banner ebook auditoria em saúde

Muito se fala sobre a DUT da ANS, diretriz implementada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Mas você sabe quais são os seus impactos e benefícios? Leia abaixo para descobrir

O que é DUT da ANS?

DUT consiste na Diretriz de Utilização que foi criada pela ANS a fim de que os planos de saúde contemplem obrigatoriamente os tratamentos que constam no rol de procedimentos e que estão descritos nas situações específicas pré estabelecidas por essa diretriz. 

Importância da DUT da ANS

A DUT ANS é importante no contexto de auditoria em saúde pois garante a cobertura de tratamentos e procedimentos  pelas operadoras de planos de saúde, possibilitando que o paciente receba o cuidado necessário.

Objetivos e Impactos da DUT da ANS

Essa diretriz objetiva:

  • Determinar os pré-requisitos para a liberação de determinado tratamento pela operadora de plano de saúde, desde idade, histórico familiar de ocorrência da doença, condição clínica, entre outros.
  • Proporcionar que os pacientes que  apresentam um quadro clínico que necessita de intervenção médica e tratamento receba os cuidados necessários para que ocorra um desfecho satisfatório
  • Regularizar e padronizar quais são os tratamentos e procedimentos que devem ser cobertos por todas as operadoras de planos de saúde
  • Limitar a cobertura dos planos de saúde, a fim de liberar apenas tratamentos que realmente são necessários.

Procedimentos contemplados pela Diretriz de Utilização (DUT)

Diversos procedimentos são descritos pela DUT da ANS, confira alguns tratamentos  que constam na diretriz a seguir:

BRAF 1

Cobertura obrigatória para o diagnóstico de elegibilidade de pacientes com indicação de uso de medicação em que a bula determine a análise de presença/mutação dos genes para o início do tratamento

Dímero – D

Cobertura obrigatória quando preenchido pelo menos um dos seguintes critérios: 

a. avaliação de pacientes adultos com sinais e sintomas de trombose venosa profunda dos membros inferiores;

 b. avaliação hospitalar ou em unidades de emergência de pacientes adultos com sinais e sintomas de embolia pulmonar. 

c. avaliação hospitalar ou em unidades de emergência de pacientes com pneumonia ou síndrome respiratória aguda grave, com quadro suspeito ou confirmado de infecção pelo SARS-CoV-2 (COVID 19). 

Eletroforese de proteínas de alta resolução

Cobertura obrigatória em casos de investigação do mieloma múltiplo, plasmocitoma, gamopatia monoclonal e outras doenças imunoproliferativas.

Implante de eletrodos e/ou gerador para estimulação medular 

Cobertura obrigatória para pacientes adultos com síndrome de dor crônica de origem neuropática quando haja relatório médico e fisioterápico atestando ausência de melhora da dor, ou redução inferior a 50% no escore VAS, com tratamento medicamentoso e fisioterápico realizado continuamente por um mínimo de 6 meses

Como o Carefy auxilia no processo?

O Carefy é uma dessas tecnologias que vieram auxiliar no processo de redução de custos desnecessários no setor da saúde suplementar. 

Através do software de gestão e monitoramento de internações é possível conferir se todos os procedimentos do paciente condizem com o Rol da ANS, permitindo assim uma gestão centralizada e focada em eficiência. 

Para saber mais clique aqui. 

Gostou do conteúdo?! Inscreva-se na nossa newsletter para receber semanalmente conteúdos estratégicos sobre gestão em saúde.

e-book auditoria concorrente