O principal pilar de uma instituição de saúde são os pacientes. Todas as organizações concordam. Devem sempre prestar a melhor experiência, de cuidados e atendimento médico que o paciente deve ter enquanto estiver dentro de suas dependências.
Visto isso, muitas instituições buscam maneiras de sempre estarem adequadas para oferecer seus serviços às pessoas. Afinal de contas, quem não gostaria de ser atendido em um local onde fomos bem tratados? Onde sentimos que realmente fomos bem cuidados?
Para comprovar a eficiência de uma instituição, em diversos aspectos, como gestão, por exemplo. Eles vão atrás de certificações que comprovam a qualidade do trabalho desses estabelecimentos.
E que tipo de certificações seriam essas? Não estamos falando de certificações comuns, mas sim da acreditação hospitalar. Um meio importante para demonstrar a qualidade, propondo um ambiente seguro para profissionais e pacientes da instituição.
Quer saber mais sobre acreditação e como obtê-la? Continue lendo nosso artigo!
O que é acreditação hospitalar?
Acreditação hospitalar são processos de avaliações e autoavaliações. Neles são avaliados os critérios determinados pelas acreditadoras, com o intuito de melhorar os serviços das instituições. Além de avaliar, a acreditação hospitalar oferece melhorias contínuas para o local.
Ela é está associada com a certificação da ISO 9001 que tem como objetivo avaliar a qualidade de uma organização de saúde e estabelecer um modelo de gestão. Uma organização que é acreditada, transmite a sensação de credibilidade.
Demonstrando que tanto seus serviços quanto sua gestão são de qualidade. Além disso, ser acreditado é sinônimo de melhoramento interno da instituição, pois passar por esse sistema de avaliações estabelece os pontos em que precisam ser reparados.
Qual é a finalidade da acreditação hospitalar
A acreditação hospitalar é opcional, trazendo diversos benefícios para seus serviços. Como dito acima, ela tem como finalidade a avaliação das instituições de saúde definindo e melhorando a gestão interna, consequentemente aprimorando seus serviços, como por exemplo, o atendimento, a gestão de riscos, fluxo de informações, etc. Para os gestores de saúde, uma melhor produtividade e comprometimento da equipe.
Existem critérios a serem avaliados pelas acreditadoras, o que varia de acordo com qual você escolherá.
Confira abaixo 4 indicadores que colaboram para acreditação e na gestão de qualidade em saúde:
- Cuidado integral do Idoso
- Cuidado integral da criança até 4 anos
- Eventos adversos
- Taxa de infecção hospitalar
Qual a diferença entre acreditação e certificação?
Os termos podem acabar se confundindo, mas existe uma diferença entre acreditação hospitalar e certificação. A diferença não é complexa e quando se entende ambas, torna- se mais fácil compreender o conceito de acreditação.
Quando falamos em acreditação hospitalar, estamos falando de avaliações técnicas. Que visa analisar a instituição interna como um todo, atestando a competência e propondo melhorias constantes para uma boa performance do local. Consequentemente as avaliações se refletem em seus serviços.
Já a certificação, se trata de um atestado que garante que a instituição, por exemplo, uma operadora de saúde, esteja dentro dos parâmetros de serviço e qualidade. Além disso, diferentemente da uma acreditação que decide o que será avaliado. Na certificação é a própria instituição que irá definir quais processos serão analisados.
Como obter acreditação hospitalar?
Existem diversos órgãos acreditadores que atestam a instituição. Eles são postos em duas categorias.
Nacional: Aqui os órgãos acreditadores são nacionais e seu certificado vale em todo território nacional.
Internacional: Como o próprio nome já diz, são acreditadoras internacionais que certificam as instituições, sua certificação vale internacionalmente.
Para uma instituição mostrar competência e qualidade é importante que ela busque a certificação que mais trará benefícios. Pois quando a organização decide passar pelos critérios da acreditação e obter seu certificado, será um momento de grandes mudanças internas o que pode abalar a instituição, talvez de forma disruptiva.
Por isso é importante decidir qual acreditação será feita, o motivo de ser feita e quando será feita. É importante também analisar quais são os critérios avaliados, a fim de se preparar para as mudanças.
As Instituições acreditadoras
Abaixo confira 3 instituições acreditadoras nacionais e internacionais
1. Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS )
A HIMSS é uma organização global sem fins lucrativos, e seu principal objetivo é aperfeiçoar a saúde por meio da tecnologia. Dividida em 8 (oito) níveis, auxilia a instituição a usar a tecnologia como apoio na gestão de saúde.
2. Accreditation Canada
É uma certificação proveniente do Canadá. Mais comumente chamada de “Qmentum International”. É uma organização sem fins lucrativos que se dedica a trabalhar com pacientes e com o público em geral. Seus objetivos são focados na qualidade e no desenvolvimento interno da instituição, como por exemplo, menor taxa de gastos e maior valor em atendimento ao paciente.
3. Organização Nacional de Acreditação (ONA)
Assim como as demais, a Organização Nacional de Acreditação (ONA) é uma organização sem fins lucrativos, focada em segurança do paciente.
A acreditação hospitalar da ONA é divida em 3 níveis:
- Nível I: Acreditado – Segurança
- Nível II: Acreditado Pleno – Gestão Integrada
- Nível III: Acreditado com Excelência – Excelência em gestão
Veja abaixo cada nível:
Nível 1: Segurança
Aqui avalia a segurança da organização para com seus pacientes, médicos, familiares e demais colaboradores na instituição. Para receber o certificado de nível I, a instituição precisa alcançar ou exceder 70% nos padrões de qualidade e segurança estabelecidos pela ONA.
Nível 2: Gestão Integrada
Gestão Integrada refere a organização. Um sistema de gestão integrada é aquele que conversa com todas as áreas, sem passar por problemas como ruídos de comunicação, integrando a comunicação e a organização da instituição. Organizações avaliadas atingindo ou superando 80% nos padrões estabelecidos.
Nível 3: Excelência e gestão
Aborda o nível de qualidade dos serviços oferecidos, como, por exemplo, agendamento de consultas, exames, etc. Bem como melhorias para a gestão. O nível 3 é dado para as instituições que alcançaram ou excederam 90% dos padrões estabelecidos pela ONA.
Conclusão
Por fim, vemos que a acreditação hospitalar é importante se sua instituição quer mostrar qualidade, excelência e profissionalismo diante da comunidade. Não somente isso, mas acreditação é importante para a reavaliação interna da gestão das organizações, analisando os problemas, buscando soluções e aperfeiçoamento.
É um momento consideravelmente importante, já que como tínhamos falado pode causar uma quebra de padrões internos já estabelecidos, mas que também é um momento de crescimento da organização.
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