O aprendizado é um importante aliado em todos os aspectos de nossa vida.

Seja ele profissional ou pessoal, a educação precisa fazer parte de nossas vidas, não apenas no início, mas por toda a nossa vida. 

E para profissionais gestores de saúde, o aprendizado precisa sempre estar sendo exercitado.

Ou seja, é sempre importante que o profissional busque formas de se educar e atualizar, afinal, o mundo vive em constante transformação e ficar para trás não é nada benéfico. 

Sendo assim, este conteúdo foi feito especialmente para você, gestor! Aqui daremos indicação de livros incríveis para turbinar sua carreira. 

4 indicações de livros para turbinar sua gestão

1. Gestão em Saúde

Por: Gonzalo Vecina Neto e Ana Maria Malik

Esta obra é altamente respeitada por oferecer um conteúdo sólido e abrangente, sendo fundamental tanto para estudantes como para gestores no campo da saúde

O livro mantém sua estrutura organizacional em cinco partes, com as quatro primeiras abordando tópicos cruciais relacionados à gestão, processos, organização e operação dos serviços de assistência à saúde

A quinta parte oferece estudos de casos que desafiam os leitores a aplicar seu pensamento crítico na avaliação de situações-problema e na busca por soluções. 

A edição mais recente se destaca pela modernização do projeto gráfico, melhorias nas ilustrações e uma extensa atualização de conteúdo. 

Esta atualização inclui dois novos capítulos sobre “Governança Clínica” e “Segurança do Paciente,” bem como a substituição de todos os estudos de casos, promovendo discussões atualizadas e relevantes.

2. Auditoria em Saúde: Série Gestão Estratégica de Saúde

Por: Marlus Volney de Morais e Haino Burmester

Para nossa segunda indicação de livros, este, aborda a crescente demanda por profissionais de auditoria na área de saúde. 

Ele examina a importância do uso adequado das informações, desenvolvimento de protocolos clínicos e padronização de procedimentos como ferramentas essenciais para garantir a qualidade da assistência aos pacientes

Além disso, oferece uma visão do histórico dos sistemas de saúde brasileiros e compara a execução da auditoria tanto no setor público quanto no privado

O livro também enfatiza a obtenção de informações valiosas para melhorar a qualidade da assistência à saúde, apresentando técnicas e exemplos práticos. 

Faz parte da “Série Gestão Estratégica de Saúde”, que se concentra em temas cruciais da área de saúde com uma abordagem prática e objetiva.

3. Compliance na Área da Saúde

Por: Andre Pontin e Angélica Carlini

O livro aborda o crescente foco na cultura de compliance no setor de saúde, especialmente após a exposição da “Máfia das Próteses”. 

Ele explora a importância do compliance em todos os segmentos do setor de saúde, incluindo hospitais, fabricação de dispositivos médicos, indústria farmacêutica e o Sistema Único de Saúde (SUS). 

Além disso, discute as interseções do compliance com várias áreas do direito, como a proteção do consumidor em saúde suplementar e a Lei Geral de Proteção de Dados.

4. Desafios da Gestão Estratégica em Serviços de Saúde Caminhos e Perspectivas

Por: Carlos Alberto Damázio e Luciana Gonçalves

Por último, na nossa indicação de livros, este aborda os desafios da gestão estratégica na saúde, que tem sido um foco de atenção devido ao seu crescimento e desenvolvimento tecnológico. 

O livro discute os principais desafios enfrentados na gestão de serviços de saúde complexos em um ambiente em constante mudança. 

Ele abrange uma ampla variedade de tópicos relevantes para gestores neste campo, refletindo sobre as questões que surgem devido ao aumento da demanda e da concorrência no setor de saúde.


Gostou do conteúdo? Inscreva-se na newsletter Carefy e receba semanalmente conteúdos incríveis e atuais sobre a saúde suplementar!

Banner Material Módulos da Carefy – 2