Guia auditoria

Utilizando tecnologias como a Data Analytics — ou análise de dados —, os softwares de gestão se tornam as pontes para que as operadoras de plano de saúde cheguem a resultados satisfatórios em relação ao tempo de permanência dos pacientes internados e também à redução dos custos de cada internação.

Dessa forma, é essencial que você se familiarize com o conteúdo que estamos falando. 

Software de gestão e monitoramento de internações é uma inovação na área da saúde que visa centralizar as informações internas de uma operadora, bem como auxiliar no processo de tomada estratégica de decisões.

O complicado processo de auditoria, que inclui a avaliação dos serviços, atendimentos e procedimentos que os pacientes recebem nos ambientes hospitalares, ambulatoriais e de diagnósticos faz parte do pacote do software de gestão que a Carefy disponibiliza no mercado.

Mas agora uma pergunta: a operadora de plano de saúde da qual você faz parte ainda não conta com um software de gestão para otimizar as rotinas administrativas e garantir a eficiência na mensuração de dados de auditoria médica e de pacientes internados?

Se a sua resposta a essa nossa questão foi NÃO, você está no lugar certo para adquirir conhecimento e melhorias para sua gestão. Abordaremos logo a seguir:

  1. o que é, qual a história e a aplicação prática de Data Analytics no seu trabalho como gestor;
  2. resistência no emprego dessa tecnologia na sua operadora. Te mostraremos o caminho de ouro para atingir o seu objetivo e implantar, definitivamente, esta inovação na rotina dos colaboradores;
  3. as facilidades que o sistema da Carefy oferece para a área da saúde.

O que é Data Analytics?

Em um universo macro, podemos caracterizar Data Analytics como a tecnologia que examina um mar imensurável de informações. 

Esse grande volume de dados é chamado de Big Data, que nada mais é do que os dados armazenados em dispositivos tecnológicos, como computadores, tablets e celulares.

A partir dessa primeira captação, a ciência possibilita que os dados sejam armazenados em um software, consultados a qualquer momento, analisados e, assim, podem servir como base para a tomada de decisão do gestor.

Aferir esses dados, é quando o gestor consegue visualizar um planejamento e uma direção para seus resultados diários.

A análise de dados é imprescindível para o momento atual em que vivemos. É ela que possibilita a formação de ideias no presente para a busca de soluções para o futuro. Agora, veja como surgiu essa tecnologia de análise de dados.

História

Há pelo menos 15 anos, o termo Data Analytics começou a fazer parte do mundo empresarial. 

Com um mercado cada vez mais competitivo, as empresas passaram a buscar soluções na área tecnológica para suprir as deficiências que um processo manual escancara.

Mesmo no mundo antigo, sem o uso das tecnologias atuais, há registros de que, anotar dados para usá-los de maneira estatística, é sim uma forma de corrigir rotas e descobrir novas correntezas. Vamos a alguns exemplos?

  • O imperador romano Augusto realizou três recenseamentos, em 28 a.C., 8 a.C. e 14 d.C.;
  • O filósofo chinês Confúcio relatou informações sobre a China 2000 anos antes de Cristo;
  • Os diários de bordo dos grandes navegadores traziam informações detalhadas sobre as navegações.

Essas histórias nos ajudam a compreender a importância que a organização dos dados tiveram para a evolução da humanidade.

Foi a partir do uso das tecnologias disponíveis à época que foi possível traçar novas rotas, medir riscos e avançar em territórios.

Atualmente, a tecnologia da Data Analytics possibilita que falhas de comunicação, de registro de dados e de armazenamento passem a ser supridas. E, na área da saúde não é diferente. 

Segurança

Na questão relacionada à segurança dos pacientes, a preocupação existente está ligada ao banco de dados que as operadoras de saúde possuem sobre seus clientes.

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor em 2020 e as empresas ainda estão em fase de adaptação com suas regras.

Na área da saúde, a LGPD protege os dados sensíveis, por exemplo, que são utilizados nas trocas de mensagens dos processos de auditoria.

A recomendação é que a perda de informações seja reduzida com o aumento do número de auditorias realizadas. 

