banner ebook auditoria em saúde

Em uma operadora de saúde existem fatores que afetam a tomada de decisão, bem como uma decisão mal feita. 

Aqui, é importante analisar que todos os profissionais estão sujeitos a passarem por algum destes problemas, afinal, somos humanos, porém, os desafios precisam ser superados para que você cresça como profissional e crie caminhos positivos para sua operadora. 

No conteúdo de hoje, abordaremos os fatores que impactam na tomada de decisão no que tange a gestão da inovação em saúde: 

1. Desconhecimento do problema

A obtenção de uma decisão acertada inicia-se pela compreensão precisa do problema em questão. Concorda? Identificar exatamente por que a situação atual representa um problema e entender as metas da solução são passos cruciais. 

Agir diante de um problema sem uma compreensão profunda é equivalente a tentar escolher entre diferentes rotas sem um destino claro!

Um processo eficiente de tomada de decisão começa com uma análise de dados que proporcione uma compreensão detalhada da necessidade da decisão, possibilitando escolhas informadas. 

Normalmente, essa avaliação é conduzida por meio de análises e comparações de dados relacionados à situação que a operadora está enfrentando.

Se a perda de competitividade é o desafio, é crucial avaliar não apenas os dados internos, mas também os da concorrência, e assim por diante.

2. Evitar limitar e segmentar as opções

Um dos fatores que afetam a tomada de decisão na gestão da inovação é não implementar ações para limitar as opções. Embora a presença de diversas alternativas seja positiva até certo ponto, ter um excesso delas pode levar à confusão.

Portanto, ao invés de se deparar com uma ampla gama de opções e correr o risco de confusão, é aconselhável agir para eliminar muitas delas, mantendo apenas as alternativas relevantes. 

Essa abordagem não apenas previne decisões precipitadas, como também assegura que apenas opções realmente benéficas sejam consideradas para alcançar os resultados desejados.

3. Falta de base em dados

Embora a bagagem profissional seja importante, não deve ser o único componente na tomada de decisão, pois isso aumenta o risco de escolhas incompatíveis com as necessidades da operadora

Um equívoco frequente de gestores é a ausência de apoio em dados, sendo que números e estatísticas são fundamentais. 

A melhor maneira de utilizar dados na tomada de decisão é mediante um software de gestão, como o Carefy, capaz não apenas de compilar, mas também de gerar dados relevantes automaticamente. 

4. Ausência de avaliação de riscos

O excesso de confiança frequentemente resulta em erros na tomada de decisão, pois confiar apenas na experiência pessoal do gestor pode levar a escolhas inadequadas. Toda decisão, por menor que seja, carrega consigo um risco, tornando importante considerar esses elementos.

Quem será impactado pela decisão? Quais são os possíveis desdobramentos se a decisão for equivocada? Quais são as consequências caso algo saia do controle? 

Responder a essas perguntas proporciona uma compreensão profunda dos riscos e das consequências associadas à decisão.

5. Erro no momento da decisão

Decidir após a instituição sofrer os impactos pode não ser eficaz, mas agir precipitadamente também é prejudicial. Portanto, a escolha do momento certo é: nem muito cedo, nem tarde demais. Errar no timing é uma falha a ser evitada. 

Uma decisão tomada de maneira apressada pode impactar negativamente situações futuras, criando problemas que não existiriam caso a escolha fosse mais ponderada. Por outro lado, uma decisão tomada com demora possui pouco ou nenhum poder de contenção dos danos. 

O acompanhamento em tempo real por meio de um software geralmente evita decisões tomadas fora do timing adequado na gestão da inovação, proporcionando um controle mais efetivo e a identificação do momento ideal para agir.

Carefy: uma base sólida para a tomada de decisão 

O Carefy é uma importante ferramenta que auxilia gestores a tomarem decisões com base em dados sólidos da situação das operações da operadora de saúde. 

O Carefy é um software de gestão e auditoria completo, que acompanha toda a jornada do paciente, desde a entrada até o fechamento da conta hospitalar. Dessa forma, as operadoras possuem total controle dos processos dos pacientes, agindo diretamente onde necessita.

A ferramenta diminui custos operacionais e aumenta em 137% a eficiência da equipe, além de reduzir em 40% a média de permanência hospitalar. 

O software reúne indicadores essenciais e personalizáveis em cada módulo, proporcionando assertividade na tomada de decisão. Confira alguns indicadores abaixo: 

  • Taxa de ocupação de leitos;
  • Tempo médio de internação por atendimento;
  • Taxa de Readmissão de pacientes;
  • Custo de internação;
  • Custo evitado pela auditoria
  • Eficiência da equipe

Leve o Carefy para sua instituição e acabe com a demora na tomada de decisão, com o software você cultiva a sustentabilidade, reduz fraudes e entrega qualidade para os beneficiários. 

Clique aqui, fale com nossos especialistas e marque uma demonstração gratuita da plataforma! 

e-book auditoria concorrente