banner ebook auditoria em saúde

A tecnologia na saúde permite que os médicos tenham melhores condições de trabalho e mais tempo para focar nos pacientes, que consequentemente têm melhor qualidade de vida.

Um estudo divulgado na SciELO sobre tecnologia, inovação tecnológica e saúde mostra que:

> “Os investimentos em avanços e novas descobertas tecnocientíficas na área da saúde são enormes e crescentes. Novos medicamentos e vacinas, […] robôs cirúrgicos, informação e comunicação instantânea, prontuário eletrônico único nacional e integrado para acesso internacional, […] produção artificial de células humanas, são exemplos de campos de investimento e trabalho de milhares de técnicos e cientistas.”

Aprenda neste artigo o significado de tecnologia na saúde e suas principais vantagens. 

Acompanhe!

O que é tecnologia na saúde?

Tecnologia vem do grego téchne e logia, que juntas significam o estudo da arte ou estudo do ofício. Ela pode ser definida como um conjunto de técnicas e processos que melhoram a área da saúde. 

O conceito de tecnologia não se refere apenas a equipamentos e produtos eletrônicos, como computador, software médico, raio-x, entre outros. 

Ela também pode se referir a tecnologia como um uso de técnicas de uma pesquisa científica que fez uma nova descoberta na Medicina, por exemplo.

Em um futuro próximo, os pacientes poderão ter um tratamento personalizado baseado em suas genéticas e conseguirão prevenir diversas doenças crônicas, por meio da Medicina de precisão.

Daqui algumas décadas, no Brasil, talvez seja possível produzir órgãos artificiais por meio de impressoras 3D e reduzir filas de espera de transplantes de órgãos.

5 principais benefícios da tecnologia na saúde

1. Melhora na experiência do paciente

A Medicina se preocupa cada vez mais em tomar decisões focadas no paciente. Afinal, é ele que faz com que o sistema de saúde tenha um propósito para existir. 

Por isso, a fidelização é um tópico fundamental para qualquer instituição médica, principalmente quando lembramos que fidelizar é mais barato do que atrair novas pessoas.

A tecnologia pode melhorar a experiência do paciente por meio de inovações como:

  • Agendamento online: permite que os pacientes marquem consultas a qualquer hora, de qualquer lugar, sem precisar entrar em contato direto com a clínica;
  • Wearables (dispositivos vestíveis inteligentes): smartwatchs, jaqueta touch e óculos inteligente, essas são apenas algumas opções de wearables que podem enviar dados de saúde para pacientes e médicos, o que auxilia em um histórico mais completo;
  • Envio automático de mensagens: lembretes de consulta e e-mails personalizados podem ser enviados por meio de um sistema médico, assim, você utiliza os dados dos prontuários dos pacientes para segmentar os envios.

2. Redução de custos de operadoras de saúde

Atualmente as operadoras de saúde gastam muito dinheiro – que poderia ser economizado – em falhas de processo na auditoria em saúde

Com a ajuda da tecnologia, é possível ter um sistema que centraliza lista de pacientes, evoluções clínicas, chat interno, análise de dados e gestão de internação dos pacientes.

e-book auditoria concorrente

Os clientes da Carefy, por exemplo, otimizaram seus processos e conseguiram um retorno de 100x em relação ao que investiram no software.

Uma ótima forma de investir, não concorda?

3. Aumento de assertividade nos diagnósticos

Com a ajuda dos wearables, os médicos conseguem receber dados de saúde do paciente em tempo real e ter uma evolução clínica mais completa.

Ao invés de apenas contar com a memória de pacientes ou exames antigos, os dispositivos vestíveis permitem que as informações estejam sempre atualizadas. 

Essa inovação já ajuda imensamente na assertividade dos diagnósticos, e esse resultado melhora ainda mais com a Telemedicina, que elimina a distância entre profissionais de saúde e pacientes. 

Resultados de exames de radiologia, consultas, diagnósticos, todos esses serviços médicos podem ser realizados a distância com segurança em um sistema para clínicas.

Um médico também pode discutir um caso clínico com um especialista de outro país e garantir o melhor desfecho clínico possível.

4. Maior precisão em cirurgias

Os robôs-cirurgiões possibilitam que os médicos realizem cirurgias a distância em posição ergonomicamente confortável, seja em uma sala diferente ou em outra cidade. 

Como as máquinas possuem câmeras HD e braços mecânicos que executam movimentos curtos e precisos, a qualidade da cirurgia aumenta e o médico consegue ter mais conforto durante o processo.

O paciente tem uma recuperação mais rápida e, com o avanço da Telemedicina, ele não precisará se deslocar de sua cidade apenas para fazer a cirurgia.

5. Melhora na qualidade da educação médica

A Medicina é um curso tradicional que exige dedicação e comprometimento, qualidades inatas de qualquer profissional de saúde. 

Entretanto, a maioria das graduações no Brasil ainda precisam inovar suas grades curriculares e permitir que os alunos troquem experiências com professores e estudantes de outras cidades, estados e países.

Imagine poder aprender com professores de diferentes locais do mundo ou discutir casos clínicos com várias universidades do Brasil. 

A educação médica só ficaria mais rica e, com tecnologias como a realidade virtual, os estudantes podem simular procedimentos e terem mais confiança na vida real.

Viu como a tecnologia na saúde traz benefícios importantes para instituições, médicos e pacientes?

Espero que tenha gostado do conteúdo e não se esqueça de se inscrever na nossa newsletter!

indicadores de auditoria em saúde