Administrar uma operadora de saúde é uma das tarefas mais minuciosas que existem. Talvez uma das ações mais complexas seja a gestão de contas médicas. 

Afinal, o setor financeiro é um dos mais estratégicos em qualquer empresa. Isso ocorre porque a organização dos orçamentos é feita a partir dele, garantindo o funcionamento de todo o negócio.

No entanto, é inviável fazer manualmente todos os registros, cálculos, lançamentos e verificações. Por isso, o ideal é escolher um sistema eficaz para realizar a gestão de contas. Isso ajuda a evitar falhas, torna o processo mais ágil e, ainda, traz diversos outros benefícios.

A seguir, saiba mais sobre o assunto e confira dicas valiosas para acertar na escolha do melhor software para a sua operadora de saúde!

Qual a importância da gestão de contas médicas?

Antes de mais nada, precisamos entender o que é gestão de contas. Basicamente, é o processo responsável por registrar as informações relativas às entradas e saídas de uma empresa. Ou seja, é a atividade relacionada ao controle de contas a pagar e a receber.

Entre as contas a pagar, temos:

  • despesas fixas e variáveis — como aluguel, folha de pagamento, água, eletricidade, internet, manutenção, fornecedores, impostos, taxas, etc;
  • custos emergenciais — reparos, reposições, novas compras, consertos e outras necessidades que não estavam previstas.

Por sua vez, a gestão de contas a receber se refere a cobrança dos pacientes de acordo com os atendimentos feitos. Assim, um bom controle deve conter uma previsão de receitas.

Portanto, a gestão de contas é uma atividade fundamental do setor financeiro que merece bastante atenção. Isso porque, por meio dela é possível compreender e garantir a saúde financeira de um negócio.

Então, para isso, é essencial ter um controle preciso de todas as informações e ter uma rotina bem definida sobre essa atividade.

Isso deve ser feito em qualquer tipo de empresa. Então, não seria diferente com a administração de uma operadora de saúde, certo?

O que é um sistema de contas médicas?

Como você viu, a gestão de contas envolve uma grande quantidade de registros. Conforme comentamos no início, é inviável realizar manualmente essa tarefa. 

Por esse motivo, o ideal é utilizar um sistema de gestão de contas médicas. Isto é, um software específico para a administração das contas a pagar e a receber.

Automatizar o controle orçamentário, permite otimizar o processo e evita-se a incidência de falhas e erros, que podem comprometer a administração da sua operadora de saúde. 

Alguns sistemas realizam automaticamente o débito das despesas e facilitam muito o registro das receitas. Além disso, permite que o usuário tenha acesso rápido e fácil a qualquer informação que ele deseja consultar.

Quais os benefícios de um sistema de gestão de contas médicas?

Depois de entender o que é um sistema de gestão de contas, é a hora de conhecer seus benefícios. A seguir, confira os principais:

  • ganho de eficiência — ao inserir os dados em um sistema, o usuário não perde tempo preenchendo diversas planilhas. Também, consegue consultar qualquer dado com apenas alguns cliques;
  • centralização das informações — todas as informações ficarão reunidas em único lugar de fácil acesso, permitindo a análise clara e simples de todo o histórico sempre que houver necessidade;
  • maior entendimento da situação financeira — os softwares mais modernos fornecem relatórios completos. Assim, você consegue identificar a real situação financeira da operadora de saúde. Aliás, isso é fundamental para a realização de auditorias;
  • diminuição de custos — ao entender quais são as despesas, é possível identificar o que pode ser cortado ou reduzido;
  • melhora no atendimento dos pacientes — com o tempo que se ganha ao automatizar o processo, é possível focar mais no paciente, melhorando o atendimento e, com isso, aumentando as chances de fidelização.

Como escolher um sistema de gestão de contas?

Para obter todas as vantagens que listamos, é fundamental escolher um sistema eficiente para realizar a gestão de contas médicas. 

Como o mercado oferece uma grande variedade de softwares, é normal ficar em dúvida sobre qual ou como escolher o melhor. Por isso, nós separamos 4 dicas que vão ajudar muito para que você acerte na escolha. Confira a seguir!

1. Analise suas necessidades

O primeiro passo é identificar quais são as necessidades da sua operadora de saúde e analisar os objetivos. Isto é, definir o que você deseja que o software faça pelo seu negócio. 

Pense nas suas expectativas e leve em consideração também seus planos a longo prazo. Afinal, o crescimento ou a expansão da sua operadora de saúde está em seus planos, correto?

Assim, lembre-se de que terão ainda mais registros e o controle deve ser ainda mais rigoroso. Nesse caso, o ideal é procurar um sistema que comporte um alto volume de informações e ofereça relatórios completos e precisos.

2. Considere a dificuldade de uso

O principal objetivo de um sistema é facilitar o trabalho dos usuários. Por esse motivo, é fundamental que o software seja, além de completo, fácil e intuitivo. 

Dessa forma, não será preciso passar por um longo treinamento para dominá-lo e o usuário poupará trabalho extra, utilizando o sistema com rapidez e praticidade.

3. Avalie as funcionalidades

Um bom software deve oferecer as funcionalidades que atendam às necessidades da sua operadora de saúde. Afinal, a gestão de contas não se limita apenas a registrar contas a pagar e a receber. 

Conforme comentamos, há uma série de registros, cálculos, análises e previsões que devem ser feitos. Além disso, os relatórios e gráficos são indispensáveis para que o gestor consiga analisar a situação financeira, estabelecer metas, tomar decisões e definir estratégias.

4. Verifique a segurança no armazenamento de dados

Outro ponto fundamental que você deve levar em consideração é com relação à segurança das informações. 

Os dados financeiros são bens valiosos para a operadora de saúde. Por isso, é extremamente importante que eles estejam seguros contra invasões ou eventuais perdas por acidente.

Como a Carefy pode ajudar?

A Carefy é uma plataforma completa para operadoras de saúde. Ela otimiza os processos, permitindo uma gestão muito mais eficiente. Isso porque conta com diferenciais como:

  • monitoramento completo;
  • redução de custos;
  • gestão de processos em saúde;
  • acompanhamento da equipe; 
  • emissão de relatórios completos e precisos;
  • fornecimento de indicadores estratégicos;
  • realização de auditoria de contas médicas, entre outros.

Portanto, como você viu, fazer uma boa gestão de contas médicas é indispensável para que sua operadora de saúde tenha excelentes resultados. Mas, para isso, é preciso contar com um sistema seguro, eficiente, intuitivo e com diversas funcionalidades, como a plataforma da Carefy. Por isso, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar você!

Banner Material Módulos da Carefy – 2