banner ebook auditoria em saúde

O trabalho do enfermeiro no home care é fundamental para o tratamento. Na maioria das vezes, é ele quem tem o maior contato com o paciente, além de ser responsável por adaptar o ambiente domiciliar para as necessidades do quadro médico dele.

Porém, é preciso considerar quais são as atribuições específicas do trabalho envolvido.

Esse tipo de profissional tem responsabilidades imutáveis que são essenciais para o sucesso do tratamento realizado distante do hospital.

Além disso, quem trabalha como enfermeiro no home care precisa ter alguns atributos e habilidades que facilitem a eficácia de seu trabalho e entreguem valor ao paciente. Afinal, ele é a ponte entre a residência e o hospital.

Quer saber mais sobre o papel do enfermeiro no home care? Então, confira as informações descritas a seguir.

O que é home care e como ele funciona?

O setor de home care é aquele que corresponde ao atendimento e tratamento domiciliar do paciente. Então, em vez de se recuperar em um espaço como um hospital, ele recebe o cuidado em casa.

Assim, a modalidade também pode levar o nome de atendimento domiciliar.

Dependendo do tipo de tratamento, o home care pode exigir o uso de equipamentos e profissionais específicos para atender o paciente. Afinal, o objetivo é acelerar a recuperação dele em um ambiente confortável e familiar.

Muitas vezes, em casos de pacientes portadores de doenças crônicas, o home care é uma alternativa eficaz e que garante um acompanhamento diário da saúde deste paciente.

Ainda, o trabalho em home care pode ser prestado por uma equipe multidisciplinar que varia dependendo das necessidades do tratamento. 

Em casos mais graves, há a possibilidade de internação domiciliar, em que o paciente recebe um monitoramento equivalente ao que teria no hospital.

No entanto, o home care também representa desafios para o atendimento em saúde. Afinal, podem ocorrer limitações na atenção oferecida ao paciente, sem contar o risco da falta de equipamentos necessários para a realização do tratamento.

Qual é o papel do enfermeiro no home care?

A figura do enfermeiro no home care é de extrema importância. Mas o que faz parte da rotina deste profissional?

Como dito, muitas vezes o profissional de enfermagem é quem mais se dedica à recuperação do paciente no home care. 

Em casos, o técnico de enfermagem ou o profissional com graduação em enfermagem, permanece alocado permanentemente no domicílio do paciente, além de certificar-se de fazer visitas com alta regularidade para monitorar o quadro, quando necessário.

A seguir, conheça quais são as 5 atribuições mais comuns do enfermeiro no home care.

5 atribuições do enfermeiro no home care

1. Compromisso com a ética

Mesmo ao estar longe do hospital, deve-se atender aos valores éticos com os quais está acostumado no ambiente hospitalar. 

Isso significa priorizar o bem-estar do paciente, deixar as suas crenças pessoais de fora e se pautar pelo que é correto e adequado na profissão.

2. Organização de processos

Além de prezar pela saúde do paciente, o profissional também é quem se certifica de que tudo está organizado para o maior benefício do tratamento.

Isso significa facilitar o acesso a instrumentos e equipamentos, manter o ambiente arejado e permitir o melhor uso do ambiente domiciliar para o tratamento.

3. Avaliações periódicas

Quando necessário, o enfermeiro no home care também é responsável por avaliar constantemente o quadro de saúde do paciente. 

É ele quem precisará identificar eventuais melhoras ou pioras que precisam ser registradas para que o acompanhamento realmente seja minucioso. 

Nesse aspecto, também é fundamental ser detalhista.

4. Comunicação com o hospital

Ao se encontrar distante do hospital, o enfermeiro no home care deve fazer uso das ferramentas que tiver à sua disposição para se manter em plena comunicação com o hospital. 

e-book auditoria concorrente

Os profissionais de lá deverão prestar a assistência necessária, além de receber os relatórios de saúde do paciente feitos pelo enfermeiro.

5. Educação e estudos

Quem trabalha como enfermeiro no home care também tem o compromisso de se atualizar constantemente em relação aos últimos conceitos e tratamentos que possam ajudar o paciente.

 Afinal, o setor de auditoria de saúde está sempre em constante evolução com novas descobertas e tendências que podem fazer toda a diferença para as suas necessidades.

Quais são as habilidades mais importantes para um home care enfermeiro?

Para atuar em home care como enfermeiro, o profissional deve ter alguns atributos comportamentais e multidisciplinares.

Afinal, não basta apenas o conhecimento de enfermagem ou pós-graduação para atender o paciente nessas condições especiais. 

É preciso ir além da formação e do mercado de trabalho e pensar no paciente como ser humano.

A seguir, estão destacadas as principais habilidades que um enfermeiro no home care deve ter.

Empatia

Identificar-se com as necessidades do outro como se fossem as suas é fundamental para qualquer profissional da área de saúde, especialmente na auditoria de enfermagem.

Afinal, ele é quem tem maior contato com o paciente e recebe as suas demandas no dia a dia. Ter empatia é essencial para sempre entregar eficiência e ética.

Organização

Ter um ambiente organizado ajuda imensamente na qualidade do tratamento. Por ocorrer fora do hospital, no domicílio do paciente, esse trabalho costuma ser mais desafiador, mas não por isso menos importante.

O enfermeiro deve ser capaz de fazer o ambiente trabalhar a favor do tratamento.

Adaptabilidade

Ser flexível também é muito importante para quem é enfermeiro no home care levando em conta as mudanças que ocorrem no setor da saúde.

Novamente, estar em um ambiente externo ao hospital exige a capacidade de avaliar o espaço em que está para que seja possível aplicar as iniciativas adequadas para o tratamento. 

Durante o dia a dia, também será necessário se manter adaptável junto às novas necessidades do paciente.

Comunicação

Ao atuar no em home care, o enfermeiro deve ser uma pessoa com boas habilidades de comunicação. 

Afinal, ele serve como uma via dupla de comunicação entre o paciente e a equipe médica que fica no hospital. 

Ele deve ter uma boa oratória e ser capaz de verbalizar as necessidades do tratamento para que ele se desenvolva adequadamente.

Inteligência emocional

Essa característica é essencial para qualquer profissional de Enfermagem, especialmente aqueles que atuam em home care.

Por estar em um ambiente familiar ao paciente, é muito importante que o enfermeiro permaneça no controle de suas emoções mesmo quando o tratamento não progride pelo caminho esperado.

Quem trabalha como enfermeiro no home care tem responsabilidades de alta importância para o tratamento. Como está em um ambiente externo ao hospital, é preciso ser capaz de se organizar e adaptar o espaço para contribuir positivamente à saúde do paciente e aumentar a sua qualidade de vida.

 Dessa forma, é importante que tenha habilidades e competências compatíveis com essa função.

Conclusão

Como foi visto, o enfermeiro possui papel de extrema relevância no contexto de home care. Ainda, é relevante este profissional desenvolver habilidades e capacidades que irão possibilitar o desempenho de tarefas com excelência.

Gostou do conteúdo e quer se manter conectado às novidades em atendimento domiciliar, auditoria em saúde e todas as inovações da saúde brasileira? Inscreva-se agora na nossa newsletter.

indicadores de auditoria em saúde