e-book indicadores de internação

O crescimento pessoal e profissional para se destacar, é o objetivo de gestores de todas as áreas. 

As formas de se alcançar esse objetivo, no entanto, podem ser bem peculiares de cada mercado. 

Na área da saúde, por exemplo, são necessários alguns passos essenciais, para se destacar como gerente e algumas competências e atitudes podem ser específicas para quem está atuando ou quer atuar no nicho. 

Os gerentes da área da saúde podem se destacar na área aprimorando seus conhecimentos sobre as especialidades médicas e buscando sempre aprender novas ferramentas para administrar melhor os serviços de saúde.

Além disso, é importante estabelecer uma boa comunicação com pacientes e colaboradores, criando um ambiente tranquilo e favorável à realização dos tratamentos.

No entanto, todos os tópicos citados são básicos e será necessário ir um pouco mais além para, efetivamente, se destacar.  

Aqui estão cinco maneiras para que você possa fazer isso e chegar ao topo como um gestor de saúde bem-sucedido. Boa leitura!

1- Tenha um plano estratégico 

Um bom planejamento é fundamental para qualquer gestor e na saúde não é diferente. 

Uma boa prática é criar o planejamento estratégico anual visando sempre as necessidades de organização e crescimento da empresa com base nas demandas e resultados do último ano.

 Vale lembrar que o planejamento estratégico é um norte para orientar a gestão durante aquele período determinado, mas não se trata de um manual a ser seguido à risca. 

Durante o percurso é comum ter a necessidade de reavaliar posicionamentos e recalcular as rotas. Portanto é essencial ter o planejamento estratégico como um ponto de partida, e não como o seu destino final. 

2- Conheça os players de mercado e interaja com eles

O ecossistema da saúde é um dos mais fortes e mais propícios a se retroalimentar. 

Muitos negócios são fortalecidos por meio de parcerias entre empresas cujos serviços se complementam para entregar ao mercado uma boa solução e ao paciente uma jornada mais facilitada e acessível. 

Então, para se destacar como gestor na área da saúde, você precisará conhecer os players desse mercado e criar um fluxo de interação com eles. 

Acompanhar o mercado e fornecer feedbacks para seus pares em eventos, fóruns presenciais ou espaços de networking (presenciais ou virtuais), te permitirá enxergar oportunidades de parcerias e novos negócios. 

3- Acompanhe as inovações e invista nelas

Os gerentes de saúde precisam acompanhar as inovações do mercado, pois estas podem influenciar na forma como os serviços de saúde são prestados e contribuir significativamente para a melhoria desses serviços de saúde. 

É importante estar atento aos avanços nas áreas de tecnologia, medicina e gestão, para que possam adotar as melhores práticas no cuidado da saúde dos pacientes. 

Esta atualização permite que os gerentes avaliem seus produtos e serviços, identificando oportunidades de melhoria e inovação. Além disso, é essencial para manter-se competitivo no mercado.

4- Foco na humanização: enxergue a pessoa antes do processo

Quando se trata de gerência, em qualquer setor, a ideia que se tem é de organização de processos, otimização de recursos e lucro para as empresas. No entanto, um dos 5 passos essenciais para se destacar como gestor na área da saúde é ter foco na humanização.

Na área da saúde pensar a pessoa antes do processo não é apenas estratégico, mas vital para qualquer negócio. Isso porque o que impacta em toda a cadeia de serviços em saúde é a forma com que a pessoa é assistida, ou seja, o paciente lida com a própria saúde. 

Durante muitos anos o centro do cuidado em saúde foi a assistência e não a pessoa assistida. 

O novo paradigma da saúde, no entanto, reforça a importância e a necessidade em se colocar o paciente no centro do cuidado, dando a ele autonomia e responsabilidade sobre a condução da própria saúde.

5- Use métodos e ferramentas para orientar sua tomada de decisões

O último dos 5 passos essenciais para se destacar como gestor na área da saúde, mas não menos importante, é a adoção de ferramentas e soluções que orientem a tomada de decisões de toda a equipe. 

Em saúde é imprescindível otimizar o tempo das equipes e minimizar os riscos de erros. 

A medicina do futuro, também conhecida como medicina de precisão, já é uma realidade em todo o mundo e tem se tornado cada vez mais comum o uso de soluções tecnológicas para automação e outras possibilidades, como gestão do risco assistencial, gestão de saúde populacional, aprovações de auditorias médicas, entre outros. 
A hCentix é um exemplo de empresa que fornece soluções de Inteligência Artificial em Real Time para apoiar gestores de saúde no planejamento, execução e controle de suas operações.

Banner Material Módulos da Carefy – 2