banner ebook auditoria em saúde

Vivemos na era da “revolução digital”, onde o mundo passou da era das máquinas a vapor, para um novo conceito, o digital. 

É aqui que a humanidade encontra uma nova forma de enxergar a realidade, através do metaverso, conceito que tornou-se muito falado hoje.

A saúde, assim como diversas áreas, está sofrendo por transformações que a levam a outro tipo de patamar, fazendo assim com que a área cresça e proporcione melhores cuidados para a população.

Os avanços podem não ser visíveis para todos, porém para aqueles que vivenciam essas mudanças, sabem que é importante esse avanço da tecnologia na saúde

Entender a Saúde 5.0 não é tão complicado assim, e nesse conteúdo iremos te mostrar esse conceito, para assim você como gestor de saúde faça uma análise na sua instituição, e veja qual ponto ela se encontra. 

Confira!

Saúde 4.0: passado mas nem tanto 

A Saúde 4.0 proporcionou à área um grande avanço quando se fala em diagnósticos. 

Afinal, foi nesse período que as máquinas de alta tecnologia conseguiram de forma mais precisa detectar alterações e patologias pela amostra do paciente, possibilitar cirurgias seguras e menos invasivas e avançar na prática da teleconsulta. 

A Saúde 4.0 se faz presente na atualidade, pois a 5.0 ainda está se moldando. 

Logo, Saúde 5.0 não trata-se de um conceito que está substituindo o outro de uma hora para outra, e sim que está se formando.  

E porque está avançando para a próxima etapa? 

Podemos considerar um marco na saúde a Pandemia do Covid-19 que além de mudar os hábitos da população, “forçou” o desenvolvimento de novas tecnologias para encontrar uma vacina que fosse eficaz. 

Desse modo, novas inovações vieram à tona, e hoje o aprofundamento nessas ideias está sendo feito, assim nascendo o novo conceito de saúde. 

Nesse conteúdo falamos sobre os benefícios da tecnologia na saúde. Dê uma conferida! 

Saúde 5.0: O futuro bem próximo

O futuro está mais próximo do que imaginamos, e está sendo comprovado com a Saúde 5.0. 

Basicamente, essa nova era da saúde traz um novo patamar tanto para as organizações quanto para os pacientes, pois vem unindo não apenas casos isolados, mas sim um sistema totalmente integrado e conectado, tornando o paciente o protagonista. 

É dito que o paciente da Saúde 5.0 é um novo perfil, mais questionador, exigente e independente, que usa de recursos digitais para seu atendimento. É por isso que o conceito da nova era da saúde está sendo desenvolvido para uma melhor experiência do paciente. 

O que mudou da 4.0 para a 5.0 

Como o conceito de Saúde 5.0 está tomando forma, não há tanta diferença entre ambas, porém alguns aspectos podem ser encontrados que, de certa forma, foram melhorados de uma era para outra. 

1. Conectividade 

Mais conectividade e mais integralidade! 

Na Saúde 5.0 os sistemas conversam mais entre si, a chamada internet das coisas, fazendo assim com que diferentes tipos de sistemas ainda consigam se conectar entre si para oferecer aos profissionais informações importantes sobre o paciente. 

2. Segurança

A segurança está sendo mais reforçada na nova era, por meio de sistemas com armazenamento que proporcionam mais cuidado com dados sensíveis, mantendo assim a conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

3. Qualidade 

O foco na qualidade dos serviços é um dos aspectos da Saúde 5.0.

Assim, a experiência do paciente é o centro da nova era e, com a integração da tecnologia com os processos da instituição, o serviço que está sendo oferecido é de maior qualidade. 

É interessante pensar que a tecnologia sempre chegará como um “up” em sua organização, pois investir em inovação é garantir um futuro para sua operadora de saúde e assim sua permanência no mercado da saúde. 

Essa é a hora de fazer uma análise na sua instituição e entender em que ponto ela se encontra digitalmente e se está pronta para a Saúde 5.0. 

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na newsletter Carefy e receba semanalmente conteúdos estratégicos sobre o mercado da saúde!

e-book auditoria concorrente