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Monitorar o fluxo do paciente é uma etapa de extrema importância na gestão de processos de uma operadora de saúde.

Para saber mais sobre porquê o monitoramento é tão importante e descobrir como melhorar o processo da sua operadora, continue a leitura!

O que é fluxo do paciente?

Em primeiro lugar, é importante relembrarmos o conceito de fluxo do paciente.

O fluxo do paciente diz respeito a todas as etapas que o paciente percorre no hospital até o momento de sua alta. 

De certa forma, o fluxo do paciente evidencia a capacidade da operadora de atender os beneficiários de forma eficiente, de acordo com as necessidades do momento, independente do nível de cuidado.

Assim, monitorar o fluxo do paciente é parte do planejamento estratégico e contribui para a sustentabilidade econômico-financeira de uma operadora. Quer saber como? Continue a leitura!

Monitoramento do fluxo do paciente: por que realizar?

Ao monitorar o fluxo do paciente, o corpo gestor da operadora fica a par dos processos e, em caso de intercorrências, consegue agir rapidamente.

Assim, o monitoramento é fundamental para:

  • Evitar desperdícios de recursos, físicos e de colaboradores na operadora e rede credenciada;
  • Reduzir falhas por falta de comunicação ou de sincronia dos processos;
  • Otimizar processos ineficientes;
  • Melhorar a experiência do paciente.

Qual a importância do monitoramento do fluxo de pacientes nas operadoras?

Imagine a seguinte situação: um paciente é atendido no hospital da sua operadora e, infelizmente, por falhas nos processos, demora para receber atendimento. 

O paciente não teve uma boa experiência e compartilha isso com amigos e familiares. Certamente, não é essa a visão que você deseja que os beneficiários da sua operadora partilhem, né?

Essa é apenas uma problemática que pode ser otimizada com o monitoramento eficiente do fluxo do paciente nas operadoras.

Listamos abaixo 3 motivos que demonstram a importância do monitoramento. Confira!

1. Acompanhamento contínuo: maiores resultados

O monitoramento do fluxo do paciente resulta no acompanhamento contínuo de toda a jornada do paciente na instituição.

Isso garante não apenas a identificação de problemas, mas também o reconhecimento das possíveis dificuldades. Ou seja, é possível prevenir antes mesmo que falhas aconteçam.

Uma maneira de acompanhar de forma contínua é por meio de softwares que integram toda a jornada do paciente.

O acompanhamento gera maiores resultados para a instituição e o aumento da eficiência como um todo, seja da equipe ou dos processos realizados.

Por exemplo, com o acompanhamento é possível identificar com maior agilidade quando um paciente já pode receber alta. Dessa forma, a média de permanência da instituição é reduzida.

2. A experiência do paciente é otimizada

Conforme dito anteriormente, a experiência do paciente é determinante para a imagem pública de uma instituição.

Isso porque, na atualidade, com as redes sociais, o compartilhamento de uma experiência ruim ultrapassa o círculo de amigos e familiares do beneficiário.

Dessa forma, pode alcançar todos os seguidores da operadora, comprometendo até mesmo quem busca a operadora nas redes a fim de contratar um novo plano de saúde.

Logo, mais do que nunca, é necessário que a experiência do paciente seja a melhor possível. Afinal, o desejo de toda operadora é estar entre as melhores do mercado.

Por meio da tecnologia, é possível melhorar a qualidade dos atendimentos.

Atendimentos de qualidade e mais rápidos, focados no paciente, tempo de permanência em uma internação reduzido… Todos estes são fatores que contribuem para a melhor experiência do paciente.

3. Processos integrados, eficientes e assertivos

Para o bom funcionamento de uma operadora, é necessário que os processos estejam integrados.

Operações integradas são, em sua maioria, operações mais eficientes que resultam em tomadas de decisões mais assertivas.

A tecnologia é uma aliada neste ponto. 

Afinal, com um bom software de acompanhamento do fluxo do paciente, é possível integrar e facilitar para o gestor em saúde a visualização de indicadores.

Como o Carefy auxilia as operadoras de saúde nesse processo?

O Carefy é um software de gestão de pacientes internados e auditoria em saúde que unifica toda a jornada do paciente.

A tecnologia Carefy proporciona o melhor monitoramento do fluxo do paciente para as operadoras de saúde.

No Carefy, todas as funcionalidades estão numa mesma plataforma e o acesso pode ser feito até mesmo por aplicativo disponível para iOS e Android.

A jornada do paciente, do processo de autorização até o fechamento de sua conta, é monitorada e gera indicadores e relatórios auxiliando os gestores de saúde.

Por meio dos módulos de:

  • Autorização
  • Auditoria Concorrente
  • Prorrogação
  • Home-Care
  • Auditoria de Contas

É possível ter o controle completo de todas as operações, possibilitando que o beneficiário receba o melhor cuidado possível e que a operadora se mantenha competitiva no mercado, reduzindo custos e alcançando diversos resultados.


Para conhecer o software Carefy e aumentar a eficiência dos processos de sua operadora, clique aqui e solicite uma demonstração.

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