banner ebook auditoria em saúde

Já não é novidade que a tecnologia tem transformado o modo como as empresas operam no mercado.

Com isso, a área da saúde não é uma exceção. Com as healthtechs, agora, as operadoras de planos de saúde têm à disposição ótimas soluções para inovar na gestão.

Os softwares modernos entregam muito mais que automação de processos. Afinal, com o uso de inteligência artificial e analytics já é possível, por exemplo, prever a permanência hospitalar, criar indicadores específicos e diminuir reinternações evitáveis.

No artigo a seguir, contamos mais detalhes sobre como as healhtechs estão revolucionando a atuação das instituições de saúde. Acompanhe!

O que são healthtechs?

De antemão, a junção de health (saúde) + tech (tecnologia) já diz tudo sobre o que isso significa: são empresas que criam e oferecem softwares e plataformas para solucionar  diversos problemas de instituições de saúde. Na prática, as healhtechs se dividem em três segmentos:

  • Prevenção;
  • Diagnóstico;
  • Tratamento.

No Brasil, a propósito, esse mercado é tão fomentado que as startups aumentaram 118% entre 2018 e 2020, de acordo com dados da Healhtech Report 2020. 

Isso, por sua vez, só tem sido possível devido à crescente percepção por parte de instituições como planos de saúde sobre a relevância na adoção de tecnologias para a gestão.

Como healthtechs estão revolucionando o setor?

De fato, todo tipo de instituição lida com desafios. Por conseguinte, o setor de saúde também tem suas próprias dificuldades. No entanto, as healhtechs já estão contribuindo para a superação. Veja algumas revoluções!

Previsões baseadas em dados reais

A inteligência artificial, por sua vez, com um software de gestão, ajuda a estimar o tempo médio de permanência de cada paciente, que em síntese, é uma informação relevante para analisar diversas outras questões, a exemplo da disponibilidade de leitos e da eficiência na jornada dos serviços de saúde.

Monitoramento de serviços

Planos de saúde, hospitais e pacientes têm um objetivo em comum: desfechos clínicos favoráveis. 

Sendo assim, avaliar a assistência que cada beneficiário recebe é uma forma de entender se esse propósito será atingido e, em caso negativo, há razão das intercorrências.

Redução de desperdícios 

Uma das principais dores das operadoras de plano de saúde está relacionada aos custos de procedimentos desnecessários, afinal, os desperdícios contribuem de forma significativa para o crescimento do índice de sinistralidade. 

Hoje, as startups de saúde têm criado tecnologias que conseguem, além de monitorar o uso de cada recurso, identificar grupos de riscos para agir no momento certo e com o tratamento mais adequado, evitando que complicações levem a reinternações ou ao mal uso dos serviços.

Como as operadoras de planos de saúde podem aproveitar as oportunidades oferecidas pelas healthtechs?

healthtechs

Os planos de saúde representam um elo importante na promoção de uma boa experiência nos serviços de saúde. Dessa forma, confira duas formas de aproveitar as soluções das healhtechs!

Apostando em um melhor relacionamento com hospitais e clínicas

Um software proporciona informações claras, confiáveis e em tempo real. Com isso, é possível melhorar a comunicação e a relação com os prestadores de serviço.

A Carefy, por exemplo, conta com a função de monitoramento de contas médicas, que permite criar relatórios para entender o que foi realizado nas internações médicas, acompanhar indicadores estratégicos e diminuir falhas no uso de recursos.

Otimizando a auditoria em saúde

Aliás, outra funcionalidade da Carefy é a facilidade para avaliar a jornada de cada paciente  o que inclui: assistência recebida, evoluções, procedimentos, pendências e inconformidades. 

Assim, é possível colocar em prática a auditoria em saúde, aumentar a eficiência da equipe e otimizar o tempo de permanência hospitalar.

Enfim, a tecnologia já está contribuindo bastante para o setor de saúde e, pelo que tudo indica, ainda proporcionará grandes oportunidades. 

Por isso, as instituições de saúde, a exemplo das operadoras de plano, podem considerar as healthtechs suas grandes parceiras!

Gostou de conhecer um pouco mais sobre as possibilidades oferecidas pelas healhtechs? Então, se inspire nesse case de sucesso e veja como a Porto Seguro alcançou mais excelência na gestão

e-book auditoria concorrente