banner ebook auditoria em saúde

Cuidados paliativos são partes importantes nos serviços de saúde, principalmente quando falamos sobre o alívio e cuidado com pacientes que estão passando por momentos desafiadores. 

Quando falamos de cuidados paliativos em oncologia, nos referimos ao cuidado integrado focado no paciente, independente do tipo de doença que o paciente enfrenta, os cuidados são importantes, por promoverem alívio e conforto. 

Antes de tudo, é importante desmistificar uma comum afirmação no meio da saúde, sendo a ideia de que os cuidados paliativos são adotados quando o paciente está em fase terminal. 

Esta abordagem, na realidade, melhora a qualidade de vida do paciente e de pessoas de rede de cuidado (familiares e amigos), portanto, é um cuidado totalmente humanizado, que entende a necessidade do paciente e suas condições físicas. 

No conteúdo de hoje, entenderemos melhor como funcionam os cuidados paliativos em oncologia. Continue abaixo e boa leitura! 

Os princípios dos cuidados paliativos 

No blog Carefy, já abordamos sobre os cuidados paliativos e neste conteúdo, teremos um complemento ao que já falamos, portanto, se você ainda não leu nosso artigo “O que é paciente paliativo? E como devem ser cuidados?” Recomendamos a leitura! 

Confira abaixo os princípios dos cuidados paliativos que profissionais nesta área devem conhecer:

  • Promover o alívio de desconfortos e outros sintomas, tais como fadiga, falta de apetite, dificuldade respiratória;
  • Reconhecer a vida e compreender a morte como um processo inerente;
  • Disponibilizar um sistema de suporte para auxiliar o paciente a viver de maneira ativa até o desfecho final;
  • Fornecer um sistema de assistência para ajudar familiares e amigos a lidarem com a enfermidade do paciente em seu próprio contexto;
  • Adotar uma abordagem interdisciplinar para abordar as necessidades clínicas e psicossociais dos pacientes e de seus apoiantes, incluindo a prestação de aconselhamento e suporte durante o período de luto.

Ao entender os princípios que regem os cuidados paliativos, veremos abaixo os benefícios que a prática traz para a oncologia. 

Benefícios dos cuidados paliativos na oncologia

  • Permite o atendimento com visão integral do paciente;
  • Permite que o paciente se recupere em casa e tenha um cuidado home care integral;
  • Melhora o controle de sintomas;
  • Valorização do paciente, respeitando suas prioridades e necessidades;
  • Planejamento individualizado, conforme o paciente e seu contexto social;
  • Suporte de uma equipe multidisciplinar durante o tratamento;
  • Prevenção de estresse envolvido no cuidado com o paciente. 

Quando iniciar os cuidados? 

Os cuidados paliativos em oncologia devem ser iniciados precocemente no tratamento do paciente. Essa abordagem pode ser complementar ao tratamento curativo da doença, desempenhando um papel importante no controle de sintomas desafiadores e na melhoria das condições clínicas do paciente.

Os cuidados devem ser oferecidos de maneira integrada, envolvendo toda a equipe médica e multiprofissional, cada membro desempenhando funções essenciais. 

Médicos, enfermeiros, assistentes sociais, farmacêuticos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos e assistentes espirituais colaboram em conjunto para proporcionar as melhores condições ao paciente e sua rede de apoio.

Tais cuidados também se estendem para os cuidados domiciliares, onde o paciente possui mais conforto em relação ao tratamento da doença. 

À medida que a doença avança, mesmo durante tratamentos com intenção curativa, a abordagem paliativa deve ser estendida aos aspectos psicológicos, sociais e espirituais. 

Na fase terminal, quando o paciente tem pouco tempo de vida, os cuidados paliativos continuam, visando garantir qualidade de vida, conforto e dignidade ao paciente.

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na newsletter Carefy e receba semanalmente conteúdos estratégicos da saúde. 

e-book auditoria concorrente