Você já deve ter ouvido falar sobre o emprego da Inteligência Artificial na saúde. De certa forma não é uma novidade abordar que cada dia mais ela se torna presente nos mais distintos segmentos

Vivemos em uma era de transformação digital sem precedentes, e o setor da saúde não está imune a essa revolução. Especialmente durante a pandemia, quando o isolamento social se tornou crucial, as tecnologias emergiram como poderosos aliados.

As teleconsultas, por exemplo, representam uma forma clássica de como essas ferramentas proporcionaram maior conveniência aos pacientes. No entanto, é impossível abordar a integração entre saúde e tecnologia sem mencionar a Inteligência Artificial (IA). 

Neste post, exploraremos esse tema em detalhes. Não deixe de acompanhar!

A Inteligência Artificial na saúde e o seu potencial transformador

Com a criação de recursos de inteligência artificial na saúde, capazes de reconhecer e interpretar dados, bem como fornecer informações para uma tomada de decisão mais acertada — semelhantemente à atividade humana — houve uma verdadeira revolução no setor e na gestão em saúde.

 A maior precisão e a celeridade nos diagnósticos são duas das inúmeras razões para tanto.

Ademais, a utilização da Inteligência Artificial na saúde pode ser vista em diversas outras atividades cotidianas para os profissionais do segmento.

A acuracidade na seleção de tratamentos, auxílio na identificação de quadros clínicos na análise de exames, são bons exemplos.

Se considerarmos que o machine learning — ou aprendizado da máquina, em tradução livre — pode ter os seus algoritmos empregados em uma exploração segura das potenciais interações (biológicas ou químicas) no processo de descobrimento de novos tratamentos medicamentosos. 

Assim, acontece em uma velocidade expressivamente maior, possibilitando enxergar o seu tamanho potencial.

Contudo, as soluções que passam a estar ao alcance dos profissionais graças à IA na saúde não param por aí. A seguir, você poderá descobrir algumas das aplicações onde o seu emprego se mostra essencial.

Os principais benefícios da Inteligência Artificial na saúde

Ao explorarmos algumas das inúmeras aplicações da Inteligência Artificial no setor de saúde, torna-se evidente o quão vantajoso é sua utilização. Nesta seção, destacamos os benefícios mais significativos dessa integração. Acompanhe abaixo os principais:

Elevação do nível de precisão no momento do diagnóstico

Os já mencionados algoritmos de machine learning oportunizam o processamento e a interpretação de expressivos volumes de dados.

Assim, auxiliam os profissionais de saúde na identificação de anomalias mais rapidamente, possibilitando diagnósticos menos demorados e uma adoção mais rápida e acertada de tratamentos, quando necessário.

Monitoramento facilitado de pacientes 

Os recursos de Inteligência Artificial na área da saúde, direcionados ao acompanhamento de pacientes que exigem monitoramento próximo, como no caso de diabéticos, possibilitam que, por meio de dispositivos especializados, quaisquer alterações que representem risco iminente acionem alertas diretos para socorristas, médicos, cuidadores e demais profissionais envolvidos.

Considerando a facilidade de monitorar pacientes internados, com foco no processo de auditoria em saúde, um sistema que utilize Inteligência Artificial para este propósito por parte das operadoras de planos de saúde, proporciona a centralização de todas as informações sobre o indivíduo em um único software, incluindo dados como:

  • histórico clínico;
  • a previsão de alta;
  • os diagnósticos;
  • os procedimentos;
  • exames realizados, etc. 

Tomada de decisão mais assertiva

Com o uso de inteligência de dados é possível analisar com mais assertividade acontecendo na operação para que a tomada de ação seja mais embasada e proporcione um cuidado de qualidade para o paciente.

Ainda, além de analisar dados, com IA é possível realizar predições como a previsão da média de permanência do beneficiário na instituição.

Além disso, com a inteligência artificial é possível identificar as principais anomalias, não conformidades, para direcionar ações para conter essa situação.

