banner ebook auditoria em saúde

De acordo com dados de gastos assistenciais do próprio datasus, nos últimos 8 anos esse gasto tem aumentado cerca de 11% ao ano, a inflação médica pressiona para reajustes nos valores dos planos de saúde. Assim, a atenção em relação a gestão de saúde deve ser redobrada.

1. Alto gasto com internações

Segundo o Instituto de Estudos da Saúde Suplementar (IESS), as internações possuem uma alta representatividade em relação ao gasto assistencial total de uma operadora de saúde, uma vez que cerca de 61% de todo o gasto assistencial é direcionado para internações. Dessa forma seu impacto sobre os gastos é enorme.

2. Envelhecimento populacional

Além disso, o envelhecimento populacional contribui para projeções de um crescimento no gasto assistencial de 64,9%, onde idosos na faixa etária de 59 anos ou mais irá crescer cerca de 57,8% até 2030.

Também é esperado um aumento no número de beneficiários da saúde suplementar. Isto se dá devido ao próprio crescimento populacional, fazendo com que a demandas por serviços de saúde também aumente.

3. Ineficiência operacional

A saúde suplementar enfrenta altos índices de ineficiência e desperdício, o que reflete a pouca transparência entre os players da saúde além da escassez de indicadores de qualidade para a gestão de saúde, dificultando assim novas negociações.

“12% e 18% das contas hospitalares apresentam itens indevidos e de 25% a 40% dos exames laboratoriais não são necessários”

4. Falta de indicadores para tomada de decisão

Se sua operação carece de indicadores sobre as internações de seus beneficiários em sua rede credenciada esse pode ser o indício de que será necessário ter mais controle sobre esses processos.

Já falamos sobre os 7 indicadores de saúde e gestão para sua operação mas lembramos de alguns utilizados em um processo de acompanhamento são:

  • Tempo médio de permanência
  • Projeção de custos de internação
  • Distribuição de internações na rede
  • Desfechos por prestador

Se você até tem acesso a alguns indicadores mas está claro que existe um atraso e dificuldade grande para sua obtenção pode ser algo a se pensar.

Isto pode evidenciam a necessidade de dar o próximo passo em relação a estruturar um processo monitoramento de internações na sua gestão de saúde.

Para uma tomada de decisão estratégica, ter os indicadores certos e em tempo real é essencial e quando se trata de auditoria em saúde. O atraso em uma tomada de decisão pode gerar custos desnecessários para sua operadora.

Já se convenceu da importância de realizar a gestão de internados em sua operadora de saúde? 

O Carefy já ajudou diversas operadoras de saúde a estruturarem um processo de gestão de internação que gera muito resultado e auxilia na tomada de decisão em tempo real, e em dois anos de operação já ajudamos no monitoramento de mais de 145 mil internações reduzindo custos com internação em pouco tempo.

Gostou do conteúdo?

Se você gostou desse conteúdo compartilhe nas redes sociais, e inscreva-se na nossa newsletter para receber semanalmente conteúdos estratégicos sobre gestão de saúde. 🙂

e-book auditoria concorrente