Case SAMP

Você sabe como a inteligência artificial na área da saúde se aplica a sua operação para fazer toda a diferença nos seus processos e resultados? 

Continue a leitura para descobrir.

O que é Inteligência Artificial?

Segundo John McCarthy:

“É a ciência e a engenharia de fazer máquinas inteligentes, especialmente programas de computador inteligentes. Está relacionado à tarefa semelhante de usar computadores para entender a inteligência humana, mas a IA não precisa se limitar a métodos biologicamente observáveis.”

De forma resumida e simples, a inteligência artificial objetiva:

  • Analisar dados
  • Descobrir padrões sobre os dados
  • Ter aprendizado próprio
  • Extrair informações relevantes de acordo com a aplicação a ser utilizada

A importância da Inteligência Artificial no setor da saúde

Segundo o State of Healthcare 2021 Report, o investimento privado mundial em saúde aumentou pelo sétimo trimestre consecutivo, ultrapassando US$ 34,7 bilhões no Q2 de 2021

O setor tem avançado na utilização de tecnologias disruptivas como a inteligência artificial na área da saúde, para:

  • agregar valor ao cuidado prestado ao paciente;
  • unificar a jornada do beneficiároi;
  • medir a eficiência dos serviços, para cada vez mais aumentar a qualidade dos mesmo

Como a inteligência artificial na área da saúde do Carefy auxilia operadoras de saúde

O Carefy ajuda operadoras de plano de saúde com a aplicação de inteligência artificial na área da saúde.Descubra alguns pontos essenciais para usar essa tecnologia e potencializar os resultados da sua instituição.

  • Resumo do Histórico da Internação
  • Guia de Autorizações negar ou autorizar
  • Dashboards de anomalias

Resumo do Histórico da Internação

Uma aplicação essencial de inteligência artificial na área da saúde no Carefy consiste no chamado NLP, Modelo de Processamento de Linguagem Natural.

O qual foi desenvolvido com o objetivo de identificar padrões nas evoluções médicas, e a partir dos mesmos, gerar um resumo do histórico da  internação, com base nas palavras chaves.

O que sintetiza o cuidado direcionado a cada beneficiário, contemplando:

  • Sintomas;
  • Histórico da internação;
  • Medicamentos;
  • Procedimentos;
  • Exames;

Esse tipo de inteligência artificial é treinado usando exemplos de textos já rotulados, ou seja é um modelo supervisionado, que precisa de um professor. 

Para IAs complexas como essas os modelos utilizados são sempre redes neurais artificiais. Diferentemente das redes neurais dos outros modelos, a da NLP é bem mais complexa.

 Mas para resumir ele transforma as frases em tokens que são só as palavras individuais que são relevantes. 

Na sequência, ele transforma esses tokens em vetores numéricos de 300 dimensões que é utilizado para tentar fazer o algoritmo entender cada palavra de maneira única ao mesmo tempo que ele consegue dar proximidade para elas. 

E por último ele ordena os tokens da frase para dar o sentido semântico e conseguir identificar as entidades.

Guia de Autorizações negar ou autorizar

O objetivo da  aplicação de inteligência artificial e machine learning  nessa solução consiste em autorizar ou negar guias. 

O modelo recebe dados em relação a guia e devolve a resposta de “autorizar“ ou “negar“.

O que permite direcionar um cuidado mais assertivo para o paciente e evitar desperdícios na operação.

 As variáveis consideradas pelo modelo são: 

  • Acomodação;
  • Prestador;
  • Caráter da internação;
  • Tipo de atendimento;
  • Cid;
  • Código tuss;
  • Entre outras.

A tecnologia é feita por duas partes, a primeira é um conjunto de regras que garante que alguns protocolos sejam seguidos.

As regras utilizadas atualmente são: código tuss no rol da ans e cid de atenção primária. 

Se o procedimento solicitado estiver no rol da ans, a resposta é automaticamente “autorizar“ e se o paciente estiver com um cid de atenção primária, a resposta é automaticamente “negar“. 

E na segunda parte, utilizamos a base de dados do cliente para gerar um modelo personalizado de inteligência artificial que é capaz de identificar estes padrões e gerar um resultado: Negar ou aprovar a solicitação. 

Dessa forma conseguimos identificar, a partir das decisões passadas, as solicitações que merecem atenção e centralizar os esforços da equipe nesses casos. 

E o melhor, conforme o tempo passa e mais dados são analisados, mais a inteligência artificial aprende e aumenta sua precisão. 

Dashboard de anomalias

E não para por aí!

Pensando em permitir o aumento da eficiência de cada instituição de saúde, desenvolvemos uma Inteligência Artificial capaz de identificar anomalias na gestão da operação como um todo.

Essa tecnologia avalia uma série de parâmetros para classificar se há ou não alguma anomalia na sua instituição.

Veja alguns dos parâmetros utilizados:

  • Admissões;
  • Altas;
  • Readmissões;
  • Movimentações do mês;
  • E muito mais.

Assim, é possível monitorar os principais pontos de atenção na instituição para ter maior controle sobre o processo e implementar melhorias com agilidade.

Ainda, essa nova funcionalidade permite identificar fraudes para garantir a transparência sobre o que acontece na sua instituição.

Conclusão: Tecnologias na saúde podem fazer toda a diferença quando se trata de melhor a assistência.
Quer usar a Inteligência Artificial do Carefy para potencializar os resultados da sua operação? Clique aqui para marcar uma reunião com o nosso time de especialistas.

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