e-book indicadores de internação

Contexto brasileiro de operadoras de plano de saúde

Muito além do plano de saúde que você gerencia ou trabalha como auditor ou gestor, você tem noção do tamanho desse mercado de operadoras e o que é o processo de acreditação?

Segundo a ANS, existem cerca de 954 operadoras de planos de saúde no território brasileiro, que possuem na média de  70.690.66 beneficiários na carteira

E, para garantir que esse amplo setor proporcione um atendimento de qualidade para essa extensa quantidade de pacientes, são realizados processos de acreditação.

Operadoras de plano de saúde que se adequam a esses programas de acreditação são classificadas como empresas de excelência.

Existem diversos programas de acreditação como certificação ISO, acreditação na RN 452, entre outros.

Nesse processo é comum surgirem desafios e dúvidas relacionadas ao desempenho da sua instituição e o que deve ser melhorado nos processos de auditoria em saúde para que a instituição seja acreditada.

Pensando nisso, criamos esse artigo com base nos principais indicadores de IDSS ( Índice de Desempenho da Saúde Suplementar) para que você identifique os principais pontos de melhoria da sua operadora de plano de saúde e se adeque ao processo de acreditação.

O que é o processo de acreditação?

O Programa de Acreditação de Operadoras é uma certificação de boas práticas para gestão organizacional e gestão em saúde, cujo objetivo é a qualificação dos serviços prestados pelas operadoras de planos de saúde, propiciando uma melhor experiência para o beneficiário. ANS.

A participação no processo de acreditação é opcional e a certificação é oferecida por Entidades Acreditadoras, como a A4 Quality, com critérios que devem ser cumpridos relacionados à resolução normativa 452.

E ao todo, contempla 21 requisitos, e mais de 160 itens de verificação. 

Empresas acreditadas ganham o selo de acreditação divididos em 3 níveis:

Nível I: operadoras de planos de saúde avaliadas entre 90 (noventa) e 100 (cem) pontos;

Nível II: operadoras de planos de saúde avaliadas entre 80 (oitenta) e 89 (oitenta e nove) pontos;

Nível III: operadoras de planos de saúde avaliadas entre 70 (setenta) e 79 (setenta e nove) pontos.

Como visto, são muitos pontos de atenção em que a sua operadora de plano de saúde deve se atentar.Conheça abaixo alguns indicadores que podem te auxiliar nesse processo.

4 indicadores que auxiliam na acreditação e na gestão da qualidade em saúde

Cuidado integral do idoso

A alta crescente do índice de envelhecimento populacional brasileiro, prevê que 40,3% da população de 2100 será idosa,

Dado esse cenário, é importante que o atendimento prestado ao paciente contemple o  cuidado integral de idosos, para proporcionar qualidade de vida e evitar o desenvolvimento de doenças e complicações para a população brasileira.

Para medir a qualidade do  cuidado integral prestado a idosos, é analisado o indicador de Razão de Consultas Médicas Ambulatoriais com Generalista/Especialista para idosos

Segundo o IDSS esse indicador tem peso nota 2.

Cuidado Integral da Criança até os 4 anos

Não é novidade que cuidar de crianças é essencial, mas você sabe porque, de fato, é tão importante?

A infância é conhecida como a fase de maior desenvolvimento do ser humano, logo,  quaisquer eventos distúrbios podem afetar de forma irreversível  o indivíduo.

Ainda, essa fase envolve um risco perigoso.

Segundo o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, a maior parte dos óbitos infantis acontecem no primeiro ano de vida, principalmente no primeiro mês. 

Por isso, é de extrema importância a avaliação desse indicador para monitorar a performance da sua instituição perante esse cenário.

Segundo o IDSS, é possível avaliar o cuidado integral prestado a crianças a partir do indicador de  Razão de Consultas Ambulatoriais de Pediatria por Beneficiário de 0 a 4 anos.

A partir desse número é possível metrificar se os beneficiários estão tendo um cuidado adequado.

Eventos Adversos

Eventos adversos são quaisquer ações não esperadas que ocorrem durante a permanência do paciente na instituição de saúde e que podem afetar de forma prejudicial a sua condição clínica.

E quanto mais afetada a sua saúde, maior  a sua média de permanência na instituição de saúde,e por consequência, maiores são os custos relacionados ao seu tratamento.

Logo, é de extrema importância monitorar a taxa de eventos adversos na sua instituição

Existem diversos eventos adversos, como o desenvolvimento de infecções hospitalares, que será descrito posteriormente.

Mas você sabe como monitorar este indicador?

É possível calculá-lo a partir da divisão do número de eventos adversos pelo número de internações vezes 100.

Taxa de eventos adversos =  Número de eventos adversos                   

                                               _________________________            X        100

                                                 Número de internações

Taxa de infecção hospitalar

Quantos pacientes entram na sua instituição para tratar determinada condição clínica e desenvolvem uma infecção hospitalar na própria instituição de saúde?

O desenvolvimento de infecções hospitalares podem causar problemas dos mais simples aos mais severos como até o óbito.

Além do que a ocorrência de um evento adverso como a infecção hospitalar torna o tempo de internação maior e aumenta exponencialmente os custos da assistência médica. 

Portanto, outro indicador que merece destaque é a taxa de infecção hospitalar.

A porcentagem desse índice pode demonstrar que existem gargalos na operação.

Como o Carefy auxilia no processo de Acreditação?

Com os indicadores do sistema de auditoria da Carefy é possível garantir o cuidado prestado ao paciente durante a sua permanência na instituição, proporcionando o cuidado integral para crianças, idosos e outros.

Muito além do que acompanhar o que já aconteceu na sua operação, com o software de gestão da internação é possível monitorar possíveis não conformidades para evitar a ocorrência de eventos adversos que poderiam prejudicar o quadro clínico do beneficiário.
Ficou curioso para saber como funciona? Agende uma demonstração gratuita para conhecer mais sobre o sistema que revoluciona o mercado.

Banner Material Módulos da Carefy – 2