banner ebook auditoria em saúde

Toda operadora de saúde busca gerar satisfação de forma contínua. Assim, é preciso se basear em indicadores que ajudam a monitorar o próprio aprimoramento com base na evolução do mercado. Desse modo, você precisa voltar a sua atenção para o IDSS.

O IDSS é um indicador definido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que ajuda avaliar a qualidade dos serviços prestados por operadoras de saúde. Além disso, todos os anos são divulgados relatórios com essas informações que ajudam a compor o cenário nacional.

Então, para que você possa garantir a eficácia das suas operações, é fundamental que esteja embasado nesse indicador. Felizmente, existem várias formas de analisá-lo e otimizá-lo em seu dia a dia, e assim permitir aproveitar seus benefícios desde já.

A seguir, você aprenderá mais a respeito do IDSS e como utilizá-lo na sua gestão, em uma operadora de saúde. Acompanhe a leitura!

O que é IDSS e por que ele é importante?

A sigla IDSS significa Índice de Desempenho da Saúde Suplementar, ou seja, é um indicador que reúne outras métricas com o objetivo de qualificar operadoras de saúde. Dessa forma, é um número avaliado pelo Programa de Qualificação de Operadoras da ANS.

O IDSS avalia o desempenho das operadoras a partir dos seguintes critérios com uma nota de 0 a 1, sendo 0 a pior e 1 a melhor:

  • Qualidade e Atenção à Saúde (IDQS);
  • Garantia de Acesso (IDGA);
  • Sustentabilidade de Mercado (IDSM);
  • Gestão de Processo e Regulação (IDGR).

Além de atestar qualidade, o IDSS também serve para realizar a comparação entre as operadoras. Então, é incentivado o compartilhamento de informações entre elas, para que possam se aprimorar de forma contínua e assim, a qualidade do mercado melhore como um todo.

Como analisar e otimizar o IDSS da operadora de saúde?

Tendo em vista o objetivo de melhorar o seu IDSS, é necessário saber como colocá-lo entre as suas prioridades. Veja a seguir como fazer isso:

e-book auditoria concorrente

Faça um bom monitoramento

A auditoria é um recurso poderoso para monitorar a qualidade dos serviços prestados. Então, ao implementar os processos corretos nesse monitoramento, você poderá entender seus resultados e melhorá-los.

Uma ótima forma de fazer isso é utilizando um sistema de gestão que seja especializado no seu segmento. Dessa forma, você poderá gerar relatórios e indicadores personalizados que apontam indicadores de sucesso para você.

Conheça as necessidades do beneficiário

Como o IDSS aponta a qualidade do serviço prestado ao beneficiário, esse é o primeiro foco que você deve ter. Então, procure conhecer de forma aprofundada qual é o caminho percorrido por ele e os possíveis obstáculos que enfrenta.

A partir dessas informações, você poderá elaborar os planos certos para aprimorar essa jornada.

Trabalhe com automação

Todo esse processo pode parecer trabalhoso, e realmente é, se você fizer tudo manualmente. Felizmente, a tecnologia ajuda bastante quando o foco é acompanhar e melhorar o IDSS.

Mais uma vez, busque um sistema de gestão especializado em auditoria médica para ajudar. Ele permitirá que você automatize várias atividades para otimizar os seus processos. Assim, você contará com resultados melhores em menos tempo.

O IDSS é uma métrica de grande importância para a qualidade de uma operadora de saúde.

Afinal, além de apontar qualidade e excelência, também é monitorada pelos órgãos governamentais. Então, é do seu interesse ter esse número no seu radar e se basear nas dicas desse artigo para aprimorar seus resultados.

Uma excelente forma de otimizar esse processo é utilizar um sistema de gestão com foco em auditoria médica. Então, acesse o site da Carefy e conheça suas funcionalidades!

indicadores de auditoria em saúde