banner ebook auditoria em saúde

Realizar marketing de maneira eficaz garante a sua operadora de saúde se destacar perante a concorrência e alcançar mais possíveis novos beneficiários. Para este feito, saber a importância do marketing em saúde é significativo para ter destaque no mercado da saúde. 

Por isso, no conteúdo de hoje veremos a importância do marketing em saúde. Boa leitura! 

Cuidados ao realizar marketing em saúde 

Antes de entrarmos em detalhes sobre  marketing em saúde, é importante pontuar cuidados que devem ser tomados. 

Ao realizar qualquer ação promocional, é preciso ter cuidado. O nicho saúde é considerado delicado e nem todas as ações de promoções podem acabar sendo vistas com bons olhos perante a sociedade. 

A operadora sabe o nicho em que está inserida e portanto sabe que certas ações podem não ser atrativas ou corretas. Não somente a questão externa mas também o ambiente interno precisa ser zelado. 

Segundo o Conselho Federal de Medicina, fazer propaganda enganosa, autopromoção se autoproclamando o “melhor” não devem ser feitas, podendo sofrer multas.

Um gestor deve se atentar e sempre monitorar as ações de marketing, para que não corra o risco de ter problemas para atingir seus objetivos. 

A importância de se fazer marketing em saúde: como as operadoras podem usá-lo a seu favor 

O marketing em saúde é uma ferramenta importante para sua operadora crescer e não somente crescer financeiramente, mas como empresa. Usá-lo da maneira correta trará diversos benefícios. E por que as operadoras de saúde precisam usar? Para se destacar no mercado é preciso ser visto, e o marketing é a melhor forma de propagar seus serviços. 

Preciso contratar serviços de terceiros ou realizar por minha conta? Estas opções vão pelo que sua operadora planeja. Se ela quiser criar uma equipe de marketing ou se planeja deixar as atividades em mão de serviços terceirizados. 

Cabe aos gestores, escolher a opção que mais será benéfica para a operadora. Geralmente alguns iniciam com agências especializadas e depois migram para uma equipe interna. 

Veja abaixo alguns benefícios que o uso do marketing em saúde traz para sua organização. 

Alcance 

Com o marketing, o alcance que sua operadora tem será grande, principalmente em grandes centros urbanos onde se destacar é importante. Mais pessoas verão sua mensagem e consequentemente elas se interessarão mais. 

Credibilidade 

A operadora ganha mais credibilidade no mercado. Além de ter seu alcance aumentado, a credibilidade da organização crescerá consideravelmente. Quanto maior sua credibilidade, maior sua competitividade. E quanto maior sua competitividade, maior seu peso no mercado. 

Maior número de beneficiários

Como gestor, um dos objetivos a serem alcançados é a conversão de pessoas em beneficiários. Ao promover sua organização mais pessoas irão se converter, e consequentemente maior será o lucro da operadora. 

Endomarketing 

Tão importante quanto ações externas, o endomarketing traz para as organizações funcionários mais motivados. Ao promover ações internas, traz para seus colaboradores motivação para evoluírem e trabalharem de forma mais produtiva. 

Além disso, o endomarketing constrói uma imagem positiva da operadora de saúde para com os colaboradores. 

Incentivo à inovação e tecnologia

Um exemplo que podemos tomar de endomarketing é o incentivo à tecnologia e inovação. Por exemplo, quando o gestor decide que está no momento de se inovar e seguir o mercado, contratando um serviço de software de gestão em saúde.

É preciso que os colaboradores aprendam a usar o software. Nesse momento alguns podem sofrer dificuldades ou acharem que não irão conseguir. Visto isso, criar ações que incentivem o colaborador a entender o software garantirá que ele se sinta mais motivado a aprender o programa. 

Dar apenas uma resposta para a importância de realizar marketing em saúde não é possível, pois como você acompanhou, há diversos benefícios para as operadoras que usam o marketing. 
Gostou do conteúdo? Sabia que a Carefy possui newsletters semanais com conteúdos atualizados e importantes do mercado da saúde? Antes de navegar por outros de nossos conteúdos, inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro de todos os assuntos da saúde!

e-book auditoria concorrente