Por este motivo, as operadoras devem implantar o software Carefy, que possui padronização na coleta de dados e um fluxo de auditoria com maior agilidade.

Como aplicar Data Analytics na área da saúde?

Você já parou para pensar em quais — e quantos — desafios você precisa lidar em um dia comum no seu ambiente de trabalho? Estamos falando de:

  • Relatórios;
  • Protocolos;
  • Equipes externas;
  • Pacientes internados.

Digitar essas informações, controlar, analisar, encaminhar decisões a partir delas faz parte do ofício de um gestor em saúde. 

É para facilitar essas rotinas e, ainda, elaborar decisões críticas e ágeis sobre os pacientes internados e sobre as auditorias em saúde que as soluções em software de gestão existem.

As vantagens de analisar os dados armazenados em dispositivos eletrônicos e colocá-los em um mesmo lugar que possibilite a consulta e posterior avaliação é enorme para a área da saúde.

É a tecnologia da Data Analytics que possibilita que decisões diagnósticas, prescritivas, descritivas ou preditivas sejam tomadas.

Ao analisarmos cada um desses elementos, podemos ter a dimensão do quanto esse processo é seguro para a área da saúde. 

Contribuição do Data Analytics nas jornadas dos pacientes

Em uma decisão diagnóstica, o Data Analytics permite que seja identificado por qual motivo o paciente será levado a algum estágio do tratamento.

Em uma prescrição, é possível identificar as probabilidades e efeitos colaterais daquele caminho a seguir.

Já em uma análise descritiva, dá para compreender o que acontece no cenário atual. Na última análise, a preditiva, é possível antecipar os efeitos daquela decisão.

O caráter desses tipos de análise são fundamentais na área da saúde. É a partir deles que os pacientes são levados a ter segurança em seus tratamentos e internações. 

Também, que os planos de saúde podem avaliar a jornada de cada paciente e administrar as variáveis de cada internação: tempo, custo e desfecho.

Para compreender a prática da análise de dados, siga a leitura do artigo que explicaremos esse passo a seguir.

Entendendo na prática a análise de dados na saúde 

Para dar destaque à instituição onde você trabalha, o Data Analytics coleta os dados, armazena e os transforma em informações úteis para a sua rotina.

Esse processo é fundamental para alinhar a competitividade entre operadoras de planos de saúde. Mas, como a área da saúde consegue ampliar esses pontos positivos que Data Analytics traz?

É simples: investindo cada vez mais em tecnologia, inovação e capacitação dos gestores responsáveis.

Os softwares de gestão ainda permitem que os profissionais da área da saúde visualizem outras funcionalidades, como:

  • custo total de cada internação;
  • mapa localizando as internações;
  • quantidade de eventos adversos;
  • taxa de mortalidade;
  • tempo médio de permanência nas internações;
  • diárias utilizadas por cada paciente.

Como a Carefy pode te auxiliar na implantação de um sistema de Data Analytics?

Nosso time está preparado para atender às suas demandas! Ao entrar em contato conosco, você verá nossa plataforma e como trabalhamos com nossos clientes.

Na demonstração de como nosso software funciona, entraremos em contato com as informações que os dispositivos tecnológicos da sua empresa guardam. E é nesse ponto que a tecnologia Data Analytics entra. 

Depois de termos esses dados conosco, nosso time de analistas vai apresentar os resultados através da organização e síntese dos dados preliminares, com a ajuda de ferramentas tecnológicas, que extraem os dados e os transformam em informações precisas. 

Após esse primeiro passo, conseguimos criar relatórios preciosos que possibilitam a você, gestor, seguir a trajetória e passar a tomar decisões certeiras para o plano de saúde que você representa. Vamos conhecer algumas das funcionalidades do nosso software?

1. Auditoria concorrente 

É um módulo que avalia a jornada de atendimento do paciente e é utilizado tanto pelo plano de saúde, quanto pela equipe médica e de enfermagem. 

É nesse tópico que são abertas as internações, que é possível acompanhar o quadro de evolução do paciente, cadastrar os procedimentos médicos e criar pendências.

2. Auditoria de contas médicas

Essa funcionalidade permite a visualização do que foi realizado durante a internação. Para a equipe interna da operadora de saúde, disponibilizamos uma versão do software no aplicativo. Ali, os colaboradores poderão inserir as informações de cada paciente.

