Desde o início da civilização, a comunicação se tornou um instrumento importante para as pessoas, é com ela que podemos nos expressar, passar informações, conhecimentos, etc.
Com o passar do tempo a comunicação foi evoluindo e se tornando o principal meio de comunicação da humanidade. Um meio importante no ofício de um médico é a comunicação com seus pacientes.
No conteúdo de hoje veremos o quão importante é a comunicação médico paciente. Boa leitura!
O poder da comunicação
Não estamos falando do livro de Manuel Castells “O poder da comunicação” e sim de como ela impacta diretamente nas ações que os pacientes tomarão após o recebimento de uma mensagem.
E se a comunicação for feita de maneira eficaz, o risco de que o receptor entenda de outra forma é muito menor.
Podemos citar dentro do conceito da comunicação médico paciente, a realização dos cuidados humanizados. Entender as dores do paciente e conseguir oferecer o melhor serviço é um dos pilares da humanização do cuidado.
Comunicação para acalmar: pacientes que estão acamados em leitos hospitalares, muita das vezes podem desenvolver ansiedade ou outros problemas por se verem naquela situação, cabe aos profissionais conversarem e terem um momento de “desabafo” com o paciente e com a família também.
A comunicação médico paciente não está limitada somente aos médicos mas abrange todos os profissionais, além de não estarem confinados nos hospitais.
Por exemplo, um paciente home care com acompanhamento de um enfermeiro, a comunicação por parte do profissional visa ajudar, auxiliar na sua recuperação, além também de conversar com a família a respeito de seu estado.
Comunicação para informar: Podemos citar também a tecnologia como auxílio, por exemplo, enfermeiros home care podem fazer uso de softwares de gestão para encontrar informações importantes sobre o paciente, com informações em mãos, o profissional consegue criar um discurso que irá suprir as questões acerca do paciente e de seu tratamento e assim oferecer um serviço eficiente.
Veja também: como a tecnologia está reduzindo os custos da para a saúde suplementar?
A importância da comunicação médico paciente
Não há uma única resposta para essa pergunta. Existem maneiras de explicar a comunicação médico paciente, como por exemplo, quando o profissional irá dar a notícia que o tratamento e os medicamentos não estão mais fazendo efeito ao paciente e que ele corre risco de ameaça a sua vida.
Nesse momento o profissional deve adquirir uma postura empática sobre a situação e abordar de maneira que o paciente e seus familiares entendam a situação (após os cuidados paliativos podem ser iniciados).
Ou quando o profissional percebe que o paciente está muito ansioso pelo resultado de um exame, o profissional o acalma mostrando as possibilidades de tratamento,etc.
Mas há momentos em que o profissional precisa ser rígido, pois certos pacientes não seguem o que foi prescrito, ou se recusa a tomar determinado medicamento.
A comunicação médico paciente: acalma, acolhe, respeita, entende, etc.
Como as operadoras podem incentivar a comunicação médico paciente?
Através de treinamentos com foco em comunicação, para que os profissionais sejam educados da melhor forma possível de qual postura, tom de voz adotar em determinada situação. Com isso os gestores incentivam a humanização dos cuidados entre os profissionais, aumentando a eficiência da equipe, e tornando-os profissionais cada vez mais humanos e empáticos.
Além do incentivo para a comunicação, os gestores podem contar com o auxílio da tecnologia para encontrar as informações dos pacientes. No mercado existem softwares de gestão de pacientes internados, que dão ao profissional informações pertinentes sobre o paciente, conseguindo acompanhar toda sua jornada dentro da instituição.
Dessa maneira a comunicação médico paciente pode ser mais efetiva, pois com as informações o profissional consegue entender melhor seu caso e oferecer o melhor serviço.
Gostou do conteúdo? Inscreva-se na newsletter Carefy e receba semanalmente conteúdos estratégicos sobre a saúde!