Assim, melhorias podem ser implementadas de ponta a ponta no processo de auditoria em saúde para aumentar a eficiência da instituição.

Exemplos de aplicação da Inteligência Artificial no setor de saúde

Inicialmente, é válido ressaltar que o emprego da Inteligência Artificial na saúde pode abranger todos os níveis de atenção — a primária, a secundária e a terciária. Além disso, é utilizada por vários espaços sem restrições, como:

  • operadoras de saúde;
  • hospitais;
  • laboratórios;
  • UPAs;
  • centros de saúde;
  • clínicas, etc.  

Utilização em práticas preventivas

Dentre as possibilidades de utilização da Inteligência Artificial na saúde, podemos mencionar as práticas preventivas. Isso porque a IA pode colaborar em vários contextos para a criação de novas tecnologias, como:

  • predição de indicadores como média de permanência;
  • identificação precoce de quadros de enfermidade (como cânceres);
  • prevenção por complicações e agravamentos;
  • diminuição de falhas humanas;
  • auxiliando no reconhecimento de nódulos ainda invisíveis a olho nu;
  • classificação dos nódulos.

Além disso, o seu uso consegue evitar intervenções desnecessárias e até o desenvolvimento de comorbidades não preexistentes em internações com base em dados. Consequentemente, contribuirá para a redução de custos, bem como o gerenciamento e otimização de recursos.

Automatização nas interações por meio de chatbots

Os chatbots já não são mais uma das novas tecnologias atualmente. Afinal, eles já vêm causando uma revolução no universo corporativo há algum tempo.

Contudo, na área de saúde, ainda que jamais possam ser enxergados como substitutos de profissionais da área médica e suas especialidades, esses sistemas automatizados podem funcionar como assistentes.

Os bots podem, por exemplo, permitir que os pacientes enviem resultados de exames digitalizados aos médicos, tornando a marcação de retornos e o deslocamento às clínicas desnecessários — o que é especialmente interessante em tempos pandêmicos. 

Assim, essa movimentação só se torna indispensável nos casos em que novas avaliações se fazem necessárias. Além disso, eles também podem desempenhar o papel de sinalizadores em quadros de urgência e/ou emergência.

Nesse sentido, diante de situações clínicas que exigem uma rápida intervenção por parte de um profissional de saúde, com a entrada de um paciente que demanda tais cuidados, um alerta é emitido para a equipe de plantão naquele momento.

Emprego em sistemas de gestão de internações

A gestão de pacientes internados por parte de operadoras de planos de saúde, pode se tornar mais fácil quando a Inteligência Artificial passa a ser uma aliada.

Isso se dá com o uso de soluções que possibilitam, por meio de módulos integrados de auditoria, o acompanhamento completo da jornada de um paciente.

Com o emprego da IA, torna-se viável, por exemplo, fazer uma estimativa do tempo médio de internação de um indivíduo e dos respectivos custos, considerando o seu perfil e fazendo comparações com informações previamente inseridas no software.

Isso auxilia na tomada de decisões e, inclusive, permite que seja identificado quando um paciente “ultrapassa” o período anteriormente estimado, bem como demonstra a necessidade de um acompanhamento mais próximo do seu quadro de saúde.

Ainda, a Inteligência artificial na saúde respeita políticas de privacidade e o seu uso pode ser empregado respeitando o que é exigido pela Lei Geral de Proteção de Dados. Assim, os dados do paciente permanecem seguros.

Como você pôde ver, a Inteligência Artificial na saúde torna-se cada vez mais presente nas mais diversas frentes do setor. 

Entretanto, não há que se falar ou temer uma “substituição” dos profissionais por máquinas e por recursos tecnológicos.

Na verdade, ainda que eles passem a integrar mais as atividades da área, é fundamental enxergá-los como aliados que são e agir com receptividade diante dos inúmeros benefícios proporcionados.

Se esse conteúdo foi útil, aproveite e inscreva-se na nossa newsletter para receber outras publicações tão interessantes como essa. É rápido e gratuito!

Banner Material Módulos da Carefy – 2