banner ebook auditoria em saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) registra 698 operadoras de plano de saúde no Brasil, atendendo um total de 48.945.306 beneficiários. Para regular a cobertura obrigatória desses planos, a ANS instituiu a Resolução Normativa nº 465 (RN 465).

No Diário Oficial da União, em 2 de março, publicou a implementação da RN 465/2021. 

Na última reunião da diretoria colegiada (Dicol) da ANS, em 24 de fevereiro, aprovou novos procedimentos e tratamentos para inclusão na lista obrigatória dos planos de saúde.

O que é a RN 465? 

A ANS implementou a Resolução Normativa 465, atualizando o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, estabelecendo a cobertura assistencial obrigatória nos planos privados de assistência à saúde contratados a partir de 1º de janeiro de 1999 e naqueles adaptados conforme previsto no art. 35 da Lei n.º 9.656, de 3 de junho de 1998.

O objetivo da RN 465 é garantir que as operadoras de plano de saúde forneçam cobertura obrigatória para os procedimentos incluídos no rol. A resolução inclui quatro documentos cruciais:

  • 1. Procedimentos e eventos de cobertura obrigatória, conforme a segmentação contratada;
  • 2. Diretrizes de Utilização (DUT), estabelecendo critérios para assegurar coberturas de alguns procedimentos e eventos indicados no Anexo I;
  • 3. Diretrizes Clínicas (DC), visando a melhor prática clínica, baseada nas melhores evidências científicas disponíveis;
  • 4. Protocolo de Utilização (PROUT) para alguns procedimentos e eventos em saúde listados no Rol.

Rol de Procedimentos RN 465

O novo Rol de Procedimentos da RN 465 abrange diversos cuidados, desde aconselhamento genético até radiocirurgia.

A tabela divide-se em grupos, classificados em Procedimentos Gerais, Procedimentos Clínicos Ambulatoriais e Hospitalares, Procedimentos Cirúrgicos Invasivos, Cirurgias, Exames, Terapias e Outros Procedimentos.

Assim, a lista contempla 69 novas coberturas, sendo 50 relacionadas a medicamentos e 19 a procedimentos como exames, terapias e cirurgias. Entre os medicamentos, estão 19 antineoplásicos orais e 17 imunobiológicos para o tratamento de doenças inflamatórias, crônicas e autoimunes.

Outras Resoluções normativas 

Além da RN 465, outras resoluções normativas, como RN 452 e RN 277, são implementadas no setor da saúde, contribuindo para o bom funcionamento da saúde suplementar e estabelecendo relações entre operadoras, rede credenciada e pacientes.

Em conclusão, a RN 465 desempenha um papel crucial na regulação do setor, garantindo tratamentos obrigatórios para os beneficiários dos planos de saúde.

Inscreva-se na newsletter Carefy para receber conteúdos estratégicos da saúde suplementar! 

e-book auditoria concorrente