Depois de um tempo analisando o processo da Auditoria em Saúde em diversas operadoras visualizamos um fluxo convencional que costuma ocorrer. Por isso hoje vamos discutir um pouco sobre o fluxo tradicional e o novo fluxo proposto com o uso do Carefy na operação, mostrando porque devemos considerar um novo conceito na gestão em saúde.
Fluxo tradicional da auditoria em saúde
Se você está imerso na operação já deve ter se deparado com este fluxo no dia a dia. Em operadoras que possuem uma equipe interna de Auditores em Saúde, como médicos e enfermeiros especializados, é comum que estes auditores sejam distribuídos em visitas à hospitais que fazem sentido serem auditados ou terem a presença deste profissional.
Coleta de dados pelo auditor
Uma vez que o profissional responsável pela auditoria em saúde está presente no hospital, ele coleta informações referentes ao paciente internado. Muitas vezes esta coleta é feita através de uma ficha de auditoria em papel.
Envio das informações para a central
Coletadas as informações clínicas dos pacientes internados, os auditores em saúde muitas vezes precisam organizar estas informações em planilhas e enviar à central da operadora. Este envio normalmente é realizado através de e-mail, aplicativos de mensagem ou compartilhamento de documentos em nuvem.
Análise dos dados
Uma vez enviadas as informações à central, auditores internos precisam analisar de forma minuciosa cada informação na busca de potenciais inconformidades ou de alternativas para a assistência do paciente.
Geração de indicadores
Depois da análise das informações, os auditores internos da operadora ficam responsáveis por organizar os dados em forma de indicadores assistenciais e de custo para os gestores da operadora de saúde.
Implicações do fluxo convencional
Durante todo esse fluxo evidenciamos alguns pontos de atenção que hoje ainda são gargalos no processo. Dentre eles incluem:
- Retrabalho, uma vez que o auditor precisa coletar em papel e transcrever para planilhas;
- Atraso na coleta de informações;
- Falta de padronização;
- Falta de segurança na troca de informações sensíveis de pacientes;
- Dificuldade na análise dos dados uma vez que pode existir dados faltantes;
- Falta de indicadores estratégicos para a operadora de saúde;
- Atraso nas tomadas de decisão;
- Custos desnecessários relacionados às internações;
Fluxo no Carefy
Aplicando o fluxo de Auditoria em Saúde com o uso da plataforma Carefy o cenário muda bastante. Começando pelo planejamento das visitas, o auditor interno pode agendar as visitas da equipe na própria plataforma.
Coleta de dados
Diferente do fluxo convencional, a coleta de dados no Carefy pode acontecer de 4 maneiras possíveis mas não dependentes umas das outras:
- Integração com sistemas dos hospitais;
- Interface do hospital: O hospital fornece algumas informações clínicas para a operadora através de um acesso específico para credenciados;
- Integração com o censo: A operadora pode subir um arquivo na plataforma com as informações da auditoria;
- Aplicativo Carefy: Auditor em saúde, presente no hospital, preenche a evolução no aplicativo ao invés de coletar as informações no papel.;
Envio das informações
Uma vez coletadas as informações no aplicativo pelo auditor em saúde, a evolução é enviada em tempo real de forma segura e estruturada para a central da operadora de saúde, diminuindo em até 24h o envio das informações.
Ainda, toda a comunicação entre a equipe pode ser feita através de um chat que garante a segurança e o histórico da troca das informações de internação.
Análise dos dados
Já na central, através da plataforma web, o auditor interno tem uma visão estruturada das informações com sinalizações e alertas de possíveis inconformidades que permitem uma tomada de decisão mais rápida da equipe.
Geração de indicadores
Também em tempo real, os gráficos e indicadores são atualizados de acordo com as informações inseridas. Desta forma, com os filtros aplicados à gráficos de assistência, rede e equipe é possível gerar diversos relatórios de gestão.
Benefícios do novo fluxo
Como você já deve ter percebido durante a leitura, o novo fluxo permite diversos benefícios. Assim podemos listar alguns:
- Informações em tempo real;
- Diminuição de 24h no tempo de resposta;
- Maior padronização dos dados coletados;
- Segurança na troca de informações sensíveis de internação;
- Monitoramento de toda rede, tanto própria como credenciada;
- Diminuição do tempo da tomada de decisão;
- Acesso à indicadores estratégicos;
- Dados de auditoria em saúde centralizados: auditoria concorrente, de contas médicas, prorrogações, home care e verticalizações.
O processo de mudança
Sabemos que a decisão de mudar para um novo processo ou um novo modelo é delicada. Sabemos também que o modelo convencional pode parecer ser menos custoso e mais barato em um primeiro momento.
No entanto, a longo prazo, pense em quanto poderia ser otimizado e economizado na Auditoria em Saúde trazendo tecnologia e ajustando o processo de gestão de pacientes internados.
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