A tecnologia já evoluiu muito e fez com que a área da saúde crescesse e alcançasse novos patamares de agilidade e produtividade.
Nesse ramo, o profissional auditor é uma das principais profissões impactadas por essas tecnologias.
Porém, o contínuo avanço delas e a rapidez que traz aos processos, pode fazer com que as pessoas da área pensem que, no futuro, o trabalho que atualmente desempenham será substituído pelas máquinas.
Assim sendo, a boa notícia é que a auditoria na saúde não será substituída pela tecnologia.
Hoje, você vai entender mais sobre esse movimento do mercado e porque o trabalho do profissional auditor será otimizado e não substituído pela tecnologia.
Pegue um café e aproveite a leitura!
A importância do profissional auditor
Já sabemos que o profissional é o responsável por aperfeiçoar os procedimentos de operadoras de saúde, hospitais, consultórios ou clínicas e assim melhorar os serviços executados.
Seu trabalho vai além do operacional e impacta no tratamento dos pacientes, colaborando para que mais vidas sejam salvas com processos mais sustentáveis.
Para conseguir esse resultado, o profissional auditor atua em diversas frentes, onde ele precisa de conhecimentos sobre:
- saúde;
- normas;
- contratos;
- finanças e tecnologias, além de saber se relacionar com as pessoas para assim criar procedimentos mais assertivos.
Isso mostra a relevância que esse profissional tem na área da saúde, além de mostrar como seu trabalho é versátil.
Além disso, para desempenhar as tarefas do dia a dia é necessário um toque mais humano para gerar resultados que realmente impactem de forma positiva o cotidiano dos negócios relacionados à saúde.
Afinal, são profissionais que cursaram graduação na área da saúde. Logo, seu papel é fundamental para este setor.
O papel da tecnologia na auditoria de saúde
No entanto, é inegável que as novas tecnologias na saúde, como a inteligência artificial, por exemplo, já consegue atuar em diversas vertentes das instituições como no processo de auditoria.
Porém, é importante perceber que as novas tecnologias aplicadas têm o principal objetivo de ajudar os profissionais da auditoria no seu dia a dia.
Isso porque oferece informações e faz análises de dados mais precisas para ajudar o profissional na tomada de decisões.
Por conta dessa atuação, podemos perceber que o papel da tecnologia na auditoria de saúde é realmente o de ajudar os profissionais no seu trabalho e direcionar sua atividade para o que foram treinados para fazer: olhar para o paciente de forma holística.
Ou seja, fazem com que eles tenham mais tempo para focar no caso em questão, resolvendo problemas mais analíticos, deixando as atividades mais repetitivas para a tecnologia realizar.
Qual o futuro do profissional auditor?
Com novas tecnologias para ajudar no cotidiano do profissional auditor, fica mais fácil contribuir para o desenvolvimento do setor da saúde.
“O futuro do profissional auditor é aliado às tecnologias e às inovações no setor. “
Podemos imaginar um cenário com menos tarefas e repetitivas e um maior número de tarefas de análise e resolução de conflitos.
Assim, o profissional auditor do futuro terá um perfil mais analítico, interpessoal e humano.
E quem tiver disposto a se capacitar nessas novas tecnologias pode tornar isso um diferencial no mercado de trabalho.
Isso porque, quando esse profissional trabalha ao lado das tecnologias, é possível:
- Olhar com mais atenção para a otimização aos recursos de saúde;
- Tomar decisões embasadas em dados de forma mais rápida;
- Trabalhar com métricas de performance e eficiência;
- Ter tempo para desenvolver novas habilidades interpessoais como oratória;
- Ascender na carreira;
Por fim, ao alcançar esses e outros resultados, podemos ver que tecnologia na auditoria da saúde consegue melhorar o trabalho de todos os envolvidos.
E ela veio para ficar.
Você está preparado para mudança?
Se cadastrando na newsletter você recebe artigos como este toda semana e já está se antecipando para as mudanças do setor. Clique e se cadastre!