banner ebook auditoria em saúde

Sabendo da importância em tornar um negócio mais estratégico para obter resultados, é fundamental saber como otimizar a gestão da qualidade em saúde. Afinal, processos eficientes significam retorno tanto para pacientes, quanto para o desempenho de uma clínica ou hospital.

Nesse sentido, esse assunto vem ganhando cada vez mais espaço entre as etapas de planejamento do setor. No entanto, como fazer isso corretamente?

Se essa é uma dúvida sua, neste artigo trouxemos algumas dicas fundamentais para serem aplicadas em seu ambiente de trabalho e a importância delas para o desempenho do negócio. Confira!

7 dicas para uma melhor gestão da qualidade em saúde

Antes de mais nada, podemos resumir a gestão da qualidade em saúde como o conjunto de práticas que visam planejar, organizar, otimizar ações nos setores hospitalares e clínicos

Aqui serão discutidas todas as vertentes que impactam diretamente no controle dos processos relacionados. Confira algumas das principais dicas para um atendimento de alta performance:

1 – Matriz SWOT

Conhecida também como análise FOFA, é muito relevante no que tange análise de cenários, internos e externos. Isso, pois com ela é possível perceber fatores que antes não eram possíveis. A análise SWOT na saúde é de certa forma simples, sendo analisados alguns pontos. Sendo eles: 

Forças: Quais são as forças de sua empresa? O que torna vocês fortes no mercado? 

Oportunidades: O que está acontecendo no mercado que pode ser uma oportunidade de crescimento? Quais tendências podemos adentrar? Qual abertura pode ser uma oportunidade? 

Fraquezas: Quais nossas fraquezas internas? O que precisamos melhorar em relação a isto? Geralmente as fraquezas são as mais complicadas de se assumir, pois gestores não querem admitir que nem tudo está nos conformes. 

Ameaças: O que no mercado está nos ameaçando? Quais dos nossos concorrentes podem nos ultrapassar? 

Ao realizar a análise, você tomará conhecimento de qual ponto sua instituição está, e assim conseguirá tomar frente de projetos estratégicos para uma qualidade mais eficiente. 

Neste conteúdo abordamos mais sobre a Análise SWOT na saúde. Dê uma conferida. 

2 – Tenha um planejamento estratégico

Acima de tudo, devemos focar no impacto e na relevância que o planejamento estratégico pode gerar. Em resumo, nesse conceito o foco é avaliar o negócio como um todo, identificando quais são os pontos que o farão se destacar frente ao mercado.

Entendendo os desafios do setor e alta concorrência, é preciso fazer esse tipo de gestão. Com esse trabalho em mãos, passamos a potencializar os processos que farão da experiência dos pacientes um grande diferencial.

3 – Trabalhe a gestão de riscos

Independentemente do tamanho da sua clínica ou hospital, a chance de ocorrer riscos são eminentes. Os possíveis devem ser mapeados e estudados quais são os planos de ação a serem adotados em caso de sua ocorrência.

Assim, eliminaremos que os erros sejam possíveis causadores de paradas de processos e um bom atendimento aos seus pacientes.

Do contrário, quando alguma crise ocorrer, as tomadas de decisão podem não ser tão eficientes. Além disso, também promovemos maiores oportunidades desses riscos acontecerem, de fato.

4 – Otimize os sistemas de auditoria

Por meio dos sistemas de auditoria conseguimos efetivar os gargalos no processo da gestão da qualidade em saúde. Sendo assim, é fundamental que eles sejam efetivos para seu controle e façam o mapeamento das falhas.

Sendo assim, invista em sistemas que possam fazer essa verificação e eliminar os possíveis futuros problemas.

5 – Invista em indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho são fundamentais para qualquer tipo de gestão. Aqui, ele não seria diferente. 

Por exemplo, com os sistemas de auditoria — dica levantada anteriormente — podemos medir os desempenhos dos processos do seu negócio. 

Eles devem estar ligados também com o planejamento estratégico.

6 – Disponha de um sistema de qualidade

Estabelecer um sistema de gestão de qualidade, auxilia a instituição a seguir as normas e padrões pré-estabelecidos de qualidade. É importante criar este tipo de sistema, pois permite a organização a se manter organizada em todas suas funções, desde auditoria até a gestão.

A ABNT NBR ISO 9001 é a base para uma gestão de qualidade eficiente em sua instituição. No Brasil, diversas grandes empresas usam a certificação para mostrar também aos seus consumidores que a empresa segue normas de qualidade. 

Demonstrar que sua instituição segue padrões de qualidade, dá aos usuários mais confiabilidade e permite que você se torne mais competitivo no mercado. 

7 – Analise seus dados

Por fim, e não menos importante, devemos investir na análise de dados. Eles entram como parte do monitoramento e auxiliam na otimização dos processos. 

O uso de gráficos e relatórios estudados a partir dos indicadores fornecem os insights necessários para o controle de qualidade.

Em suma, a gestão da qualidade em saúde tem grande importância para o setor que visa se diferenciar no mercado. 

Além de tornar a clínica e hospital mais eficientes e oferecer excelência em atendimento, também eliminamos custos e evitam riscos desnecessários ao negócio.

Você já ouviu falar nos pilares da qualidade na gestão em saúde? São pontos essenciais que os gestores precisam estar a par. 

Temos um conteúdo completo, onde discutimos cada pilar da qualidade, você poderá usar estes conteúdos como base para a melhoria profissional e também provocar mudanças no modo como você lidera. Clique no link abaixo e confira!

https://blog.carefy.com.br/index.php/conheca-os-pilares-da-qualidade-na-gestao-em-saude/

e-book auditoria concorrente