O enfermeiro auditor é um profissional essencial no processo de auditoria em saúde. Mas você sabe o que faz e quais as habilidades necessárias para começar na área? Confira a seguir como transformar ou potencializar sua carreira profissional.

A importância da auditoria em saúde

A auditoria em saúde é uma atividade primordial para a melhoria dos serviços e deve ser utilizada como ferramenta de gestão. Ela serve como método de controle, avaliação, melhoria contínua e otimização de resultados, tanto para a correta alocação de recursos quanto para o alcance da qualidade e boas práticas em saúde. 

O que faz e qual o papel do enfermeiro auditor

O enfermeiro auditor, apto para realizar esta atividade, é extremamente importante para a sustentabilidade dos sistemas, tanto público quanto privado. 

Isto porque, através da auditoria é possível identificar não conformidades e agir estrategicamente. 

O enfermeiro auditor é responsável pela análise e conferência dos processos, condutas e uso de materiais, medicamentos e procedimentos realizados durante um atendimento de saúde, sendo ele feito em um hospital, clínica, etc.

Assim é um profissional essencial para o controle de gastos e mensuração de qualidade da assistência de uma instituição de saúde. 

Apesar dos desafios da auditoria em enfermagem, os resultados são muito satisfatórios e refletem a boa gestão exercida por quem utiliza a auditoria para benefício dos atores do setor saúde – SUS, prestadores de serviço, operadoras de planos de saúde. 

Desta forma, não só enfermeiros auditores mas auditores em saúde no geral (Enfermeiros, Médicos, Fisioterapeutas, etc) são fundamentais para a manutenção da qualidade e devem ser vistos como os representantes da gestão, pois são os responsáveis pela evolução qualificada dos Sistemas de Saúde. 

Como se tornar um enfermeiro auditor

A Auditoria em Saúde é uma área que desperta interesse entre os profissionais da enfermagem, principalmente em quem tem aptidões em gestão para e visa um salário médio de cerca de R$ 3.700.

Entretanto, muitos têm dúvidas com os primeiros passos para entrar na auditoria. 

Identificando-se com este perfil, o enfermeiro deve ir em busca de especialização na área, assim como cursos livres, de pós-graduação e capacitações.

É muito importante, também, que a vivência assistencial faça parte da base curricular deste profissional, dada a importância de saber a técnica para ter embasamento para auditar. 

Tanto a auditoria concorrente como a de contas hospitalares têm seus desafios. Alguns procedimentos e condutas em unidades como UTI, CC, hemodinâmica e ambulatórios de quimioterapia, são bem específicos e necessitam de maior conhecimento. 

O mais importante é que o profissional que se dispuser a auditar, leve a sério a atuação e seja um instrumento de mudança e melhoria onde quer que atue. 

Com o mercado de trabalho exigente, torna-se necessária a constante atualização profissional. Entre as maneiras de atuação, estão os cursos abertos com temas específicos e atuais. 

Habilidades do enfermeiro auditor

1. Conhecimento de todas as atividades do processo

Para exercer a auditoria, é primordial que o enfermeiro auditor esteja envolvido em todas as fases do cuidado ao paciente, atuando de forma preventiva e, também, corretiva.

2. Busca atualização profissional constantemente

Como em qualquer profissão, para se tornar um profissional de destaque, é necessária constante atualização. 

Manuais, protocolos, portarias, leis, devem fazer parte das leituras de um auditor. 

Cursos na área de auditoria em saúde, também devem fazer parte para melhoria de carreira. 

Além disso, a postura profissional deve condizer com a responsabilidade inerente à auditoria. 

3. Tem postura ética e imparcial

Quem trabalha com auditoria sabe que nem sempre é bem-vindo ou bem visto. Essa é uma realidade de quem exerce esta função. 

É compreensível, considerando que ninguém gosta de ser contestado, pois a impressão causada é de que o trabalho avaliado possui falhas e isto acaba sendo levado para o lado pessoal.

Entretanto, a finalidade da auditoria é subsidiar tomadas de decisão, sempre primando pela qualidade dos serviços prestados, assim como a correta alocação de recursos. Enfermeiros auditores são agentes de melhoria para todos os sistemas.

Assim, é premissa entre os auditores a conduta ética e imparcial frente às suas análises, se baseando em princípios éticos e de equidade, visando a neutralidade e justiça em suas análises e pareceres.

Aqui a oratória e a capacidade de comunicação pode ajudar a evitar conflitos e facilitar negociações.

4. Faz cursos e especializações em outras áreas

Com o mercado de trabalho exigente, torna-se necessária a constante atualização profissional. Entre as maneiras de atuação, estão os cursos abertos com temas específicos e atuais. 

Cada profissional vai trilhar seu próprio caminho, pois pessoas são diferentes e têm experiências e percepções diversas sobre situações iguais. 

Porém, para se tornar um auditor, deve-se estar consciente de que vai lidar com cálculos, indicadores, normas, regras, contratos e mediações de conflito entre as partes interessadas. Além disso, é necessário conhecimento sobre conceitos em economia e tecnologias de saúde, além de conhecimento de alguns conceitos, como:

  • Economia na saúde (Inflação, VCMH);
  • Dados atualizados sobre os Sistemas de Saúde (SUS e SS);
  • Tecnologias aplicadas à saúde;
  • Técnicas de negociação;
  • Noção de leis, normas e portarias, inclusive questões jurídicas;
  • Elaboração de relatórios e pareceres padronizados e escritos dentro das regras ortográficas.

Dica para enfermeiros auditores

Caso o profissional já esteja atuando e almeje crescimento, a minha dica é: 

Entregue mais que o solicitado, seja o diferencial na sua área, estude muito! 

Se você está procurando vagas nesta área, vá em busca sem medo dos “nãos”, prepare-se para o mercado de trabalho e mostre o que você tem a oferecer. 

Lembre-se: as oportunidades surgem a todo momento. Basta estar ativo no jogo!

Sobre o Carefy

O Carefy é um software para gestão e monitoramento de internações focado em todo o processo de auditoria em saúde. Nele inclui os módulos de auditoria concorrente, auditoria de contas hospitalares, prorrogações e home care para uma gestão centralizada e eficiente. Para saber mais clique aqui. 
Gostou do conteúdo?! Inscreva-se na nossa newsletter para receber semanalmente conteúdos estratégicos sobre gestão em saúde.