser cursos voltados para gestão e outros para a auditoria em saúde. 
  • Desenvolva habilidades de liderança: liderar não é fácil, precisa-se de habilidades bem desenvolvidas, como inteligência emocional, por ser um cargo que lida com frustrações e outros momentos que deixam os ânimos aflorados.
  • Mantenha-se atualizado: não se esqueça de sempre se manter atualizado com o que há de novo no mercado, é importante estar atento às inovações que norteiam o setor. Aqui no blog Carefy você fica sempre a par do que há de novo no setor!

5 Habilidades que um gerente de saúde precisa desenvolver para alcançar excelência na gestão. 

  • Capacidade analítica: na rotina agitada de um gerente de auditoria é preciso coletar e analisar uma variedade de informações qualitativas e quantitativas para que as decisões tomadas sejam benéficas para a instituição. Assim, no processo de auditoria, as escolhas são assertivas quando se tem a capacidade analítica desenvolvida. 
  • Liderança: Já falamos acima sobre a capacidade de liderança que o gerente precisa desenvolver e parece bem óbvio dizer que este profissional precisa ser líder, mas esta ainda é uma característica em falta nos ambientes corporativos. Com esta falta é preciso ter em mente que um perfil técnico orientado a resultados não basta para gerenciar com excelência, lembre-se que a verdadeira liderança é aquela que inspira equipes. 
  • Tomar decisões: uma posição importante como esta só pode ser desempenhada por profissionais que saibam tomar decisões. Portanto, cabe aos gerentes de auditoria calcular os riscos ao seguir determinada direção, calcular as dificuldades que serão enfrentadas e também calcular os benefícios que aquela direção trará. 
  • Capacidade de oferecer e receber feedbacks: feedbacks são pilares no que tange a busca pela qualidade, é através deles que são descobertas oportunidades e pontos de melhorias. Não existe uma regra e um caminho único para desenvolver esta habilidade, porém é importante estar aberto a receber comentários, saber abordar e usar palavras corretas também são formas de desenvolver esta  soft skill. 
  • Ser um estrategista: todo o trabalho de um gerente deve ser pautado em um planejamento estratégico que considere diversas variáveis na auditoria, como recursos, tempo, qualidade a ser alcançada, etc. Dessa forma, a partir de uma visão abrangente é essencial para garantir que as metas e os objetivos traçados sejam alcançados. 

Qual a importância de uma auditoria assertiva?

Você sabe porque os gerentes de auditoria precisam atuar de forma assertiva e eficiente no dia a dia? Isso tem uma série de implicações para a operadora de saúde, como veremos a seguir:

  • evitar erros na auditoria em saúde;
  • ter dados em mãos em tempo real;
  • permitir agir de forma proativa em caso de problemas;
  • garantir maior sinergia entre os colaboradores de auditoria;
  • reduzir custos na realização do atendimento em saúde;
  • trazer conhecimento dos contratos vigentes;
  • atender os padrões de qualidade determinados pela ANS;
  • otimizar gestão em saúde.

Quais pontos todo gerente de auditoria deve se atentar?

Diante dessa importância, o profissional precisa ter ciência da responsabilidade e, assim, trazer medidas capazes de minimizar eventuais problemas e trazer maior eficiência às auditorias em saúde. 

Por isso, você, enquanto gerente de auditoria interna, deve se atentar a 6 pontos bem importantes. Veja a seguir!

1. Conformidade com as normas e regulamentos

Este é um ponto básico, porém que precisa ser reiterado para não ser tomado como leviano pelo gerente de auditoria. É importante que o gerente de auditoria esteja ciente das normas e regulamentos que norteiam o setor, sendo extremamente importante para a auditoria estar conforme as normas. Isso ajudará a garantir a qualidade e a confiabilidade da auditoria.

2. Custos desnecessários

Um dos principais pontos que a gerência de auditoria deve observar é a redução de custos no atendimento em saúde. 

Assim, o profissional deve sempre se atentar se os factos expostos pelas prestadoras de saúde, de fato, correspondem às questões que realmente procedem.

Então, faça a conferência dos dados fornecidos pelas prestadoras, entre outros pontos, para evitar ocorrência de sinistralidades desnecessárias.

3. Indicadores de saúde em tempo real

Esses indicadores permitem a tomada de decisões mais estratégicas por parte dos gerentes de auditoria, pois assim conseguem minimizar gastos desnecessários e índices de sinistralidade. Por isso, é imprescindível que o gerente de auditoria interna observe esse item atentamente!

4. Falta de monitoramento da equipe de auditoria

O gerente precisa atuar sempre acompanhando a forma que os seus times realizam as atividades no dia a dia, a partir de critérios objetivos de produtividade, atenção e eficiência. A partir disso, em caso de divergências, o gerente pode atuar no realinhamento dos times.

5. Falta de padronização dos dados

Para que as equipes de auditoria consigam criar relatórios sinergéticos e oferecer informações realmente úteis para a melhoria dos atendimentos em saúde, os dados precisam ser trabalhados padronizadamente. Assim, evitai-se divergências nas trocas de informações entre profissionais.

O gerente de auditoria precisa ter ciência das questões que envolvem suas responsabilidades diárias e, assim, ter uma atuação maior. 

A partir disso, as atividades podem ter mais sucesso, com rotinas mais seguras e menores custos para as operadoras de saúde. 

6. Identificar e avaliar riscos e crítica

Antes de iniciar qualquer processo de auditoria, é imprescindível identificar tudo. Isso inclui as oportunidades e principalmente os risco. Tais riscos estão associados ao setor ou processo a ser auditado. Também, é necessário avaliar o impacto e a probabilidade desses riscos, a fi de determinar o escopo e a frequência da auditoria. 

Uma ferramenta básica, mas que continua sendo relevante, é o checklist. Listar tudo que precisará feito, por ordem de prioridade, traz organização e fluidez para o cumprimento da avaliação. 

Por outro lado, temos a análise crítica. Sendo também necessário, pois visa analisar as evidências coletadas e avaliar se os objetivos estabelecidos no planejamento, foram atingidos, além de dar oportunidade para traçar estratégias de melhoria.

Então, agora que você já conhece os pontos principais para o gerente de auditoria, é hora de familiarizar-se com as 7 características de um gestor de sucesso. Preparamos um conteúdo especial com tudo que você precisa saber. Confira!

Banner Material Módulos da Carefy – 2