É inegável que a tecnologia tem promovido mudanças significativas em todos os setores da saúde.
Nesse sentido, a inteligência artificial chegou na saúde brasileira e veio pra ficar.
Hoje, além de útil na liberação de guias de diferentes tipos, a chamada IA (inteligência artificial) também otimiza o processo de regulação de exames.
Para entender como aplicar a inteligência artificial da Carefy na sua instituição e transformar seu processo de regulação de exames, preparamos esse artigo para você.
Confira!
Inteligência artificial: o que é e qual a importância?
Atualmente, ouvimos muito sobre inteligência artificial e, na prática, nem todo mundo sabe de fato o que significa esse conceito.
Inteligência artificial diz respeito ao conjunto de máquinas e/ou sistemas que se assemelham à inteligência humana para realizar tarefas.
Ainda, esses sistemas se aprimoram de forma constante com base nas informações que eles próprios coletam ou que são “ensinados” a partir do manuseio por um humano.
Por exemplo: quando vamos fazer uma pesquisa no Google e antes mesmo de complementar a frase, o site já sugere exatamente aquilo que queremos pesquisar. Nota que foi a inteligência de um sistema que, de forma automatizada, tomou essa ação por reconhecer algumas letras que você inseriu?
Na prática, a inteligência artificial facilita o dia das pessoas e torna possível realizar em um curto espaço de tempo, tarefas que antes demandavam até dias para serem concluídas.
Na saúde não é diferente.
A inteligência artificial na saúde oferece ganhos para profissionais e também para os pacientes. Afinal, a otimização dos processos traz inúmeros benefícios.
Listamos abaixo alguns destes benefícios. Confira:
Otimização do tempo
Pensa com a gente: um hospital que demora até três dias para autorizar ou negar um pedido de internação versus um hospital que em algumas horas é capaz de liberar a sua decisão sobre o pedido.
Infelizmente, quando nos deparamos com processos de regulação feitos a partir de papéis ou planilhas que não são salvas em nuvem, o processo tende a demorar muito.
Essa demora prejudica todos os envolvidos: o paciente e sua família que aguardam aflitos por uma resposta e a instituição que perde credibilidade dada a demora que um processo tão importante leva pra acontecer.
Com ajuda de um sistema que envia informações automaticamente e de uma inteligência artificial especializada em regulação médica, esse processo pode ser feito em tempo real.
Por exemplo: o hospital recebe o pedido de internação e, de forma automatizada, sua IA fornece uma sugestão sobre aquele pedido, com base no histórico da instituição. Tudo isso em tempo real. Sem a análise de diferentes papéis ou mesmo de conversar com outros profissionais.
Na prática, a otimização do tempo reflete a tecnologia sendo usada a favor da vida!
Redução de desperdícios
Os benefícios da inteligência artificial na saúde não param por aí.
Ao tomar decisões de forma mais ágil, as instituições deixam de desperdiçar recursos financeiros e humanos em suas operações.
Pensa com a gente: quanto custa para uma operadora de saúde a demora para liberar o pedido de uma guia?; Quando custa para um profissional que trabalha em um hospital ouvir o paciente queixar-se da demora que levou até chegar ali?
A aplicação de inteligência artificial nas operadoras de saúde permite a redução de custos, pois com os dados dela, todos os recursos são direcionados para onde realmente são necessários.
Enriquecimento da experiência do paciente
Imagine que você está com dor e precisa fazer um exame para descobrir qual a causa deste sofrimento.
Já se passaram horas desde o momento em que o médico pediu o exame, mas, por algum motivo, ninguém ainda te chamou para fazê-lo.
A frustração, o medo e a indignação tomam medo do paciente em situações como essa, né?
Quando o processo possui tempo e recursos otimizados, por meio da aplicação de uma IA, a experiência do paciente é otimizada e torna-se mais rica.
O paciente fica mais satisfeito e, consequentemente, descreve com carinho o tratamento que recebeu em um momento difícil na sua vida.
Sem dúvida, isso é bom para o paciente. Mas, também é bom para uma instituição que é reconhecida pelo bom atendimento que prestou.
Como a inteligência artificial da Carefy pode te ajudar?
Se você precisa otimizar o seu processo de regulação de exames, chegou a hora de conhecer a tecnologia que vai te ajudar.
A inteligência artificial da Carefy foi desenvolvida para otimizar o tempo das instituições, melhorar o uso de recursos e facilitar a tomada de decisão dos profissionais no processo de regulação.
E como fazemos isso?
Com base no histórico da sua instituição, ao receber uma guia de exame, a inteligência artificial da Carefy fornece uma sugestão para o profissional responsável pela área.
Indo a fundo no sistema, é assim que funciona:
Com base no pedido da guia, a IA da Carefy analisa o histórico do paciente e diz se o pedido é condizente com a situação que ele está passando.
Ainda, a IA é capaz de analisar se aquele paciente atende aos critérios de elegibilidade para o exame, de acordo com o plano de saúde que possui e suas informações, como: idade, sexo ou histórico de doenças.
Ao fornecer a sugestão, a IA também usa como base o histórico da instituição, pois ela reconhece as decisões que a instituição toma como o padrão a ser seguido.
Ao fazer isso, a IA oferece uma explicação do porquê está sugerindo aquela ação e, cabe ao profissional responsável pela regulação de exames acatar ou não a sugestão da IA.
Inteligência artificial da Carefy e os benefícios na prática
Na prática, isso garante aos profissionais decisões mais assertivas, baseadas em fatos e leis vigentes.
Isso permite que os profissionais tenham mais segurança na hora de tomar uma decisão e, consequentemente, gera deliberações mais inteligentes e práticas.
Com o uso da IA da Carefy no processo de regulação de exames também é possível estimar, por meio de indicadores, dados como:
- A estima do tempo de permanência do paciente na instituição;
- A estimativa dos custos do paciente;
- Entre outros.
Isso favorece a instituição, pois ela consegue se preparar para o que está por vir e avaliar o que deve ser feito para garantir o bom funcionamento da instituição.
Legal, né?
Ainda, conforme o tempo passa e mais dados são analisados pelo sistema, mais a inteligência artificial da Carefy aprende sobre a sua instituição e aumenta a precisão de suas decisões.
Se você deseja otimizar agora o processo de regulação de exames de sua instituição, clique aqui e fale com os especialistas da Carefy.
Em uma reunião exclusiva para você e sua instituição, apresentaremos como a nossa IA vai transformar o trabalho e os resultados da sua instituição. 😃