banner ebook auditoria em saúde

Frequentando ambientes hospitalares como paciente, estudante e depois médica observei por vezes uma vontade profunda de organizar alguns processos que envolviam o atendimento.

Porém isso nunca foi traduzido em meus pensamentos numa especialidade que eu poderia seguir, talvez um cargo de coordenação ou responsável técnico, mas Auditoria Médica era algo desconhecido até então.

Com o passar da residência médica percebi uma necessidade de buscar algo fora da especialidade, sempre gostei de diversificar o dia a dia, a monotonia nunca foi meu forte e foi então que surgiu a carreira de auditoria na minha vida profissional.  

Os desafios na carreira de auditor médico

O primeiro desafio sem dúvida é tornar plausível a explicação e definição do que fazemos para que colegas médicos entendam que estamos juntos nessa.

Por ser uma área pouco divulgada nos seis anos de formação médica, sem cadeira específica. Entender todos os processos de gestão do próprio negócio ou empresa em que trabalha não parece ser importante para profissionais da saúde.

O conceito de sacerdócio médico deve ser o responsável por esse tipo de pensamento.

A seguir o mais importante e difícil é colocar em prática os conhecimentos técnicos e teóricos nos processos de auditoria em saúde. E claro ter um gestor participativo e que apoie o seu trabalho e da sua equipe.

O processo de Auditoria Médica

Afinal, o que faz um auditor médico?

O auditor observa através de fatos e documentos, sem intervir nos processos, antes, durante e após o atendimento ao paciente, buscando sempre otimizar a assistência.

A entrega de um serviço de qualidade sem desperdício de recursos e padronizado é um dos grandes objetivos de trabalho na auditoria médica.

Por isso vejo como grande valia a experiência profissional na área técnica e conhecimento teórico das regras de auditoria como grandes aliados na hora de avaliar cada processo.

Um auditor que também esteve do outro lado da “bancada”, vivenciando a prática, consegue avaliar com maior parcimônia o trabalho dos colegas. Também traduz melhor as possíveis soluções administrativas para cada desafio encontrado nas análises de auditoria.

E claro sabe onde as falhas se encontram com maior facilidade pois além de já ter estado do outro lado, uma característica para essa carreira é o olhar crítico e justo que deve ser nato do auditor.

As oportunidades de carreira

Onde encontrar?

Costumo dizer que o destino nos procura e para tal devemos estar em constante movimento e formação.

Não acho desperdício nenhuma das formações e experiências que tive até aqui, sinto segurança por não ter pulado nenhuma etapa de conhecimento que acredito ser o ideal para virar auditor médico.

A residência, fellowship no exterior, prática e pós-graduação fazem parte da construção de uma carreira consciente e segura.

A vaga de auditor nos procura quando esses passos não são ignorados e sim é uma área com escassez de qualificação, onde há necessidade de novos profissionais.

Sou extremamente feliz e realizada na profissão e sinto que meus conhecimentos médicos de várias áreas são renovados diariamente. Para quem não é fã de monotonia é uma excelente opção.

Num mundo de tecnologias e avanços científicos não podemos esquecer do básico e essencial para manter uma assistência e serviço de qualidade. 

Acredito que a Auditoria tem um papel enorme em eternizar o acesso à saúde tanto no setor público quanto particular.

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter

e-book auditoria concorrente