banner ebook auditoria em saúde

Ser um bom gestor em saúde envolve estar atento às tendências do mercado, investir em tecnologia e avaliar constantemente os resultados da instituição.

Para ser um bom gestor em saúde, é preciso considerar que o paciente pós-digital está muito mais exigente e espera obter facilidades desde o momento da marcação do atendimento até o pós-consulta.

Algumas tendências para ficar de olho nessa área são o agendamento online, uso de prontuário eletrônico e implementação de robôs para auxiliar e facilitar o trabalho dos profissionais de saúde.

Saiba mais no artigo de hoje os passos para se tornar um gestor de sucesso. Boa leitura!

7 passos para alcançar o sucesso como gestor em saúde

Ser um bom gestor em saúde é fundamental para garantir a satisfação dos pacientes e melhorar os resultados da instituição onde você trabalha.

Sem uma boa gestão, você não consegue entender o seu negócio e fica sem saber que gastos podem ser cortados, o que pode ser feito para atrair mais pacientes e onde investir.

Confira a seguir 7 dicas para obter uma gestão de excelência e se tornar um ótimo gestor em saúde:

1. Automatize os processos

Seu negócio na área da saúde ainda utiliza papel para armazenar os prontuários dos pacientes?

Ou Os profissionais da recepção precisam inserir dados em cadernos e preencher inúmeras planilhas à mão?

O primeiro passo para alcançar o sucesso como gestor em saúde é automatizar os processos da sua instituição.

Com a automatização, você obtém mais produtividade, segurança e agilidade, podendo entregar uma experiência melhor para os pacientes.

Automatizar processos também reduz a perda das informações e as falhas devido à descentralização dos dados

Com um software médico, por exemplo, é possível centralizar todos os dados importantes do seu negócio em um único local com segurança, e acessá-los de qualquer lugar ao contar com o armazenamento na nuvem.

gestor de saúde

2. Fique de olho nas tendências

A Medicina é uma área em constante evolução.

Para continuar oferecendo o melhor para os pacientes, é preciso estar atento às tendências do mercado.

Atualmente, a tecnologia ajuda a otimizar inúmeros processos e torna a Medicina cada vez mais preventiva.

Por meio da quantidade de dados gerados por prontuários eletrônicos, já é possível descobrir padrões clínicos e obter ajuda para a prevenção de doenças.

Devido a isso, o Big Data está cada vez mais em pauta, assim como o uso de robôs na área da saúde e da Telemedicina.

Com a atualização constante sobre as tendências da Medicina, é possível manter sua instituição competitiva e diferenciada no mercado, atraindo cada vez mais pacientes.

3. Invista em inovação e tecnologia

Os pacientes de sua instituição conseguem pagar pelas consultas do conforto de suas casas?

Eles têm a opção de agendar consultas por meio do agendamento online?

Investir em inovação e tecnologia em sua instituição é outro grande passo para estar alinhado com as tendências e ser um ótimo gestor em saúde.

Com o uso de sistemas para clínicas, é possível oferecer comodidades que hoje são indispensáveis, como:

  • Segurança de dados;
  • Geração de links de pagamento online;
  • Agendamento online;
  • Teleconsulta.

Alguns softwares oferecem ainda a confirmação de consultas de forma automática, outra grande facilidade que ajuda os pacientes a se lembrarem dos agendamentos e reduz as faltas nos procedimentos.

4. Cuide da segurança de dados

Você sabia que as multas devido à LGPD podem chegar a 50 milhões de reais?

Para estar conforme a LGPD e com o CFM, é indispensável cuidar da segurança de dados dos pacientes.

Utilizar um software médico te ajuda a garantir mais segurança.

Isso porque o armazenamento de prontuários em uma sala de arquivos é muito mais vulnerável a vazamentos ou a danos físicos. 

Além disso, na sala de arquivos é mais difícil garantir que apenas pessoas autorizadas terão acesso aos dados sensíveis dos pacientes. 

Em um software, apenas profissionais de saúde autorizados conseguem acessar os dados dos prontuários devido aos diferentes níveis de acesso do sistema.

Ao cuidar da segurança de dados dos pacientes, você garante segurança a eles e também à sua instituição ao reduzir os riscos de vazamentos e evitar as multas.

5. Invista em marketing digital

O Google se tornou a nova fonte de pesquisa dos pacientes, que antes procuravam por profissionais em catálogos ou meios físicos. 

Por isso, investir em marketing digital e garantir a presença online da sua instituição é outro passo importante para se tornar um bom gestor em saúde.

Ter um site para a clínica com agendamento online e utilizar o e-mail marketing são ótimas dicas para começar e fidelizar mais pacientes.

Com o marketing digital, você mostra os diferenciais da instituição para os pacientes, e consegue se destacar da concorrência crescente do mercado.

6. Fique atento aos indicadores financeiros

Você sabe qual é a lucratividade da sua instituição?

Conhece o convênio mais lucrativo para trabalhar?

Realiza um fluxo de caixa diário para obter maior controle financeiro?

Outro passo indispensável para alcançar a excelência como gestor em saúde é estar sempre atento aos indicadores financeiros da sua empresa.

Para obter suas informações de forma fácil e correta, você pode utilizar um sistema médico de gestão para inserir todas as suas entradas e saídas e realizar o fluxo de caixa de forma automática.

Um bom sistema ainda te ajuda a saber qual é o convênio mais lucrativo e também gera dados e relatórios automáticos sobre suas finanças. 

Assim, fica mais fácil obter um bom controle financeiro e alavancar seus resultados.

7. Analise seus resultados

Assim como qualquer empresa, é necessário avaliar constantemente os resultados que sua instituição de saúde está trazendo. 

Com a automatização de seus processos administrativos, essa tarefa fica mais fácil e você consegue tomar decisões mais assertivas para prosperar no mercado. 

Aqui, vale analisar os resultados financeiros, bem como os esforços de marketing e qual é o retorno que eles estão trazendo. 

Com essa análise constante, você entende que áreas da instituição precisam melhorar e pode investir com um conhecimento sólido sobre o negócio, aumentando as suas chances de sucesso.

Ao seguir todas essas dicas, você com certeza irá se tornar um excelente gestor em saúde e trazer resultados incríveis para seu negócio.

Se você gostou do conteúdo, não se esqueça de compartilhá-lo com seus colegas.

Clique aqui e inscreva-se na newsletter da Carefy para receber semanalmente conteúdos estratégicos sobre saúde no seu e-mail.

e-book auditoria concorrente