banner ebook auditoria em saúde

A tecnologia está se transformando ao ponto que não conseguimos viver sem ela. Isto não quer dizer que ficamos dependentes, mas que as inovações estão presentes no cotidiano que para realizar determinadas tarefas é preciso de seu auxílio. Confira neste artigo quais as tecnologias na saúde suplementar que precisa de atenção em 2023!

É graças a tecnologia digital que conseguimos algo que séculos atrás era demasiado complicado: tempo

Isto mesmo, o tempo no que tange o mundo profissional, é extremamente importante. Com a tecnologia conseguimos realizar tarefas mais rápidas, conseguindo entregar dentro dos prazos, o que foi estipulado.

Outro benefício, também, diz respeito ao conhecimento. Estamos na era da informação, este conteúdo é um ótimo exemplo de busca de conhecimento e informações sobre a saúde! 

No setor suplementar a tecnologia se tornou um aspecto indispensável, os benefícios envolvem tanto pacientes quanto os próprios profissionais. Além disso, é importante ressaltar que a saúde suplementar, como hospitais, clínicas, operadoras de saúde, cooperativas médicas, etc.; não podem se abster de inovar suas operações internas e externas, podendo desencadear consequências graves. 

No conteúdo de hoje, falaremos sobre 4 tecnologias na saúde suplementar que você precisa conhecer. Acompanhe abaixo! 

Por que a Saúde Suplementar não deve ignorar a Inovação?

A saúde é um setor que investe em tecnologias, porém quando se pesquisa sobre, o que é mostrado nos resultados de busca, são tecnologias que auxiliam a medicina, na prática, como, por exemplo, no descobrimento e tratamento de doenças. 

Não são tantos resultados que mostram outro lado da saúde, tal lado seria os de profissionais que não necessariamente atuam como médicos, mas sim com gestão e administração envolvidas no processo de cuidado ao paciente. 

Por exemplo, operadoras de plano de saúde podem não usar as inovações para seus processos. Quando dissemos que não usam as inovações, não nos referimos ao uso de computadores, como o uso de planilhas para organização, ou para realização de auditoria, pois usar um computador não significa que a instituição é inovadora.

Muitas empresas possuem dificuldades em suas atividades cotidianas, pois não conseguem suprir a demanda que o setor emana. Fazendo com que problemas se desencadeiem. 

Dentre os problemas que as instituições da saúde suplementar podem enfrentar ao não aderir à inovação, podemos citar:

  • Perda de eficiência
  • Gastos desnecessários
  • Falta de organização 
  • Decadência de eficiência da empresa
  • Não conseguir acompanhar os demais mercados (no quesito crescimento e inovação)

Inovar tem o significado de renovar. Uma empresa que se renova não fica para trás no mercado, além também de se tornar competitiva

4 Tecnologias para o setor de saúde suplementar

Se você dar uma olhada na categoria “tecnologia” do blog Carefy, verá que já falamos a respeito de diversas tecnologias que estão presentes na saúde, ou que serão implementadas na posteriormente. 

Hoje, iremos mostrar algumas tecnologias na saúde suplementar que estão se tornando tendência e que sua aplicação na saúde suplementar irá auxiliar muito o setor. 

1. Blockhain

Na saúde, o blockchain é uma tecnologia que permite o compartilhamento seguro de informações médicas entre profissionais e instituições de saúde. Ele é utilizado para armazenar e gerenciar informações de saúde de forma segura e transparente. 

O blockchain na saúde funciona como um registro digital de informações médicas criptografadas e conectadas em uma cadeia de blocos, garantindo a integridade dos dados. 

A tecnologia permite que os profissionais de saúde tenham acesso rápido e preciso às informações dos pacientes, o que pode melhorar a qualidade do atendimento e a eficiência dos serviços de saúde. Além disso, o blockchain na saúde também ajuda a proteger as informações dos pacientes contra possíveis violações de privacidade ou fraudes.

Saiba mais sobre a Lei Geral de Proteção de Dados na saúde e sua importância para as operadoras de saúde. Clique aqui e confira o conteúdo!

2. ChatGPT

Provavelmente você já deve ter ouvido neste “milagroso” chat, que está mudando como as pessoas estão pesquisando sobre tudo e todos. Criado pela OpenAi, a ferramenta foi lançada no final de 2022 e desencadeou uma série de mudanças na forma de distribuição de informações.

De certa forma podemos dizer que o chat se tornou uma ferramenta disruptiva, pois ela quebrou a internet, de forma que pesquisas se tornem descomplicadas e diretas. Sendo utilizadas para criar conteúdos em texto, ou até mesmo criar um plano organizacional para uma operadora de saúde. 

Veja como ele consegue auxiliar no setor suplementar:

  • Esclarecimento de dúvidas: Pode ser usado para responder a perguntas sobre a cobertura e benefícios dos planos de saúde suplementar, ajudando os pacientes a entenderem melhor suas opções de cuidados de saúde.
  • Análise de dados: O ChatGPT pode ser usado para análise de dados e previsão de tendências em saúde, auxiliando as empresas de saúde suplementar a tomar decisões informadas e aprimorar a qualidade do atendimento.
  • Atendimento ao cliente: Ele pode ser usado para fornecer suporte ao cliente, ajudando a resolver problemas e responder a perguntas sobre cobertura, benefícios e outros serviços relacionados à saúde suplementar.

3. Deep Learning

No blog Carefy, já falamos sobre machine learning, afinal a ferramenta usa desta tecnologia para auxiliar os gestores e auditores de operadoras. Porém, o que iremos apresentar aqui é algo um pouco mais além, o chamado “deep learning” (aprendizado profundo). 

O deep learning é uma técnica de aprendizado de máquina que utiliza redes neurais artificiais para imitar o funcionamento do cérebro humano na análise e interpretação de dados. Essa técnica é usada para ensinar uma máquina a reconhecer padrões em um conjunto de dados e fazer previsões com base nesses padrões. 

Ao contrário do machine learning, que requer que os dados sejam rotulados e estruturados para a máquina conseguir aprender, o deep learning pode ser usado em dados não estruturados, ou seja, como imagens e sons, para reconhecer padrões e assim, realizar tarefas demasiadas complexas. 

4. Internet das coisas

Dispositivos que podem se comunicar e assim realizar a troca de informações e também ações estão se tornando cada vez mais realidade nas organizações de saúde.

A tendência é que em 2023 esta inovação evolua ainda mais. Espera-se que a Internet das Coisas cresça ainda mais, permitindo uma maior conectividade entre objetos e sistemas, incluindo dispositivos de saúde, tornando a monitorização de pacientes internados mais fácil e acessível.

O que achou das tecnologias na saúde suplementar que estão se tornando tendência neste ano? 
Antes de navegar por outros de nossos conteúdos, não deixe de se inscrever na newsletter Carefy e receber conteúdos estratégicos semanalmente diretamente em seu e-mail. É rápido e gratuito!

e-book auditoria concorrente