banner ebook auditoria em saúde

Na gestão em saúde, o planejamento em saúde é uma parte fundamental do bom funcionamento das instituições de saúde suplementar.

E, neste processo, podemos perceber que a tecnologia está desempenhando um papel crucial. 

No conteúdo de hoje, abordaremos porque a tecnologia é vital para o planejamento em saúde e também como ela beneficia os beneficiários e provedores. 

Boa leitura! 

O que é planejamento em saúde?

Afinal, o que é planejamento em saúde?

Basicamente, é um processo que envolve a identificação de necessidades do setor e instituição, bem como a definição de objetivos e metas.

Por meio do planejamento em saúde é feita a alocação de recursos e implementação de estratégias, cujo propósito é melhorar a saúde dos beneficiários e a gestão em saúde da instituição.

O planejamento é essencial para garantir que os recursos sejam destinados a um uso eficiente e eficaz e que as necessidades dos beneficiários sejam atendidas adequadamente. 

Neste contexto, a tecnologia desempenha um papel fundamental, auxiliando principalmente na coleta e análise de dados de saúde, na identificação de tendências e padrões e também no desenvolvimento de estratégias de intervenção mais eficazes. 

Tecnologia e seu papel importante 

Abordando a fundo, a tecnologia pode melhorar o planejamento em saúde de formas variadas.

Por exemplo, a tecnologia pode auxiliar na melhora da comunicação entre os profissionais, permitindo a fácil troca de informações e acesso rápido de dados importantes. 

Outro papel importante, é que a tecnologia melhora a eficiência dos sistemas de saúde, reduzindo custos desnecessários e melhorando a qualidade dos cuidados de saúde. 

A tecnologia é benéfica tanto para beneficiários, quanto para provedores de saúde. Confira abaixo alguns destes benefícios: 

  • Para beneficiários: Pode melhorar no acesso a informações de saúde importantes, além de permitir que eles se comuniquem com os profissionais de saúde de forma mais assertiva, e até mesmo receber cuidados de saúde remotamente.

Neste conteúdo, falamos mais sobre o phygital na saúde e como ele está se tornando tendência. Clique e confira!

  • Profissionais: Para os profissionais, ela pode auxiliar a melhorar a eficiência do sistema de saúde da rede credenciada. Além de permitir a coleta de dados em tempo real, fator que facilita a identificação de pontos de melhorias. 

Resumidamente, a tecnologia é uma ferramenta valiosa no que tange melhorias no planejamento em saúde e na qualidade da assistência

Desafios no uso da tecnologia no planejamento em saúde

Apesar da tecnologia oferecer benefícios para o planejamento em saúde, também há pontos que devemos considerar, que podem ser encarados como desafios.

Tais desafios podem ser, por exemplo, no que tange a privacidade dos usuários. 

Todos os dados devem ser protegidos para não haver situações de vazamento em massa, que ferem a Lei Geral de Proteção de Dados, e que podem trazer um grande impacto negativo na instituição de saúde. 

Mas, é importante destacar que esse desafio pode ser facilmente superado escolhendo uma tecnologia adequada à LGPD.

Exemplos de tecnologias utilizadas no planejamento em saúde

No mercado, há uma gama de tecnologias que podem ser utilizadas no planejamento em saúde, como, por exemplo, o software de gestão de pacientes internados e auditoria concorrente, o Carefy

A ferramenta auxilia gestores e profissionais de saúde a serem eficientes em suas atividades, melhorando diversas etapas de gestão e auditoria, como:

  • O processo de auditoria de contas, com acesso a um painel de indicadores personalizáveis;
  • O acesso à sinalizações de glosas e inconformidades;
  • E muito mais.

O software traz inovação e eficiência para as instituições de saúde, reduzindo custos desnecessários com internações e tornando processos mais práticos e intuitivos. 

Outros exemplos de tecnologia no planejamento em saúde incluem sistemas de informações, permitindo a análise concreta em tempo real de dados precisos para o planejamento.

Por fim, a tecnologia oferece diversas opções que propõem a melhora no planejamento em saúde, na qualidade da assistência e na estrutura da instituição na totalidade. 

Quer levar inovação e tecnologia para o seu processo? Clique aqui e agende uma demonstração gratuita! 

e-book auditoria concorrente