Muito se fala de sistemas de saúde, mas você sabe o que avaliar na hora de selecionar o ideal para a sua instituição de saúde? Listamos 4 pontos para você levar em consideração antes de contratar. Continue a leitura para descobrir.

Interoperabilidade

Ao avaliar sistemas de saúde é fundamental ver se o mesmo permite a interoperabilidade da operação, ou seja, se ele se integra com outros sistemas da instituição de saúde e permite o cruzamento de dados para um melhor entendimento da situação do paciente e uma gestão em saúde mais eficiente.

Isso possibilita que nenhum dado seja perdido e que todos sejam usados para o bem estar de cada vida e para o aumento da eficiência da instituição de saúde.

Portanto, não se esqueça de avaliar a possibilidade de integração.

Benefícios e vantagens de cada tecnologia

Implantar um sistema de saúde  na sua operação por implantar, sem nenhum motivo aparente, não é o recomendado para a sua instituição.

É essencial usar a tecnologia como um meio de gerar mais valor para o paciente e para a operação como um todo.

Portanto, leve em consideração os benefícios que cada tecnologia pode oferecer para o seu dia a dia, e elenque qual é mais pertinente para necessidades e para o contexto da sua instituição.

Assim é possível usar esse sistema para garantir a qualidade do cuidado prestado ao paciente, por meio da geração de indicadores em saúde, por exemplo.

Como:

  • Média de permanência na instituição
  • Internações por acomodação por mês
  • Pacientes por mês por CID
  • Número de pacientes, diárias, altas, tempo médio de internação por hospital
  • Reinternação no período

Aplicação em várias áreas

Pensar de forma sistêmica na hora de escolher um sistema de saúde faz toda a diferença. Pense e analise a possibilidade de aplicar cada sistema em mais de uma área.

O Carefy por exemplo pode ser aplicado em áreas como a medicina preventiva, auditoria concorrente, auditoria de contas médicas e home care.

Usabilidade

Sistemas confusos, complexos, e de difícil uso.

Quando se trata de tecnologia é muito importante a experiência do usuário. Ou seja é importante avaliar se o sistema é de fácil uso, se ele é simples e intuitivo

Afinal, o intuito de um sistema de saúde é simplificar o dia a dia no setor da saúde e não complicá-lo.

Portanto analise as tecnologias disponíveis no mercado e avalie qual proporciona a melhor usabilidade.

Nesse sentido, também é importante analisar se o software escolhido disponibiliza treinamento para a sua equipe.  Isso permite o melhor entendimento sobre formas otimizadas de utilizar essa tecnologia no dia a dia da operação.

Nesse sentido, existem vários pontos relevantes na hora analisar a adoção de um sistema de saúde ideal para a sua área.  Inscreva-se na newsletter na nossa Newsletter para se manter atualizado sobre tecnologia e gestão em saúde.

Banner Material Módulos da Carefy – 2