A tecnologia na saúde é um elo relevante para gerar valor e destacar as instituições. Você sabe por que?

No Brasil existem 732 operadoras e 6.642 hospitais espalhados por todo o território. Com essa ampla quantidade de opções, apenas prestar o serviço de saúde para o paciente, não basta.

É necessário desenvolver diferencial competitivo na gestão

Continue lendo para descobrir o papel da tecnologia nesse cenário.

Importância da tecnologia no setor da saúde

Além da alta concorrência entre as instituições, novos desafios surgem no cenário de saúde suplementar a cada dia, como a aparição de novas doenças, epidemias e  pandemias – como a mais recente, do Sars-cov-2.

Portanto o mercado está em constante movimento para lidar com novas variáveis complexas.

E busca não apenas resolver uma parte dos desafios em saúde  mas entender e agregar valor em todos os pontos da jornada do paciente, pois percebe que essa é a maneira mais eficaz de se manter competitivo.

Benefícios da Tecnologia na Saúde

Nesse contexto a tecnologia na saúde é um grande meio de gerar valor, pois com a aplicação dessa ferramenta, é possível realizar:

  • Diagnósticos mais Precisos;
  • Prevenção de doenças;
  • Terapêutica mais eficaz;
  • Redução de recursos desnecessários no tratamento do paciente;
  • Gestão da internação eficiente;

Ou seja, é possível entender de forma sistêmica e íntegra sobre as principais necessidades de cada paciente, sobre a  qualidade do cuidado prestado e  ainda, como anda e como é possível melhorar a situação econômica financeira da instituição.

Poderíamos ficar citando benefícios da tecnologia na saúde o texto inteiro, mas esse não é o intuito. 

Apesar de ser uma ótima ferramenta, não é novidade para ninguém que desenvolver tecnologias na saúde, não é uma tarefa fácil.

Exigem anos de aplicação de metodologias científicas para validar a ferramenta tecnológica, testes e mais testes.

E ainda, uma equipe completa e especializada para o desenvolvimento.

Nesse cenário, um meio que grandes empresas vêm adotando para se manterem competitivas no mercado e gerar valor em toda a jornada do paciente consiste na aplicação do conceito de inovação aberta.

Inovação Aberta como ferramenta para gerar diferencial competitivo

Inovação aberta são parcerias entre empresas consolidadas no mercado e startups, com o objetivo de inovar de maneira ágil e eficaz, de forma que, o que permite que a empresa não precise despender anos para desenvolver uma nova tecnologia na saúde.

Ela pode simplesmente contratar ou fechar uma parceria com a startup detentora da tecnologia.

Um bom exemplo disso é o programa de inovação aberta da Unimed Vitória, O Pulsar, que busca solucionar alguns desafios estratégicos da cooperativa, com o desenvolvimento da inovação e fortalecimento do ecossistema.

O Carefy, foi uma das startups selecionadas para participar do programa e auxiliar a cooperativa médica no processo de desenvolvimento de diferencial competitivo, por meio do uso da nossa plataforma completa de gestão da internação focada no processo de auditoria em saúde.

Essa união fortalece o setor e permite o aumento da eficiência das instituições de saúde.

Você já sabia o que era inovação aberta? deixe sua resposta nos comentários

Banner Material Módulos da Carefy – 2