3. Home Care

As internações monitoradas não são apenas aquelas em instituições de saúde. Também contamos com a tecnologia para realizar a vigília dos cuidados que o paciente tem em seu domicílio.

Para isso, a equipe externa que cuida do paciente tem acesso ao aplicativo em seus dispositivos eletrônicos.

4. Prorrogações

Nessa função, a perda de documentos é minimizada e, com o software, os prazos combinados com os prestadores de serviço podem ser acompanhados pela plataforma.

Nesse módulo, há dois tipos de acesso: para as operadoras de saúde e para os prestadores de serviço.

Pela operadora, é possível acessar as informações, analisar os pedidos e, ainda, se comunicar com o prestador via chat. Isso é uma garantia de que o que foi conversado e acordado vai ficar ali gravado.

A tecnologia de Data Analytics ainda possibilita para o gestor a função de visualizar o andamento dos trabalhos de suas equipes, tanto as internas quanto as que prestam serviço para as operadoras no ambiente externo.

Trabalho com as equipes

Está com problemas com a equipe de auditores? Agora você pode encontrar em apenas um lugar os dados referentes às atividades da equipe e, assim, mensurar os resultados apresentados para a sua operadora de saúde.

Se a falha na comunicação é com os prestadores de serviço, utilizamos a função de chat, que deixa gravada a informação que você conversou com a equipe e, assim, minimiza os atrasos e confusão de atividades.

O Data Analytics presente na nossa tecnologia é a responsável por gerar relatórios personalizados que permitem tomar decisões assertivas sobre cada internação.

Para cada paciente internado pela operadora de saúde em que você trabalha, há ainda a relação com o hospital — ou centro de diagnóstico ou ambulatório — que a operadora vai cultivar.

O software traz para a equipe médica a precisão nos diagnósticos, a prevenção de doenças e uma escolha mais eficaz de tratamento.

Isso aumenta a qualidade do atendimento ao paciente e, consequentemente, é o que contribui para os desfechos satisfatórios das internações.

Mais sobre o Data Analytics e o software Carefy

Há vários aspectos que podemos levantar sobre o Data Analytics. Para começar, vamos elencar os benefícios que essa tecnologia traz para a área de gestão em saúde:

  • Precisão na coleta de dados;
  • Segurança no armazenamento das informações;
  • Agilidade na tomada de decisões;

Quanto às particularidades do software de gestão que a Carefy oferece aos gestores em saúde, podemos mencionar o controle sustentável dos recursos no plano de saúde que você administra. Os números mostram a eficiência do nosso trabalho:

  • 350.000 internações monitoradas;
  • + 137% de eficiência na equipe;
  • – 13% de custos de internação;
  • – 40% de média de permanência na internação.

As premiações que recebemos são a nossa vitrine! Em 2017, ficamos em 1º lugar no Healthcare Innovation Show, o HIS, um trade show focado em tecnologia e informação que busca premiar os melhores profissionais da área da saúde.

Desde 2019, estamos no Ranking 100 Open Startups, uma plataforma que mede, de forma objetiva, o quão atraente uma startup é para o mercado.

Para uma operadora de plano de saúde que procura sucesso em sua administração, não são somente os dados e números positivos que importam.

Afinal, a queda na média de internação de cada paciente é importante, a diminuição dos custos de internação também, pois valorizam o seu trabalho e, finalmente, o controle de cada passo da equipe vale ser levado em consideração.

Mas o aspecto humano é o mais importante para que as tecnologias e inovações sigam crescendo na área da saúde.

A tecnologia de Data Analytics é um dos pontos que permitiram a evolução dos softwares para sistemas que abrangem toda a internação de um paciente e, assim, melhora a qualidade de cada atendimento.

É para cada paciente bem atendido, diagnosticado, encaminhado e cuidado pelas operadoras de saúde, que a Carefy segue trabalhando e diversificando suas tecnologias.

Para conhecer melhor os nossos planos, entre em contato conosco e não deixe, também, de acompanhar nossas redes sociais!

Guia auditoria concorrente