banner ebook auditoria em saúde

Toda operadora de saúde busca gerar satisfação de forma contínua, né? 

Assim, é preciso se basear em indicadores que ajudam a monitorar o próprio aprimoramento com base na evolução do mercado. Desse modo, você precisa voltar a sua atenção para o IDSS.

Continue lendo o artigo e saiba mais sobre o IDSS e confira as principais estratégias para otimizar o índice de sua operadora.

O que é IDSS?

O que é IDSS?

A sigla IDSS corresponde ao Índice de Desempenho da Saúde Suplementar e é um indicador definido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que ajuda avaliar a qualidade dos serviços prestados por operadoras de saúde. 

Esse indicador reúne outras métricas para auxiliar no comprimento do objetivo de qualificar operadoras de saúde. Dessa forma, é um número avaliado pelo Programa de Qualificação de Operadoras da ANS.

O IDSS avalia o desempenho das operadoras a partir dos seguintes critérios com uma nota de 0 a 1, sendo 0 a pior e 1 a melhor:

  • Qualidade e Atenção à Saúde (IDQS);
  • Garantia de Acesso (IDGA);
  • Sustentabilidade de Mercado (IDSM);
  • Gestão de Processo e Regulação (IDGR).

Por que o IDSS é importante?

Além de atestar qualidade, o IDSS também serve para realizar a comparação entre as operadoras. Logo, ele é de extrema importância! 

O compartilhamento de informações entre as operadas é incentivado, para que, dessa forma, seja possível que elas possam se aprimorar de forma contínua e assim assegurar que a qualidade da saúde suplementar melhore como um todo.

Além disso, todos os anos são divulgados relatórios com essas informações que ajudam a compor o cenário nacional e mantê-lo atualizado.

Para garantir a eficácia da sua gestão em saúde, é fundamental estar embasado nesse indicador.

Como analisar e otimizar o IDSS da sua operadora de saúde?

Tendo em vista o objetivo de melhorar o seu IDSS, é necessário saber como colocá-lo entre as suas prioridades. 

Veja a seguir 3 estratégias de como fazer isso:

1. Faça um bom monitoramento

A auditoria é um recurso poderoso para monitorar a qualidade dos serviços prestados. Então, ao implementar os processos corretos nesse monitoramento, você poderá entender seus resultados e melhorá-los.

Uma ótima forma de fazer isso é utilizando um sistema de gestão que seja especializado no seu segmento. Dessa forma, você poderá gerar relatórios e indicadores personalizados que apontam indicadores de sucesso para você.

2. Conheça as necessidades do beneficiário

Como o IDSS aponta a qualidade do serviço prestado ao beneficiário, esse é o primeiro foco que você deve ter. 

Então, procure conhecer de forma aprofundada qual é o caminho percorrido por ele e os possíveis obstáculos que enfrenta.

A partir dessas informações, você poderá elaborar os planos certos para aprimorar essa jornada.

3. Trabalhe com automação

Todo esse processo pode parecer trabalhoso, e realmente é, se você fizer tudo manualmente. Felizmente, a tecnologia ajuda bastante quando o foco é acompanhar e melhorar o IDSS.

Mais uma vez, busque um sistema de gestão especializado em auditoria médica para ajudar. Ele permitirá que você automatize várias atividades para otimizar os seus processos. Assim, você contará com resultados melhores em menos tempo.

Como o Carefy pode ajudar você?

O software da Carefy é uma solução completa de gestão com foco em auditoria médica. 

Nesse sentido, a tecnologia Carefy permite uma visão única de toda a operação e a análise precisa do que precisa ser feito ou do que deve ser melhorado.

Confira alguns dos resultados que as funcionalidades da ferramenta proporciona:

  • O monitoramento de diversos indicadores e a assertividade na tomada de decisão;
  • O aumento na eficiência da equipe, visto que as ações são acompanhadas em tempo real;
  • A redução de desperdícios, tornando a instituição mais sustentável e competitiva no mercado;
  • O aumento da qualidade do atendimento prestado aos beneficiários da sua operadora de saúde, proporcionando o melhor tratamento possível.

Todos os tópicos citados estão alinhados com a métrica de grande importância da saúde suplementar que conhecemos hoje, o IDSS.

Se você deseja conhecer mais sobre como a tecnologia Carefy pode te auxiliar na otimização do processo e tornar a sua operadora nota máxima, acesse o site da Carefy e conheça mais sobre a plataforma!


Você também pode alcançar maiores resultados na sua carreira e instituição por meio do conhecimento. Inscreva-se na nossa newsletter para receber semanalmente, de forma gratuita, conteúdos estratégicos sobre gestão de saúde.

e-book auditoria concorrente