Os programas de inovação na saúde estão se tornando uma importante estratégia nas operadoras de saúde do Brasil.

Na prática, estes programas possuem como objetivo melhorar a experiência do paciente e impulsionar a qualidade dos serviços prestados por meio da inovação.

Para tanto, as operadoras de saúde que possuem programas de inovação na saúde contam com a ajuda de empresas que atuam fornecendo soluções inovadoras para questões já conhecidas da saúde.

Para saber tudo sobre estes programas e conhecer 5 deles, continue a leitura!

Programas de inovação na saúde: o que são e qual a importância

Como dito acima, os programas de inovação na saúde trata-se de programas que buscam encontrar e aplicar soluções inovadoras, tecnologias avançadas e práticas mais eficientes para o setor de saúde.

Esse tipo de programa tem se tornado uma importante estratégia em operadoras de saúde, pois aproxima as operadoras de empresas, muitas vezes startups de saúde, que estão desenvolvendo essas soluções.

O crescimento da criação de programas de inovação por parte das operadoras se dá pela crescente demanda por serviços de saúde de qualidade, acessíveis e mais eficientes. 

Na prática, os programas funcionam como facilitadores para as operadoras, pois agilizam o processo de conhecimento de novas tecnologias e implantação de novas ferramentas.

É importante ressaltar que a inovação na saúde ajuda as operadoras a enfrentar desafios complexos, encontrados na gestão das instituições. 

Programas de inovação na saúde: na prática

Esses programas de inovação contemplam um amplo conjunto de iniciativas. 

Um exemplo é a implementação de soluções digitais, como:

  • Aplicativos móveis de saúde para auxiliar os profissionais;
  • Plataformas de telemedicina;
  • Plataformas de monitoramento e gestão de pacientes internados;

Que proporcionam maior conveniência para os beneficiários, melhorando a experiência do paciente e, ao mesmo tempo, reduz os custos desnecessários associados às internações hospitalares.

Os programas também agregam valor para as operadoras que buscam investir cada vez mais em análise de dados e inteligência artificial, com intuito de melhorar a gestão de informações dos pacientes, identificar padrões nas operações e aprimorar os processos de tomada.

Ou seja, as tecnologias apresentadas nos programas de inovação podem contribuir para diagnósticos mais precisos, tratamentos mais eficazes, prevenção de doenças e uma melhor gestão da instituição. 

Na prática, os ganhos obtidos na realização dos programas de inovação na saúde, feitos por operadoras de saúde, não se limitam apenas a melhorar os serviços prestados aos pacientes. 

Eles também possuem impacto na gestão interna das operadoras, otimizando processos, reduzindo burocracias e promovendo uma maior eficiência operacional

Tudo isso pode resultar em custos mais baixos e maior sustentabilidade financeira para as operadoras, além de permitir investimentos contínuos em inovação, que farão que a operadora esteja sempre se aprimorando e oferecendo o melhor aos beneficiários.

5 Programas de Inovação na Saúde

Agora, chegou a hora de conhecer 5 importantes programas brasileiros de inovação na saúde feitos por operadoras. Confira: 

1. Vibee, da UNIMED VTRP 

O programa de inovação Vibee, foi criado pela Unimed VTRP (Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo).

A Unimed VTRP acredita no potencial da inovação para gerar novos negócios e inovação na saúde e, por isso, criou o programa para acelerar startups com capacidade de gerar valor para a saúde brasileira.

Dentre os programas da iniciativa, estão:

  • Vibee Start, feito para startups em estágio inicial;
  • Vibee Go, feito para startups que já estão operando no mercado.

2. Oxigênio, da Porto Seguro 

O programa de inovação Oxigênio, foi criado pela Porto Seguro para estimular o empreendedorismo e promover a interação entre todo o ecossistema.

O foco do programa é desenvolver inovação aberta e gerar negócios entre o Porto e as startups participantes.

3. Health me Up, da Unimed SJRP

O programa de inovação Health me Up, é uma iniciativa da Unimed SJRP. Ele possui como objetivo potencializar o desenvolvimento de soluções inovadoras para a saúde.

Para tanto, o programa oferece:

  • Mentorias;
  • Validações;
  • Negócios;
  • Investimentos.

4. Pulsar, da Unimed Vitória 

O programa de inovação Pulsar, foi criado pela Unimed Vitória, estando alinhada com o crescimento do movimento da inovação que ganha força no Espírito Santo.

O objetivo do programa é fazer com que a inovação atue contribuindo para o alcance dos objetivos estratégicos da operadora.

5. Mil Sênior, da MedSênior

Por fim, o programa de inovação Mil Sênior, é uma iniciativa da MedSênior, responsável por desenvolver soluções que possibilitam e promovam um envelhecimento saudável. Na prática, o programa une tecnologia e saúde para proporcionar melhor qualidade de vida à população.

Gostou de conhecer estes 5 programas de inovação feitos por importantes operadoras de saúde do Brasil?

Clique aqui e inscreva-se na nossa newsletter para receber em primeira mão conteúdos estratégicos em saúde como esse.

Banner Material Módulos da Carefy – 2