Uma unidade de internação constitui-se como o conjunto de elementos destinados à acomodação do paciente que se encontra hospitalizado. 

Além disso, as unidades de internação desempenham um papel crucial no tratamento dos pacientes, contando com um extenso conjunto de protocolos, equipamentos e profissionais.

No contexto do cuidado hospitalar, é imperativo monitorar de perto diversos pontos de alerta para garantir o eficiente funcionamento da sua unidade de internação. 

Nesse sentido, aspectos como a disponibilidade de leitos, a manutenção adequada dos equipamentos e a coordenação eficaz entre os membros da equipe são elementos essenciais.

Ao longo da leitura, exploraremos detalhadamente os fatores críticos que demandam atenção para assegurar o pleno funcionamento e a qualidade do atendimento.

Continue a leitura para descobrir quais são esses elementos-chave e como abordá-los de maneira proativa.

Qual a importância de sinalizar inconformidades na unidade de internação?

Qual a importância de sinalizar inconformidades na unidade de internação?

Durante a permanência do paciente em uma unidade de internação, o mesmo pode apresentar um quadro clínico que indica uma não conformidade relacionada à internação. 

A sinalização de uma não conformidade desempenha o papel de indicar uma possível condição que pode prejudicar a saúde do beneficiário.

Como, por exemplo, um paciente acamado pode gerar uma sinalização da possibilidade de desenvolver úlcera de pressão de grau três.

Se essa sinalização não for monitorada pela auditoria em saúde, pode gerar o desenvolvimento dessa enfermidade, tornando-se um evento adverso desenvolvido durante a permanência do internado na unidade de internação;

Monitorar esses pontos permite que a operadora de saúde se antecipe a possíveis condições que o paciente se encontra, as quais podem demandar ações específicas.

Monitorar sinalizações permite diminuir a ocorrência de eventos adversos e garantir a segurança do internado.

Dessa forma, a experiência do paciente é priorizada, e essa prática, permite a diminuição de recursos valiosos para a instituição como tempo e dinheiro.

Descubra algumas sinalizações de não conformidades que podem te ajudar a identificar os casos que merecem atenção durante o dia a dia do monitoramento de internações hospitalares. 

6 Sinalizações para ficar de olho

4 Sinalizações para ficar de olho

1. Risco de úlcera por pressão

A permanência do paciente por um longo período na mesma posição pode provocar a falta de oxigenação na superfície da pele e aliada a alta pressão que ela realiza sobre a superfície, pode desenvolver a ferida conhecida como úlcera por pressão.

Dessa forma, é preciso monitorar esses pacientes na unidade de internação e definir sinalizações para evitar que ocorra esse tipo de evento que pode comprometer seu desfecho clínico é de extrema importância para os serviços de saúde.

2. Pacientes sem ventilação mecânica ou droga vasoativa em UTI

Se a internação na unidade de internação ocorre no ambiente de UTI e o cuidado prestado ao paciente não inclui a utilização da ventilação mecânica e a administração de drogas vasoativas.

Este pode ser um indicador de que aquela internação merece atenção.

Esse cenário pode indicar possivelmente uma não conformidade na coleta das informações sobre a condição do paciente frente a equipe de auditoria.

Ou uma inconformidade no tipo de acomodação do paciente.

3. Pacientes internados com CIDs sensíveis à atenção primária

O Ministério da Saúde desenvolveu uma lista com os CIDs (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde) que são sensíveis ao atendimento na atenção primária de saúde.

Por isso, se há uma internação hospitalar com o CID principal que compete a algum da lista, faz-se importante avaliar a pertinência da internação. 

Também, pode significar que o CID registrado no sistema ao internar o paciente não corresponde ao motivo da internação, ou seja, se faz necessário rever a condição clínica, o ajuste do CID e o tratamento que o mesmo irá receber.

4. Pacientes na enfermaria com mais de 5 dias de internação

Nessas situações podem significar que este é ou tem chances de se tornar um paciente de longa permanência na unidade de internação.

A observação desses casos é importante para verificar se o paciente presente nessa situação poderia ter recebido alta e não recebeu.

Ou, então, se o caso clínico merece uma maior atenção da equipe da operadora.

5. Infecções Hospitalares 

Outra sinalização tão importante quanto as acima é a taxa de infecções hospitalares, é através dela que o hospital garante a segurança dos pacientes. 

O aumento na incidência de infecções, como do trato urinário, pneumonia e infecções cirúrgicas, pode indicar problemas na higiene, esterilização e protocolos de controle de infecções na instituição. 

Portanto, a detecção precoce e a prevenção eficaz dessas infecções são importantes para o bem-estar dos pacientes. 

6. Tempo de Espera por Atendimento Médico

Por fim, os prolongados tempos de espera podem levar a insatisfação do paciente e atrasos no diagnóstico e tratamento. 

Monitorar o tempo médio de espera e identificar casos em que os pacientes aguardam muito tempo antes de receber cuidados médicos adequados pode ajudar a melhorar a eficiência e a satisfação do paciente.

Como o Carefy ajuda nesse cenário?

Com o Carefy, a plataforma mais completa de auditoria em saúde do mercado, é possível monitorar as principais não conformidades para garantir a qualidade do atendimento prestado ao paciente, controlar o que acontece em relação à internação e minimizar a ocorrência de intercorrências na internação.

O que permite garantir a segurança do paciente durante a permanência na instituição de saúde e possibilita a redução de custos extras provenientes de acidentes e outros eventos adversos ocorridos com o paciente.

Com o Carefy é possível obter um ROI de 100 vezes em 6 meses de uso da plataforma. 

Por fim, utilizando a tecnologia Carefy, a auditoria em saúde da sua instituição torna-se mais eficiente e assertiva e a saúde dos beneficiários é prestada com cuidado de qualidade. Para saber mais sobre como o Carefy pode transformar a unidade de internação da sua instituição, entre em contato conosco!

Banner Material Módulos da Carefy – 2