banner ebook auditoria em saúde

A transformação digital aplicada aos diversos segmentos de mercado é uma tendência que promete avançar nos próximos anos. Em parte, isso se deve à modernização de processos, forçada pela pandemia. No que se refere à saúde digital, o cenário não é diferente. 

Por essa razão, o conceito tem sido colocado na pauta da gestão em saúde

Trata-se da incorporação de recursos digitais, tanto para otimizar o atendimento das instituições de saúde quanto para oferecer um serviço integrado e eficiente.

Tendo isso em vista, e pensando na relevância da saúde digital para a competitividade no mercado, elencamos alguns esclarecimentos sobre o tema. Confira!

Por que preparar sua instituição para a saúde digital?

Os avanços da Medicina, certamente, acompanham os avanços tecnológicos da sociedade. Isso é percebido pelo surgimento de ferramentas capazes de fornecer diagnósticos mais precisos, ou de recursos que podem otimizar processos na área da saúde.

Sendo assim, a melhoria dos serviços oferecidos e a consequente permanência no mercado dependem da preparação da operadora para o cenário de saúde digital. Então, não é por acaso que startups de saúde ganham mais evidência entre gestores e auditores nessa área.

Quais são os benefícios da transformação digital?

Além da melhoria na oferta de serviços médicos e a permanência no mercado, algumas aplicações da saúde digital podem agregar benefícios específicos para a operadora e o paciente. Nesse sentido, vale destacar a possibilidade de realizar auditoria remota, a partir de ferramentas de gestão que conferem eficiência e praticidade ao processo.

A aplicação de tecnologias automatizadas nessa área, por exemplo, pode reduzir erros e possibilitar o trabalho a distância no contexto de pandemia, tal como a telemedicina.

Outra aplicação que cabe citar dentro do contexto de saúde 4.0 é a Inteligência Artificial, capaz de simular atividades tipicamente humanas. Entre elas, o cálculo de riscos potenciais de seguir alguns tratamentos com determinados pacientes.

Como preparar a sua operadora de saúde?

Apesar dos inúmeros benefícios que a operadora do plano de saúde pode obter a partir da saúde digital, alguns desafios — como a proteção de dados pessoais do paciente em ambiente virtual — são inevitáveis. 

Com a entrada da Lei Geral de Proteção de Dados ou da LGPD na saúde, tornou-se ainda mais relevante observar os limites de coleta, armazenamento e utilização de informações, a fim de resguardar a intimidade e privacidade do paciente.

Outro obstáculo é o investimento no treinamento das equipes para uso das tecnologias de maneira eficaz e em prol dos seus objetivos finais. Por exemplo, a correta observância dos indicadores de auditoria.

Portanto, a saúde digital é um movimento de extrema importância para as operadoras de saúde e, ao mesmo tempo, um desafio. Pensando nisso, a Carefy participa da transformação digital, trazendo soluções para uma gestão de internados e auditoria em saúde mais eficientes e ágeis. Por meio delas, é possível ter acesso às ferramentas para decisões mais assertivas.

E então, gostou do conteúdo? Agora que você já sabe por que investir na saúde digital e como preparar a sua operadora, não deixe de conferir as soluções da Carefy!

e-book auditoria concorrente