Se a aplicação do Design Thinking na área da saúde ainda é uma novidade para você, este artigo é uma leitura imperdível.
Ao longo deste conteúdo, você entendera melhor sobre o que é o Design Thinking, qual o seu propósito fundamental, e, mais importante ainda, como essa abordagem inovadora desempenha um papel significativo na dinâmica cotidiana tanto do setor quanto das operadoras.
Confira abaixo e boa leitura!
O que é Design Thinking e para que serve?
Em primeiro momento, entenderemos o significado do Design Thinking e sua função.
Em geral, o Design Thinking é uma abordagem metodológica adotada por empresas na produção e prestação de serviços, com uma atenção especial voltada para as necessidades e desejos dos consumidores.
Vai além de simplesmente atender às demandas, destacando-se por priorizar a inovação como motor propulsor.
Por meio desse enfoque inovador, o Design Thinking não apenas responde às expectativas do cliente, mas também formula estratégias proativas para antecipar e satisfazer suas necessidades em constante evolução.
Este conteúdo proporcionará uma visão ampla sobre como essa metodologia não apenas transforma processos empresariais, mas também desencadeia um impacto significativo na experiência do paciente.
Qual a importância do Design Thinking na saúde?
É normal que você pense que esse tema nada tenha a ver com a área da saúde. Porém, o Design Thinking está ligado diretamente a ela. Por isso, é fundamental saber quais são os benefícios do Design Thinking em saúde e nos cuidados com os pacientes.
Para facilitar o entendimento sobre como essa metodologia contribui para o bem-estar dos pacientes, apresentaremos em seguida alguns de seus benefícios.
1. Praticidade no preenchimento de prontuários
Assim como em outros segmentos, os profissionais da saúde precisam ter em mãos os dados pessoais de clientes para execução de diversas tarefas. A construção de um banco de dados diminui ou até elimina a necessidade de execução de trabalhos burocráticos.
Desse modo, no momento em que há necessidade de preencher prontuários, o atendimento será muito mais rápido se o profissional puder recorrer a informações que estejam armazenadas. Além disso, o paciente será atendido de maneira mais ágil.
Certamente, essa ação proporcionará às empresas que oferecem planos de saúde, maior rapidez no atendimento e economia. Por consequência, ganharão mais tempo e credibilidade.
2. Melhoria no feedback dos usuários
Na saúde, assim como em outras áreas, a experiência do usuário é fundamental para uma operadora avaliar os resultados de seu atendimento e planeje melhorias. A maneira como um cliente interage com uma empresa de plano de saúde é chamada User Experience.
Portanto, a partir do momento que um plano de saúde promove inovações e investe em canais de interação com o paciente, as chances de crescimento aumentam consideravelmente.
3. Maior adesão aos tratamentos
A promoção da saúde requer uma parceria entre médicos e pacientes. A responsabilidade do profissional de saúde vai além do diagnóstico, incluindo a transmissão clara e compreensível das informações importante sobre o tratamento.
Ao adotar essa abordagem, as empresas têm a oportunidade de fomentar uma adesão maior por parte dos pacientes aos planos de tratamento.
Essa metodologia não só fortalece a relação médico-paciente, mas também oferece benefícios tanto para o usuário quanto para a operadora de saúde.
4. Personalização dos cuidados em saúde
A integração do Design Thinking na área da saúde promove uma abordagem humanizada, na qual os profissionais são estimulados a compreender as necessidades individuais dos pacientes.
Essa metodologia vai além do convencional, considerando não apenas os aspectos físicos, mas também os emocionais e sociais, resultando em uma prestação realmente personalizada.
Essa abordagem busca atender de maneira precisa às demandas específicas de cada indivíduo, proporcionando uma experiência de cuidado única.
No geral, a aplicação do Design Thinking na área da saúde não apenas transforma a prestação de cuidados, mas também eleva a experiência do paciente a um novo patamar, impulsionando a qualidade e a humanização dos serviços de saúde.
Como aplicar o Design Thinking na saúde?
Sem dúvida nenhuma, a utilização do Design Thinking na saúde proporciona proveito tanto aos pacientes quanto às operadoras de saúde.
Com o propósito de implementar na saúde, as operadoras de planos de saúde podem utilizar tecnologias que visam a saúde e bem-estar do paciente.
Entretanto, vale lembrar que os resultados da implementação do Design Thinking em saúde não chegam do dia para a noite. Basicamente, atingem-se os objetivos quando as formas de gestão na saúde são otimizadas.
Na prática, para aplicar o Design Thinking, você precisa contar com um software completo e interativo. O software Carefy pode te ajudar a abordar e resolver os problemas mais comuns, visando sempre a boa experiência do paciente, a eficiência da equipe e redução de custos para as operadoras.
Agora que você leu este artigo, pode compreender a importância do Design Thinking na saúde. Não se esqueça de sempre se manter informado sobre o mercado da saúde, cadastre-se na nossa newsletter!