banner ebook auditoria em saúde

Desafios” esta palavra pode deixar qualquer gestor preocupado! Com a concorrência do mercado da saúde brasileiro e a dificuldade de crescer no setor pode até parecer mesmo que os desafios são impossíveis de serem ultrapassados. 

Porém a realidade pode ser contraditória. É claro que com vários fatos negativos a respeito do setor da saúde podem desanimar e levar a pensar que não há como vencer os desafios. 

Mas como dito, a realidade pode ser o contrário! É possível transformar os desafios que as operadoras de saúde passam em oportunidades. Isto é claro, depende do quão disposto você está para realizar esta caminhada. Já adiantamos que não é fácil e requer planejamento, porém não é algo impossível. 

No conteúdo de hoje iremos abordar a respeito de como as operadoras de saúde podem transformar os desafios em oportunidades. Continue a leitura e confira nossas dicas! 

Reflexão dos desafios das operadoras de saúde 

A saúde suplementar passou por um imenso abalo durante a pandemia de COVID-19, muita das vezes mostrando que tanto o sistema público quanto o privado não estavam preparados para uma crise sanitária de grande porte.

Mesmo após o período pandêmico, as cicatrizes permanecem. Estas mesmas cicatrizes se tornam desafios que as operadoras de saúde e o setor como um todo precisam ultrapassar. 

Inflação médica: Durante a pandemia a inflação médica teve sua maior alta, prejudicando a aquisição de materiais para o tratamento dos pacientes. Mesmo hoje a inflação ainda é um problema, por exemplo, em 2021 ainda no período pandêmico, o aumento comprometeu em 4% a mais nos bolsos das famílias. 

Medidas de prevenção de doenças: Campanhas de prevenção de doenças geralmente não eram levadas a sério, pois os investimentos eram poucos. Mesmo hoje após a pandemia, as campanhas de prevenção ainda são poucas. 

Pode parecer que não é muito importante mas um grande número de pessoas doentes causam sobrecarregamento do sistema, sem falar que dependendo da doença, os custos do tratamento são altos. 

Recursos médicos usados de forma desnecessária: Outro problema está relacionado ao uso de recursos médicos de forma desnecessária, por exemplo o paciente realizar o mesmo exame mais de uma vez. 

Uma hipótese para o problema pode ser pois não há o uso de sistemas conectados que mostram o que foi realizado com o paciente. Além de medicamentos e uso de equipamentos sem a real necessidade.

Dicas para transformar os desafios e oportunidades 

Após refletir sobre alguns desafios que as operadoras encontram, mostraremos dicas para conseguir transformar os desafios e oportunidades! Lembrando que é preciso estar engajado e com foco e ter a mente aberta para entender o que está acontecendo com sua operadora de saúde para que esses desafios não sejam ultrapassados. 

Para iniciar nada melhor do que:

Mantenha o pensamento positivo 

Pode parecer datado e clichê dizer isto, mas pode ter certeza que manter positividade irá te ajudar e muito! Isso porque pensar positivo é o primeiro passo para entender melhor os desafios e olhá-los com outro olhar. 

Lembra quando dissemos para ter mente aberta? Isso é importante para a positividade. Além de acalmar te mostrará caminhos para a resolução do desafio. 

Mantenha a equipe engajada

A positividade não pode ser via de mão única, é preciso que todos os envolvidos estejam engajados com a resolução do problema. Por isso é importante que gestores tenham postura e saibam abordar a equipe de maneira que entendam que não é um “bicho de sete cabeças” e que é possível vencê-lo. 

Saiba pedir auxílio quando precisar 

Quando se está em posições de liderança e gestão é normal acabar passando a falsa impressão de que não é necessário nenhum tipo de ajuda, na verdade verdadeiros líderes sabem quando pedir auxílio. Lembre-se o aprendizado é uma via de mão dupla, mesmo gestores podem aprender com sua equipe. Para isso é preciso ouví-los.  

Foque na solução e menos no problema 

Sabia que é possível administrar o desafio? Isso mesmo! Com o foco na solução é possível dividir em etapas o que poderá ser feito. Focar no problema só trará problemas, pois falar somente dele deixará todo o processo estagnado e nada terá avanço. 

Aceite as mudanças 

Do que adianta realizar todo o escopo para vencer o desafio se você não consegue aceitar as mudanças? É comum que durante a trajetória mudanças sejam feitas e isso é completamente normal, mudanças significam evolução, e quando ocorre na busca por ultrapassar os obstáculos significa que sua operadora de saúde está se desenvolvendo em busca de eficiência e eficácia. 

Planeje cada detalhe 

Este último tópico diz respeito à organização, após apresentarmos as dicas sobre os desafios e oportunidades é importante que falemos sobre planejamento. É preciso planejar cada etapa do processo, documentando tudo que envolve o desafio. 

Planejar parte do princípio de buscar entender o motivo do desafio e os caminhos para a resolução do mesmo. Mantenha arquivado todas as decisões, organize reuniões, realize testes (por exemplo, teste A/B). 

A organização evita que caso não acerte de primeira (o que é comum) evita a perda de engajamento e a frustração tanto por parte dos gestores quanto por parte da equipe. 

Ficou mais claro como transformar os desafios e oportunidades? Na prática o fluxo de ideias será mais prático. Não se esqueça de se inscrever na newsletter Carefy para receber semanalmente conteúdos sobre o mercado da saúde. É rápido e gratuito! 

e-book auditoria concorrente