Guia auditoria

Quem nunca sonhou em ter seu próprio negócio e ser um empreendedor de sucesso? 

É claro que esse pensamento pode ser momentâneo e outras coisas podem surgir em nossas vidas e nos fazem mudar de ideia. 

Porém, quando se pretende seguir carreira na área da saúde, é importante entender a importância do empreendedorismo na saúde.

Existem diversas maneiras técnicas para conseguir abrir seu próprio negócio na saúde. Na prática, esses negócios são diversos, indo desde abertura de clínicas até a seguir carreira autônoma como enfermeiro de home care, por exemplo. 

Sendo assim, o primeiro passo para ser um empreendedor é saber em qual ramo você atuará na saúde. 

No conteúdo de hoje veremos a importância do empreendedorismo na saúde, bem como pilares importantes para o empreendedorismo. Boa leitura! 

Empreendedorismo na saúde 

Afinal, existe diferença entre empreendedorismo na saúde comparado a demais áreas? A resposta para essa pergunta é sim e não. 

As técnicas de empreendedorismo podem ser consideradas universais, ou seja, elas podem ser as mesmas para conseguir se dar bem como empreendedor, independente da área escolhida. 

O que realmente irá mudar é o ramo em que está atuando. Por exemplo, uma operadora de saúde não usará as mesmas técnicas que uma clínica médica. Isso se dá pois seus objetivos são diferentes, logo, toda a construção de negócio também é diferente.

O significado da palavra “empreendedor” diz muito sobre qual tipo de perfil profissional é preciso ter para conseguir se destacar nessa função.

Segundo o dicionário, empreendedor significa: 

Disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços, negócios.

É aquele profissional que quando foca em um objetivo, usa de meios criativos para conseguir alcançá-los. 

Ou seja, o empreendedorismo na saúde é conseguir criar novos, ou aperfeiçoar, produtos e serviços relacionados a saúde e bem-estar. 

E qual a importância do empreendedorismo para a saúde? 

Quando colocamos a palavra “importante” damos um significado muito valioso a determinado objeto. E dar esse significado para a saúde não é errôneo. 

O empreendedorismo traz algo novo para o mercado. Diversos empreendedores em saúde buscam mostrar um novo produto ou serviço, para conseguir crescer e se destacar. 

Podemos por exemplo citar as healthtechs, empresas que unem saúde e tecnologia, que estão se tornando tendência no mercado mundial e também no Brasil.

Segundo estudo da Distristo, o Brasil possui mais de mil healthtechs, e mais de 500 milhões investidos somando todas. 

O que são healthtechs?

Comumente chamadas de healthtechs, são startups de saúde que buscam inovação aliada à tecnologia para agregar no setor. 

A palavra é a junção de duas palavras em inglês: health (saúde) e tech (tecnologia), traduzindo seria como tecnologia na saúde

As healthtechs e startups de saúde são uma forma de empreendedorismo na saúde!

Como falado, estas empresas buscam inovação com tecnologias para tornar os processos do setor da saúde mais eficientes e ágeis. 

Por esse motivo elas começaram a ganhar grande espaço no país. Para se ter ideia do tamanho do impacto, hoje existem premiações para as healthtechs que mais se destacam, como por exemplo o Ranking 100Open Startups, que também premia startups de outras áreas.

É fato que as healthtechs são um complemento para a saúde, pois focam em determinado problema e buscam formas de resolvê-los com tecnologia.

Mas além disso, elas também abrem portas para o aumento de vagas de emprego, o que auxilia a economia do país. 

Healthtechs e economia brasileira 

Citando o papel importante das startups na economia nacional, os dados são animadores. 

Segundo um artigo publicado na CNN Brasil, só em 2022 é estimado que as startups podem movimentar cerca de 29 bilhões de reais. 

Percebe-se que os dados acima estão falando de startups como um todo. 

Pensando apenas no ramo das Healtech, em um artigo publicado na Economia SC, é mostrado que de 2019 a 2022, as healthtechs movimentaram mais de 1,79 bilhão.

5 Pilares do empreendedorismo de sucesso 

Agora que já falamos de forma geral sobre o empreendedorismo na saúde e sobre as healthtechs, chegou a hora de te auxiliar no caminho como empreendedor na saúde.

Ter sucesso no empreendedorismo na saúde é algo relativo.

Não pense que um empreendedor já “nasce” ou possui “dom”.

Na verdade, o empreendedorismo é desenvolvido por meio de estudos e dedicação, pois a jornada não é nada fácil. 

Abaixo, separamos alguns pilares que são importantes para sua jornada empreendedora e que podem torná-la mais fácil. Confira!

Desejo de inovar 

Inovação… Muitos podem pensar que se remete apenas a coisas nunca antes vistas, mas na verdade o conceito da palavra não se limita apenas a isso.

Inovação significa também o ato de trazer novos olhares para o que já está no mercado. Ou seja, inovar algo que já foi criado, dando um novo significado e função para o produto ou serviço. 

Por isso o desejo de inovar é trazer algo novo para um problema no mercado, mas não necessariamente criando do zero mas renovando algo já existente.

Por exemplo: existem diversos profissionais de enfermagem que atuam como empreendedores na área de serviços de atendimentos domiciliares. Se você deseja investir nessa área e entrar na área, pergunte-se:

  • Como posso me destacar na área?
  • Qual será o meu diferencial no mercado?
  • Como proporciono a melhor experiência possível para o meu cliente/paciente?

É preciso ter o desejo da inovação em si, pois ele parte para a criatividade de trazer novos ares.  

Planejamento 

Planejamento e organização andam juntos, por isso, um dos pilares para o empreendedorismo na saúde é saber planejar de forma antecipada tudo o que será feito para que o negócio tenha sucesso em seus objetivos. 

Responder algumas perguntas na etapa do planejamento vai te dar uma base sólida de suas metas, por exemplo: 

  • Esse produto/serviço será bom para quem?
  • Existe algo muito parecido com o que planejo?
  • Devo colocar em prática ou examinar mais minhas possibilidades?

Visão analítica 

Estar atento a todos os detalhes é uma das características da visão analítica.

Isso quer dizer que você precisa saber ter uma compreensão de forma objetiva. 

Ter visão analítica te impedirá de cometer erros que podem prejudicar seu negócio. 

Por exemplo: se você deseja ser um auditor de sucesso que presta serviços para operadoras de saúde, ter uma visão analítica vai fazer você se destacar em seu trabalho.

Proatividade

Essa é somente uma característica de um empreendedor, mas sim de um bom gestor em saúde! 

A proatividade é muito requerida no mercado, pois como você trabalhará com pessoas, é importante ter empenho de fazer as atividades por conta própria. 

A proatividade também te faz arriscar nos momentos certos, pois te fornece coragem e sabedoria para agir no momento exato.

Criatividade 

Por último, mas não menos importante, se você já possui seu produto ou serviço planejado, quer dizer que sua criatividade foi estimulada. 

A criatividade estimula o mercado. Logo, é preciso ser criativo para se destacar e não estamos falando somente no que você irá fornecer, mas também na maneira que sua organização de saúde será formulada.

Isso também deve refletir no modo em que você se relaciona com seus colaboradores. 

Seja criativo para não ser igual!

Criamos esse conteúdo para os futuros profissionais que buscam empreender na saúde. O setor da saúde está em constante evolução e temos certeza que você tem algo a agregar! Não se esqueça de se inscrever na newsletter Carefy e receber semanalmente conteúdos relevantes da saúde. 

Guia auditoria concorrente